Após semana difÁcil, comandados de William Lube e Andreas Mattheis aproveitam pista molhada para melhorar desempenho em Interlagos.
Foram quatro dias de treinos em Interlagos antes da classificação disputada nesse sábado (28/3), valendo para a primeira etapa da Copa Nextel Stock Car em 2009. Nesses quatro dias, a melhor posição da Red Bull Racing havia sido na já distante segunda-feira, quando Daniel Serra marcou o 12º tempo. Também nesse dia veio o melhor desempenho de Cacá Bueno na semana, 18º – no dia seguinte, o carro do bicampeão seria largamente afetado por um incêndio logo de manhã.
Quando o cronÁ´metro passou a realmente valer posições, porém, a figura mudou para os comandados de William Lube e Andreas Mattheis. Cerca de meia hora antes do treino de classificação começar, a chuva chegou ao autódromo de Interlagos, trazendo um ritmo frenético nos boxes enquanto as equipes modificavam os acertos dos seus carros.
Serrinha e Cacá foram para a pista no primeiro segmento do treino esperando que o piso molhado ajudasse – e ajudou. O piloto do carro 29 marcou um bom tempo logo no inÁcio da sessão e pÁ´de assumir uma posição mais conservadora. O tempo de 1:48.936 foi suficiente para “segurar as pontas†na 15ª colocação (os 16 primeiros passam Á fase seguinte).
Já Cacá teve de suar mais o macacão. A primeira volta rápida do piloto do carro 0 parecia suficiente para assegurar um lugar entre os 16, mas a chuva diminuiu o ritmo no final desse segmento do treino e tornou a pista mais rápida. Foi na sua última tentativa de volta rápida que o bicampeão garantiu o 11º lugar, com 1:48.815.
O sacrifÁcio custou a Cacá um jogo de pneus a mais, que fez falta no segmento seguinte. Os pilotos que saÁram primeiro Á pista tiveram vantagem, e, no final do chamado “Q2â€, com a pista mais molhada, Cacá não teve condições de melhorar seu tempo de 1:49.324, que lhe dá o 15º posto no grid de largada de amanhã – nada mau para um carro que foi quase que completamente reconstruÁdo ao longo de 36 horas frenéticas na virada de terça para quarta-feira.
No Q2, Serrinha novamente conseguiu uma volta bastante rápida logo no inÁcio do treino, e passou ao segmento final em quinto, marca de 1:48.537. Para o Q3, o último segmento reunindo os seis primeiros, uma novidade em 2009: a ordem agora é definida pela média das três melhores voltas de cada piloto.
Para Serrinha, brigar por uma reedição da pole obtida em Interlagos em 2007 seria difÁcil – os dois carros da Vogel, guiados por Thiago Camilo e Paulo Salustiano, lideraram os dois segmentos anteriores.
“Confesso que não esperava chegar ao Q3, especialmente depois que começou a chover – havÁamos feito várias modificações em busca de um melhor acerto no seco. Mas chuva é chuva, as coisas mudam completamente e felizmente conseguimos encontrar um acerto competitivo. Vamos ver, espero que nosso desempenho continue assim amanhãâ€, declarou Daniel Serra.
Assim, o terceiro posto obtido pelo carro 29, logo atrás de Salu e Camilo, teve sabor de vitória. A média de 1:48.674 conquistada por Serrinha ficou a apenas 0.253 da pole position, e garante Á Red Bull Racing seu melhor resultado em classificação desde a estreia do time na Stock Car, com pole do próprio Daniel Serra, em 2007. Serrinha também é, ao menos até amanhã, o terceiro colocado no campeonato: em 2009, o pole marca três pontos, o segundo colocado, dois, e o terceiro, um.