Gomes, 9º, evolui em relação Á estréia e Negrão, 17º, prefere economizar pneus novos.
Sob forte calor, apesar do calendário informar que é outono no hemisfério sul, Daniel Serra (Red Bull) estabeleceu a volta mais rápida dos treinos que abriram nesta sexta-feira a programação da segunda etapa da Stock Car. O filho do tricampeão Chico Serra desbancou Átila Abreu (AMG) da primeira posição nos minutos finais da segunda sessão de ensaios, no perÁodo da tarde, ao cravar o tempo de 1min20s489 na pista do Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais. O equilÁbrio se fez presente: os 25 primeiros ficaram separados por menos de um segundo.
As tomadas que definirão o grid da corrida de domingo serão realizadas neste sábado e a expectativa é se um número maior de equipes, ao contrário da abertura do calendário no mês passado em Interlagos, apelará para a utilização do botão de ultrapassagem. “Estamos considerando essa possibilidade, porque os carros estão andando muito próximos e o push aqui pode dar uma diferença de até três décimos”, explicou Marcos Gomes, companheiro de Xandinho e 9º na classificação geral. De acordo com o regulamento particular da prova, os pilotos poderiam optar entre o emprego de seis “tiros” do push nas tomadas de tempo e seis na prova ou economizar todas as 12 para a corrida. As equipes teriam até Á s 17 horas de hoje para informar a direção de prova sobre a decisão.
A Equipe Medley-Full Time ensaia uma recuperação depois da largada decepcionante em São Paulo, onde os dois carros andaram sempre distantes do protagonismo. A exemplo de praticamente todos os colegas que entraram no Top 10 desta sexta-feira, ele calçou pneus novos na segunda metade da prática. “Acho que a maioria queimou um jogo zero aqui porque as próximas etapas, no Velopark e no circuito de rua de Ribeirão Preto, não são tão exigentes em relação aos pneus”, explicou. Apesar de satisfeito com a evolução do carro, que ainda na parte da manhã insistia em sair de traseira em quase todas as curvas, Gomes disse ao diretor-técnico MaurÁcio Ferreira que ainda há espaço para novas mudanças no acerto. “A tração não é a ideal, nem mesmo com os pneus novos”, relatou.
Xandinho preferiu guardar os melhores pneus e pagou o preço no resultado final. Pela manhã, em condições mais próximas da concorrência, fez um excelente treino e acabou em 6º. “Acho que o carro começou a melhorar”, observou. O engenheiro José Avallone disse que o abismo de quase um segundo e meio em relação Á melhor volta de Ricardo MaurÁcio (RC) nos testes coletivos de março na capital paranaense pode ser creditado Á piora das condições do asfalto. “As condições climáticas eram parecidas, mas muita gente andou por aqui depois disso, vão aparecendo ondulações, o emborrachamento muda… Enfim, não há nada de anormal nessa diferença”, justificou.
Os melhores tempos em Curitiba:
1 – Daniel Serra – Chevrolet – Red Bull Racing – 1min20s489
2 – Atila Abreu – Chevrolet – Mobil Super Pioneer Racing – 1min20s542
3 – Ricardo Zonta – Chevrolet – Linea Sucralose – 1min20s567
4 – Antonio Pizzonia – Peugeot – Comprafacil Nascar JF – 1min20s633
5 – NonÁ´ Figueiredo – Chevrolet – Mobil Super Pioneer Racing – 1min20s636
6 – Vitor Meira – Chevrolet – Officer ProGP – 1min20s767
7 – Cacá Bueno – Chevrolet – Red Bull Racing – 1min20s844
8 – Allam Khodair – Chevrolet – Vogel Motorsport – 1min20s854
9 – Marcos Gomes – Peugeot – Medley Full Time – 1min20s877
10 – Duda Pamplona – Chevrolet – Officer ProGP – 1min20s891
11 – Ricardo Mauricio – Chevrolet – Eurofarma RC – 1min20s939
12 – Thiago Camilo – Chevrolet – RCM Motorsport – 1min20s949
13 – Max Wilson – Chevrolet – Eurofarma RC – 1min21s032
14 – Galid Osman – Chevrolet – BMC Racing – 1min21s048
15 – Tuka Rocha – Chevrolet – BMC Racing – 1min21s051
16 – Felipe Maluhy – Peugeot – Bassani Racing – 1min21s117
17 – Xandinho Negrão – Peugeot – Medley Full Time – 1min21s263
18 – Lico Kaesemodel – Chevrolet – RCM Motorsport – 1min21s286
19 – David Muffato – Peugeot – Itaipava Racing Team – 1min21s316
20 – Valdeno Brito – Peugeot – Shell Racing – 1min21s338
21 – Popó Bueno – Chevrolet – Linea Sucralose – 1min21s390
22 – Denis Navarro – Chevrolet – Vogel Motorsport – 1min21s406
23 – Diego Nunes – Chevrolet – Hot Car Competições – 1min21s411
24 – Ricardo Sperafico – Peugeot – Prati-Donaduzzi Racing – 1min21s447
25 – Julio Campos – Peugeot – Carlos Alves Comp. – 1min21s485
26 – Eduardo Leite – Chevrolet – Hot Car Competições – 1min21s496
27 – Pedro Boesel – Peugeot – Comprafacil Nascar JF – 1min21s510
28 – Luciano Burti – Peugeot – Itaipava Racing Team – 1min21s712
29 – Rodrigo Sperafico – Peugeot – Prati-Donaduzzi Racing – 1min21s781
30 – Alceu Feldmann – Peugeot – Shell Racing – 1min21s924
31 – Giuliano Losacco – Peugeot – Bassani Racing – 1min22s545
32 – Rodrigo Navarro – Peugeot – Carlos Alves Comp. – 1min22s625