O primeiro grid do ano da Stock Car indica: na histórica temporada da categoria, quem já fez história no automobilismo terá que acelerar -e muito- para encarar todos os desafiantes. Hoje, em especial, foi o dia de festa em Interlagos da turma vinda da categoria de acesso, a Light, que disputa as provas preliminares nos mesmos finais de semana de evento.
Se na Fórmula-1 uma das estrelas do momento é Lewis Hamilton, vindo da divisão de acesso GP2, na Stock Car, o grid da primeira etapa também consagrou as jovens revelações. Campeão e vice da Light surpreenderam a todos, incluido veteranos e ex-pilotos de F-1, com Daniel Serra em primeiro e Marcos Gomes abrindo a terceira fila.
Entre o filho dos dinossauros Chico Serra e Paulo Gomes, estão, em 2º, Felipe Maluhy, recordista de poles em 2006, Ricardo MaurÁcio, em 3º e Hoover Orsi, em 4º. salvando a “honra†dos destaques da Stock Car Estes três, por sinal, salvaram hoje a “honra†dos protagonistas do ano passado, já que estavam no playoff de disputa do tÁtulo, vencido por Cacá Bueno.
Sinal dos novos tempos, a posição no grid do campeão da temporada passada mostra que os favoritos não terão vida fácil em 2007 nesta Stock Car de 50 pilotos. Categoria que, inclusive, deixou de fora nomes como Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi, só para ficar em dois ex-pilotos de F-1. Outros dez também foram “enforcados†pelo novo sistema de classificação, ironicamente, neste Dia de Tiradentes.
Cacá Bueno larga em 19º lugar. E, Á frente dele, também está outro nome que se destacou em 2006 com duas pole positions: Luciano Burti (Cimed-Brasil Telecom-Sky). “A realidade da Stock Car atual, mais do que nunca, mostra que a palavra favoritismo saiu do dicionário da categoriaâ€, afirmou o ex-piloto da F-1, com passagens pelas equipes Stewart, Jaguar, Prost e Ferrari.
Sem tirar o excelente mérito de seus colegas vindos da Light, o piloto da Cimed Racing acredita que um fator em especial ajuda a explicar o surpreendente desempenho dos pilotos da Light hoje em Interlagos: os novos pneus Pirelli.
Em 2007, a categoria utiliza pela primeira vez os compostos fabricados no Brasil. Uma novidade para quem está na Stock Car, mas um velho conhecido dos pilotos -e equipes- da Light, já que o certame de acesso utiliza este mesmo pneu há algumas temporadas.
“Em uma categoria onde cada detalhe faz diferença, talvez este pequeno segredo destes pilotos e chefes de equipe foi decisivo nesta primeira classificaçãoâ€, comentou Thiago Marques (Cimed-Sky-Alpina), campeão da Light em 2001.
O paranaense fez o 21º tempo entre os 49 pilotos que participaram do treino. “O carro da Stock Light tem comportamento muito semelhante ao da categoria principal. O motor é menos potente, claro, cerca de 100 cavalos a menos, mas a base de dados para encontrar um bom acerto de pneu é válido para os dois carrosâ€, completa o paranaense, que não levou esta vantagem porque desde 2002 já está na Stock Car principal.
A teoria elaborada pelos pilotos da Cimed Racing também é embasada com o bom desempenho de outros times e pilotos vindos da Light entre os dez primeiros: Daniel Landi largará 6º e a quinta fila será formada pela AMG, do experiente Ingo Hoffmann e de seu companheiro de equipe Lico Kaesemodel, vindo da Light também.
O bom desempenho de Popó Bueno, em 7º, também pode ter ligação com a Light, já que a Hot Car prepara dois carros na categoria, incluindo o do irmão do piloto da Cimed Racing, Leonardo Burti.
Amanhã, no entanto, os mais experientes podem dar o troco, já que, segundo Burti, o grande diferencial hoje foi o set up com pneu zero -e não usado. “Nós temos bom acerto com o pneu mais gasto. Por isso, fomos bem nos testes coletivos e treinos livres. A questão é que, quando calçamos o pneu zero, a esperada melhora de tempo, como acontece em qualquer categoria do automobilismo, não veio. Agora é esperar que o bom set up de corrida vingue amanhãâ€, completou Burti.