Etapa de Curitiba é a primeira do Playoff da principal categoria do automobilismo nacional. Popó fica com a décima vaga.
Não se pode dizer que a competição começa agora, mesmo porque foram oito etapas lutando para seguir com chances de tÁtulo. Mas, com certeza, pode-se dizer que a partir da etapa de Curitiba, nona da temporada e que abre o Playoff, a Copa Nextel Stock Car chega ao seu momento mais importante. Em quatro etapas – depois seguem-se BrasÁlia (9/11), Tarumã (23/11) e São Paulo (7/12) -, os dez pilotos mais bem colocados até a oitava prova seguem na briga pelo tÁtulo de 2008.
A programação oficial começa nesta sexta-feira (19), com os dois treinos livres no traçado misto do Autódromo Internacional de Curitiba, com 3.695 metros. A nona etapa da Copa Nextel Stock Car terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. Vale lembrar que a etapa ainda terá a nona etapa da Stock Jr., sétima prova da Copa Vicar e sexta etapa da Copa Webmotors Pick Up Racing.
A etapa começará com os dez pilotos definidos. Na manhã desta quinta-feira, na sede da CBA, no Rio de Janeiro, foi julgado o recurso imposto pelos pilotos Allan Khodair, AntÁ´nio Jorge Neto e Luciano Burti, punidos na segunda etapa, em BrasÁlia. O STJD classificou como tempestivo, ou seja, que o recurso foi feito no prazo e, portanto, derrubou a tese na Comissão Disciplinar. Fazendo uso do Código de Processo Civil, que permite a uma instância superior julgar o mérito, mesmo não ocorrendo isso na primeira instância, o STJD julgou o mérito, não necessitando o retorno para a Comissão Disciplinar.
No julgamento de mérito, o STJD negou provimento, ou seja, não acatou o recurso e confirmou a punição imposta em BrasÁlia. Com isso, os pontos de BrasÁlia – que estavam garantidos por decisão judicial – caÁram e a décima vaga ficou com o carioca Popó Bueno, da São Luiz/Hot Car (Chevrolet), saindo o paulista Luciano Burti.
A nova lista dos classificados no Playoff é a seguinte: 1º) Marcos Gomes (SP), 225 pontos; 2º) Ricardo MaurÁcio (SP), 220; 3º) Thiago Camilo (SP), 216; 4º) Cacá Bueno (RJ), 214; 5º) Valdeno Brito (PB), 212; 6º) Átila Abreu (SP), 210; 7º) Giuliano Losacco (SP), 209; 8º) Allam Khodair (SP), 208; 9º) Alceu Feldmann (PR), 207; e 10º) Popó Bueno (RJ), 206.
Problemas fora da pista resolvidos, todas as atenções estarão centradas na briga pelo tÁtulo, que tem tudo para ser a mais emocionante dos últimos anos. No grupo dos dez pilotos mais bem colocados estão dois bicampeões: Cacá Bueno e Giuliano Losacco, um campeão da Stock Car Light, Marcos Gomes, em 2006, entre outras feras do automobilismo nacional. A certeza é uma só: de corridas muito disputas, já a partir de Curitiba. Sem dúvida, uma grande atração para o público paranaense neste final de semana.
Atrações também nas demais divisões
Pela divisão de acesso da Stock Car, o paulista Fábio Carrera, da RCM Motorsport (Mitsubishi) é o lÁder da competição e poderá, em Curitiba, garantir o tÁtulo de 2008 por antecipação. O paranaense Diogo Pachenki, da Pachenki Motorsport (Mitsubishi), com 63, e o catarinense Afonso Bastos, da F&F Racing (Peugeot), com 55, também estão na briga e deverão dificultar os planos de Carrera. A largada da sétima etapa da Copa Vicar será no domingo, Á s 12h35, com 40 minutos de corrida.
Na Stock Jr., divisão de formação, o baiano Patrick Gonçalves, e o paranaense Lucas Finger disputam a ponta da classificação. Faltando apenas três corrida, Patrick soma 168 pontos (sem dos dois descartes previstos no regulamento), enquanto Lucas está com 149. Correndo por fora, mas também com chances, aparece o pernambucano Sérgio Ramalho, com 100 pontos A prova será Á s 8h00 de domingo, com duração de 30 minutos.