Em 2007 completam-se 20 anos da primeira das seis vitórias de Ayrton Senna na pista de MÁ´naco, recorde absoluto até os dias de hoje. Visando celebrar o fato, o principado irá homenagear o tricampeão com a exposição “Monaco Senna Celebration”, que acontecerá de 19 a 27 de maio, no Fairmont Monte Carlo.
Segundo os organizadores, o tributo destacará especialmente sua atuação e a relação com o circuito de MÁ´naco.
O destaque fica com a cenografia de Christophe Arnoux, que recriará os sÁmbolos do mais glamuroso Grand Prix do circuito mundial e levará os visitantes a percorrer uma trilha na qual poderão acompanhar as conquistas de Senna, com a apresentação dos fatos através de fotos, objetos, vÁdeos, capacetes e carros.
A exposição ainda contará com a participação do jornalista Lionel Froissart, autor de dois livros sobre o hexacampeão em MÁ´naco, como consultor editorial.
Fotos dos acervos pessoais de famosos fotógrafos como Bernard Asset, Paul-Henri Cahier e Jean-François Galeron também foram cedidas, assim como filmes de JÁ´ de Raco, produtor das imagens do GP do principado por muitos anos.
Em 25 de maio, Viviane Senna, irmã de Ayrton e presidente do Instituto Ayrton Senna, participará de um jantar de gala e, ao lado do PrÁncipe de MÁ´naco, Albert II, irá inaugurar uma placa em homenagem ao tricampeão da Fórmula 1.
Toda a arrecadação obtida com a bilheteria, além de um relógio Hublot, produzido especialmente para o evento, será revertida aos projetos educacionais do Instituto Ayrton Senna.
Já parte do leilão inédito de capacetes e outros objetos de pilotos da Fórmula 1, irá para o IBK (Instituto Barrichello Kanaan), fundação beneficente dos pilotos Rubens Barrichello e Tony Kannan.
Fonte: Lancepress!