Cacá Bueno não terá tarefa das mais fáceis neste domingo; o carioca da Red Bull terá de correr com a calculadora no volante, já que apenas um 13º lugar basta para Marcos Gomes ser campeão
Marcos Gomes fez até aqui, nas 11 etapas, uma campanha sólida e constante na busca por seu primeiro tÁtulo na Stock Car. O piloto do carro #80 soma 242 pontos, tendo vencido três corridas, com quatro segundos lugares, um terceiro e cinco pole positions.
Com 210, Cacá Bueno fica pouco atrás, embora tenha enfrentado mais contratempos que o piloto da Voxx Racing. O pentacampeão da Red Bull soma em 2015 duas vitórias, dois segundos lugares, um terceiro e uma pole position. Mas também conseguiu se manter na vice-liderança graças Á sua constância. Das 18 corridas (de 20) que disputou, ele só zerou em uma. Gomes, por outro lado, ficou três vezes sem marcar nenhum ponto.Â
Contra si, Cacá tem o fato de não ter disputado a rodada dupla de Curitiba, em agosto, por cumprir uma suspensão imposta pelo STJD referente Á segunda etapa, em Ribeirão Preto.
No entanto, Gomes teve um aproveitamento mais positivo sempre na primeira das duas corridas realizadas nas rodadas duplas. O filho do tetracampeão Paulo Gomes marcou 165 pontos na primeira prova de cada final de semana – a que tem maior duração e distribui mais pontos; Cacá Bueno, por outro lado, marcou 116.
As provas de menor duração das rodadas duplas têm representado um trunfo para o piloto da Red Bull: ele marcou 79 pontos nestas corridas, 30 a mais que o adversário e lÁder do campeonato. Enquanto o carioca chegou até a vencer uma das provas complementares (em Tarumã) e somado outros resultados positivos como dois segundos lugares, um terceiro e dois quintos, Gomes não teve um aproveitamento tão alto nos fechamentos de etapa: seu melhor resultado foi um quarto lugar e dois quintos, apenas.
Em Interlagos, neste final de semana, a chance é única – e a pontuação, dobrada: com apenas uma corrida, de 40 minutos mais uma volta de duração, Marcos Gomes espera repetir seu aproveitamento de pole positions (foram cinco até agora) para tentar largar o mais Á frente possÁvel e fazer uma prova sem sustos para garantir o tÁtulo e ser o primeiro filho de um campeão da Stock Car a também levar a taça.
Para Cacá, a tarefa é árdua. Fazer o que sabe – acelerar – apenas não basta. O piloto da Red Bull, terceiro maior vencedor da história da Stock Car, precisa de uma combinação de resultados para levar o sexto tÁtulo de sua carreira. Empatar em pontos está fora de questão, pois embora os dois, no caso de vitória de Bueno, terminem o ano com três cada um, Gomes leva vantagem no segundo critério de desempate, que é o número de segundos lugares: quatro a dois.
O vencedor da corrida levará 48 pontos; o segundo, 40; o terceiro, 36; o quarto 34, o quinto 32 e assim, sucessivamente, de dois em dois, até o vigésimo colocado.
Desta maneira, basta a Marcos Gomes cruzar a linha de chegada em 13º lugar para comemorar o tÁtulo, mesmo que Cacá Bueno vença a corrida. Se o piloto da Red Bull terminar em quinto lugar, Gomes não precisa sequer pontuar.
Então, Cacá tem de vencer e torcer para que Marquinhos termine no máximo em 14º lugar. Se for segundo, Gomes tem de ser 18º; se for terceiro, o piloto da Voxx Racing não pode ir além da 20ª posição; e se for quarto – a última posição que lhe permite sonhar com o tÁtulo -, Marcos não pode pontuar (terminar entre os 20 primeiros).
O treino de classificação que define o grid de largada acontece no sábado (12) ao meio-dia, transmitido ao vivo pelo SporTV. A decisão do tÁtulo tem largada Á s 10 horas (de BrasÁlia) no domingo, dia 13 de dezembro, com transmissão ao vivo pela Rede Globo, dentro do programa Esporte Espetacular, e também do SporTV.
MATEMÁTICA DO TÁTULO
Marcos Gomes campeão se:
for 13º (mÁnimo) e Cacá vencer;
for 17º (mÁnimo) e Cacá for 2º;
for 20º (mÁnimo) e Cacá for 3º;
não pontuar e Cacá for 5º.
Cacá Bueno campeão se:
vencer e Gomes for no máximo 14º;
ser 2º e Gomes no máximo 18º;
ser 3º e Gomes no máximo 20º;
ser 4º e Gomes não pontuar.
Confira a programação da decisão (atividades do Circuito Schin Stock Car em negrito):
Sexta-feira, 11 de dezembro
08h00 – 08h10 – Shakedown Copa Petrobras
08h20 – 08h55 – 1o treino (Grupo 1) Copa Petrobras
09h00 – 09h35 – 1o treino (Grupo 2) Copa Petrobras
09h45 – 10h25 – 1o treino F3 Brasil
10h35 – 10h45 – Shakedown (Grupo 1) Stock CarÂ
10h50 – 11h00 – Shakedown (Grupo 2) Stock CarÂ
11h10 – 11h55 – 1o treino Brasileiro de Turismo
12h05 – 12h40 – 2o treino (Grupo 1) Copa Petrobras
12h45 – 13h20 – 2o treino (Grupo 2) Copa Petrobras
13h30 – 14h10 – 2o treino F3 Brasil
14h20 -14h30 – Classificação Copa Petrobras
14h40 – 15h40 – 1o treino MBC
15h50 – 16h50 – 1o treino (Grupo 1) Stock Car
16h55 – 17h55 – 1o treino (Grupo 2) Stock Car
18h05 – 18h25 – Classificação F3 Brasil
Sábado, 12 de dezembro
08h00 – 08h40 – 2o treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 – 09h30 – 2o treino (Grupo 2) Stock Car
09h40 – 10h25 – 2o treino Brasileiro de Turismo
11h00 – Largada Corrida 1 F3 Brasil (30 minutos de prova + 1 volta)
12h00 – 13h00 – Classificação Stock Car
13h10 – 13h30 – Classificação Brasileiro de Turismo
13h40 – 14h40 – 2o treino (C250) MBCÂ
14h50 – 15h50 – 2o treino (CLA AMG) MBC
16h40 – Largada Corrida 1 Copa Petrobras (25 minutos de prova + 1 volta )
17h20 – 17h40 – Classificação (C250) MBC
17h50 – 18h10 – Classificação (CLA AMG) MBC
19h00 – Stock Run
Domingo, 13 de dezembro
08h25 – Largada Brasileiro de Turismo (35 minutos de prova + 1 volta )
10h00 – Largada Stock Car (40 minutos + 1 volta)
11h00 – 11h50 – Visitação aos boxes para convidados e áreas VIPs
12h35 – Largada MBC (45 minutos de prova + 1 volta)
13h30 – 13h40 – Ação Seu Carro nas Pistas
14h20 – Largada Corrida 2 Copa Petrobras (25 minutos de prova + 1 volta )
15h00 – 16h00 – Visitação aos Boxes
16h35 – Largada Corrida 2 F3 Brasil (30 minutos de prova + 1 volta)