Haverá um novo domÁnio na Stock Car ? E o sistema de disputa vai trazer mais emoção Á s corridas ? Essas são algumas das perguntas que começam a ser respondidas a partir deste domingo, quando os 32 carros entrarem na pista de Interlagos para a disputa da 1ª. etapa da Copa Nextel Stock Car.
A classificação já trouxe muitas novidades. Na pole, uma cara completamente nova: Paulo Salustiano, que já passou pela divisão principal em 2005 e 2007, levou a melhor. Os pilotos da equipe AMG Motorsport, Lico Kaesemodel e Átila Abreu, largam respectivamente em 14º. e 16º. lugares. A corrida acontece amanhã, Á s 11hs. e os 20 minutos finais podem ser vistos ao vivo na TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
A chuva que desabou minutos antes do inÁcio da classificação pegou todos de surpresa. Afinal, pela primeira vez o novo bólido iria entrar na pista nessas condições. Assim, a direção de prova liberou os pilotos para entrarem na pista 10 minutos antes do inÁcio para treinar. Na nova configuração do regulamento, o treino foi dividido em 3 partes: a primeira com 20 minutos, onde saem os 16 melhores; a segunda com 15 minutos, onde saem os seis melhores e a última parte, de 10 minutos, onde o critério é a média das três melhores voltas.
Átila e Lico se empenharam muito na primeira fase e para comemoração geral da equipe, garantiram posição na segunda fase na última volta, ocupando a 12ª e 13ª posições. Porém, ao entrarem na segunda fase, a chuva que havia dado uma trégua, apertou e os pilotos não conseguiram mais baixar seus tempos.
“Ontem foi definido o peso final do carro e assim o meu recebeu um lastro de cerca de 40 kg. Isso desequilibrou um pouco meu carro e tive dificuldades com a chuva, numa condição que ainda não tinha andado. Mas vamos buscar uns pontos visando o campeonatoâ€, disse Lico.
“A chuva pegou todo mundo e nós nos perdemos um pouco no acerto, estamos trabalhando. Mas como primeira experiência é válida, o importante é aprender com os erros e acertos. Para a corrida, vou em buscar de pontosâ€, comentou Átila.
A corrida terá um total de 27 voltas ou 50 minutos. Dentre as novidades no sistema de disputa, estão a troca de pneus obrigatória, além do reabastecimento, sem limite de litros. Porém, para essa primeira corrida haverá apenas um pit para reabastecimento, por volta do 30º minuto de prova. O cancelamento da parada obrigatória foi motivado pela falta de tempo para o adequado treinamento das equipes.