Fornecedora de gasolina da Williams desde 1998, a Petrobras mudará de ares em 2009. A partir do próximo Mundial, a estatal será parceira da Honda.
A informação está na edição desta semana da revista italiana “Autosprint”.
Oficialmente, a Petrobras diz que negocia com algumas equipes e que não descarta continuar na Williams.
No fim de semana do GP do Canadá, no inÁcio do mês, executivos da empresa estiveram em Montréal acertando detalhes com a equipe japonesa. O contrato ainda não está assinado, mas a decisão já foi tomada.
O namoro já vem de algumas temporadas e começou a se transformar em casamento em meados de fevereiro.
Na ocasião, Nick Fry, chefe da equipe, esteve no Rio de Janeiro para encontrar-se com diretores da empresa e dar inÁcio formal Á s negociações.
O acordo vai incluir ainda fornecimento de lubrificantes, um antigo desejo da Petrobras.
A estatal chegou a fornecer óleo para a Jordan, em 2001, mas o projeto não vingou: Eddie Jordan fechou contrato de patrocÁnio com a alemã Liqui Moly, do mesmo ramo, levando os brasileiros a rescindirem a parceria.
Assinado em março de 2005, o atual contrato da Petrobras com a Williams termina no fim desta temporada.
A Honda, hoje, não tem parceria com nenhuma fornecedora de combustÁvel. Compra gasolina da Elf, parceira técnica da Renault – e que também vende para a Red Bull.
Com o acordo, passará a ter uma gasolina produzida especialmente para seu motor. Os testes em pista com o combustÁvel devem começar ainda neste ano.
Fonte: Tazio