Corrida deste domingo vai confrontar os 19 pilotos da categoria em 100 voltas pelo traçado com extensão de 1,8 milha da Flórida.
Uma semana depois do trágico acidente que tirou a vida do piloto Paul Dana, a Fórmula Indy volta Á ativa para a segunda etapa da temporada de 2006. A corrida deste domingo (2) em St. Petersburg vai conferir um aspecto diferente Á categoria, que consagrou como caracterÁstica principal as acirradas disputas em circuitos ovais. Desta vez, a vitória e os 50 pontos estarão em jogo num circuito misto, improvisado em 14 curvas nas ruas da cidade da Flórida.
Em 2005, a corrida em St. Petesburg foi dominada pela equipe Andretti-Green, que colocou seus pilotos nas quatro primeiras colocações. A vitória foi do inglês Dan Wheldon. O brasileiro Tony Kanaan ficou segundo, Á frente do escocês Dario Franchitti e do norte-americano Bryan Herta. No que muitos definiram como “a corrida da concorrênciaâ€, o melhor foi o também brasileiro Vitor Meira, então na Rahal-Letterman, que recebeu a bandeirada em quinto.
Nada indica, no entanto, que o time de Michael Andretti e Jamie Green vá manter hegemonia absoluta. Mesmo tendo dominado os primeiros treinos livres, a tendência é de tenha uma disputa baseada na estratégia com a Ganassi Racing, que venceu a corrida do último domingo (26) em Homestead com Wheldon, e com a Penske, que apesar da rivalidade interna entre o americano Sam Hornish Jr. e o brasileiro Hélio Castroneves é sempre uma das favoritas.
Se a disputa num circuito de rua torna a categoria diferente aos olhos do público, para os pilotos é sinÁ´nimo de muito trabalho a mais. “O trabalho de acerto do carro é totalmente diferente daquilo que você está acostumado a fazer durante o ano todoâ€, diz Meira, que neste ano defende a equipe Panther. “Você começa a preparação da estaca zero, isso pode acabar equilibrando um pouco as coisas. É um mundo bem diferente das corridas em ovaisâ€, compara.
Assim, a chance do resultado ser decidido nas diferentes estratégias de pit stops adotadas por cada equipe torna-se bem maior. “No ano passado, eu fiquei em quinto porque a estratégia que adotamos não deu muito certoâ€, lembra. Naquela ocasião, largando em 12º, Vitor economizou o que pÁ´de de combustÁvel na fase inicial, mas seu plano de se aproveitar disso nas voltas finais esbarrou na aposta feita no número de voltas sob bandeira amarelas.
A prova nas ruas de St. Petersburg terá largada Á s 16h30 de BrasÁlia, com transmissão ao vivo para o Brasil pelo canal Bandsports. A narração é de Celso Miranda e comentário de Willy Herrmann. A Rede Bandeirantes vai exibir um VT com os melhores momentos da corrida em canal aberto Á s 23h30, mesmo horário a partir do qual a Rede 21 exibirá um programa especial sobre a corrida.