Pilotos da equipe Terra Racing trabalham no desenvolvimento de seus carros. Nesta quinta-feira, chicane será retirada da Curva do Café.
O primeiro dia de treinos coletivos da Copa Nextel Stock Car, nesta quarta-feira (dia 26), em Interlagos (SP), serviu de aprendizado e adaptação para os pilotos e equipes, que se preparam para a etapa de abertura de 2008, marcada para o dia 13 de abril no circuito paulista. A estréia dos pneus Goodyear na categoria e a chicane introduzida na Curva do Café foram as grandes novidades.
O paulista Guto Negrão registrou o melhor tempo das duas sessões, virando em 1min44s138. Popó Bueno terminou em segundo (1min44s211) e Alceu Feldmann, em terceiro (1min44s384). O atual campeão Cacá Bueno ficou em sétimo (1min44s804).
Na equipe Terra Racing, o paranaense Rodrigo Sperafico foi o sexto mais rápido pela manhã e terminou o dia em 14º lugar no combinado (1min45s119). O companheiro Felipe Maluhy ficou em 15º na primeira sessão e encerrou os treinos em 24º (1min45s607).
Nesta quinta-feira (27), os pilotos terão mais dois treinos (das 10h00 Á s 11h30 e das 13h45 Á s 15h15).
Vice-campeão de 2007, Rodrigo teve a chance de trabalhar pela primeira vez com a nova equipe, comandada pelo engenheiro José Avallone Neto. “Foi um dia bastante produtivo. O carro mostrou que é competitivo e o entrosamento com a equipe foi muito bom. Ainda tem bastante coisa para mexer, mas é uma fase normal de desenvolvimentoâ€, declarou o paranaense de 28 anos.
“Estamos aprendendo com as novidades. Treinamos com os dois carros acertados de forma diferente e agora vamos coletar as informações e ver o caminho a seguir nos treinos de amanhã. Claro que estou longe de estar satisfeito com o resultado, mas o tempo também não foi o nosso foco hojeâ€, comentou Maluhy.
A dupla da equipe Terra gostou do rendimento dos novos pneus, que proporcionaram melhor grip (aderência), e acredita que a velocidade aumentou. “Vamos fazer algumas análises ainda, mas acho que o carro está mais rápidoâ€, disse Maluhy. “Os pneus se comportaram bem. Lógico que a estrutura de fabricação é diferente e vamos ter de nos adaptar a isso, mas estamos no caminho certoâ€, destacou Sperafico.
Já a nova chicane na entrada da Curva do Café agradou pela iniciativa (cuidados com a segurança dos pilotos), mas segundo Maluhy e Sperafico a forma como a mudança foi feita não é a ideal. “Ficou mais agressivo na forma de pilotar, diminuiu a velocidade no local, mas a forma como os pneus foram colocados não permite que a gente tenha uma boa visão, no caso de alguém escapar Á frente. O ideal seria uma área de escapeâ€, afirmou Sperafico.
“Precisa mexer. Do jeito que está não é legal, mas vai depender do autódromo fazer as mudanças que gostarÁamos. O problema é que não é possÁvel mudar, como por exemplo, termos ali uma zebra, sem a autorização da FIA (Federação Internacional de Automobilismo)â€, explicou Maluhy.
No final do dia, a categoria decidiu retirar a chicane para os treinos de amanhã. Apesar do recente recapeamento da pista, a chicane está usando uma parte antiga do asfalto, que começou a se soltar. “Por segurança, para evitar que um pneu fure, por exemplo, não vamos ter a chicane nesta quinta. Depois dos treinos, aquela parte da pista deve ser recapeada e vamos ver como ficará para a primeira etapaâ€, completou Maluhy.
Confira os 25 melhores no primeiro dia de treinos coletivos em Interlagos:
1º) Guto Negrão (CA, SP), 1min44s138, média de 148.96 Km/h
2º) Popó Bueno (CA, RJ), 1min44s211
3º) Alceu Feldmann (CA, PR), 1min44s384
4º) Thiago Camilo (CA, SP), 1min44s682
5º) David Muffato (P3, PR), 1min44s741
6º) Ricardo Mauricio (P3, SP), 1min44s757
7º) Cacá Bueno (ML, RJ), 1min44s804
8º) Ricardo Zonta (P3, PR), 1min44s804
9º) Marcos Gomes (CA, SP) 1min44s880
10º) Allam Khodair (CA, SP), 1min44s946
11º) Ingo Hoffmann (ML, SP), 1min44s989
12º) Tarso Marques (P3, PR), 1min45s049
13º) Luciano Burti (P3, SP), 1min45s096
14º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), 1min45s119
15º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 1min45s203
16º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), 1min45s206
17º) Atila Abreu (P3, SP), 1min45s210
18º) Daniel Serra (CA, SP), 1min45s261
19º) Valdeno Brito (CA, PB), 1min45s270
20º) Thiago Medeiros (ML, SP), 1min45s428
21º) Duda Pamplona (ML, RJ), 1min45s438
22º) Andre Bragantini (P3, SP), 1min45s482
23º) Carlos Alves (ML, SP), 1min45s530
24º) Hoover Orsi (CA, MS), 1min45s559
25º) Felipe Maluhy (ML, SP), 1min45s607
ML – Mitsubishi Lancer
CA – Chevrolet Astra
P3 – Peugeot 307