Proibidas a mais de cinqüenta anos as corridas estão novamente autorizadas na SuÁça. Na terça-feira (05/06), o parlamento suÁço decidiu com 97 votos a favor e 77 contra, por fim a proibição das corridas automobilÁsticas.
O principal argumento favorável ao retorno das corridas foi proporcionar a indústria automobilÁstica local se desenvolver, além de incrementar o turismo. Quem foi contrário revelou preocupação com o meio ambiente e o aumento dos acidentes nas estradas.
O motivo da proibição, em 1955, foi o acidente nas 24 Horas de Le Mans, que vitimou 83 espectadores, além do piloto Pierre Levegh, que voou com sua Mercedes 300 SLR para cima do público, depois de colidir com o Austin-Healey do britânico Lance Macklin. Mais de cem espectadores ficaram feridos. Macklin saiu ileso, mas em estado de choque. A Mercedes do francês se transformou num monte de ferro queimado.
O acidente fez a empresa alemã deixar a F-1, no final daquele ano, depois de dominar as duas temporadas que disputou na categoria.
Na época a França, Espanha, México e SuÁça baniram as corridas de seus territórios. Mas apenas o pequeno paÁs europeu manteve a decisão ao longo dos anos. Nos demais paÁses a corridas retornaram gradativamente.
O acidente fez nascer pela primeira vez, de modo significativo, a preocupação com a construção de carros e autódromos mais seguros. Naquele ano os carros já alcançavam facilmente a casa dos 250 km/h.
Foto: Reprodução de revista da época