Na apresentação de parte do projeto para a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos OlÁmpicos de 2016, o presidente do Comitê OlÁmpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, comentou o projeto de construção de uma nova pista de automobilismo no Rio de Janeiro.
Os planos da entidade incluem o fim do Autódromo Internacional Nelson Piquet, conhecido também pela localidade Jacarepaguá, para dar lugar a um Centro OlÁmpico de treinamento.
O circuito já passou por uma reforma antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro para abrigar um complexo esportivo. Inaugurado em 1978, a pista recebeu um Grande Prêmio da Fórmula 1 pela última vez em 1989 e atualmente tem provas da Stock Car.
De acordo com Nuzman, a construção do novo autódromo – que colocaria o Rio novamente no circuito internacional de automobilismo – independe da escolha da cidade como sede da OlimpÁada de 2016.
O prefeito do Rio, César Maia – presente no evento do COB -, afirmou que o novo circuito pode ser construÁdo no bairro de Deodoro ou em Santa Cruz e as obras devem começar entre junho de 2008 e outubro de 2009.
“A cidade do Rio vai ganhar muito. Tomara que eu seja prefeito de novo”, brincou Maia, que tem preferência pelo bairro de Santa Cruz. “Sei que para ser prefeito é necessário ser jovem, de muita energia”, explicou, evitando se comprometer.
Fonte: Terra