Stock: Chico Serra comemora 30 anos de carreira e quer vice do filho de presente

Piloto é um dos brasileiros de maior sucesso nas pistas, com 47 vitórias no Brasil e 37 em pistas da Europa.


Além da decisão do tÁ­tulo da temporada, a etapa final do Campeonato Brasileiro de Stock Car, no próximo domingo, no autódromo de Interlagos, vai marcar a comemoração de 30 anos das primeiras vitórias de Chico Serra e de uma carreira automobilÁ­stica de grande sucesso. Foi em julho e outubro de 1976 que Chico Serra venceu três provas de Fórmula Vê 1.300, duas em Interlagos, SP, e uma em Cascavel, PR, em sua primeira temporada com carros de corrida.

O piloto da equipe Orbitall/Unidas/Contax/Bardahl espera encerrar o campeonato com um bom resultado e, acima de tudo, torcer para o filho Daniel garantir o tÁ­tulo de vice-campeão da categoria Stock Light. Com vitória nas duas últimas etapas (em BrasÁ­lia e Rio de Janeiro), Daniel Serra está em terceiro lugar com 108 pontos e disputará o vice-campeonato com outros dois Daniel da categoria: Landi, que ocupa a segunda posição, com 112 pontos, e Rafael, em quarto lugar, com 104. O campeão antecipado é Marcos Gomes com 146 pontos.

Depois de um inÁ­cio de temporada com problemas mecânicos, Daniel Serra chega Á  etapa final em situação privilegiada para garantir o vice-campeonato. Venceu as duas últimas etapas, em BrasÁ­lia e Rio de Janeiro, e não tem pontos para descartar, o que não ocorre com seus principais adversários. Para efeito de contagem final de pontos, o regulamento prevê que cada piloto utilize somente os sete melhores entre as nove provas do calendário.

Piloto de muitas vitórias

Chico Serra completa 30 anos de corridas de automóveis como um dos pilotos mais vitoriosos do automobilismo brasileiro. Ao todo, coleciona 84 vitórias e é superado apenas por Ingo Hoffmann, com 99. Paulo Gomes, com 78, é o terceiro mais vitorioso.

Como a maioria dos pilotos, Chico Serra iniciou carreira no kart, aos 15 anos de idade, categoria que o levou a conquistar o tricampeonato paulista e os tÁ­tulos de campeão brasileiro e de campeão nacional. Nos cinco anos de kart que disputou (entre 1972 e 1976) adquiriu a experiência necessária para estrear na Fórmula Vê, na qual ganhou os tÁ­tulos de campeão paulista e de vice-campeão brasileiro.

Em 1977, Chico Serra foi para a Inglaterra em busca de categorias internacionais. O começo foi pela Fórmula Ford, considerada na época a porta de entrada para o automobilismo europeu. Foram 23 vitórias e os tÁ­tulos de campeão inglês e de campeão do Festival Mundial, que reuniu 170 pilotos de vários continentes.

Com 21 anos de idade, em 1978 ingressou na Fórmula 3, com um carro March e em dois anos de corridas registrou 14 vitórias e a conquista do tÁ­tulo de vice-campeão inglês. Dois anos depois (1980), participou da temporada de Fórmula 2, na qual obteve a sétima posição.

O passo seguinte foi a Fórmula 1, como piloto da equipe Copersucar. Foram dois anos de experiência numa fase em que a equipe já apresentava dificuldades. Posteriormente, competiu na equipe Arrows e também participou de provas internacionais de outras categorias.

Depois de sua fase internacional, Chico Serra regressou ao Brasil. Suas corridas foram dedicadas ao Campeonato Brasileiro de Marcas, com carros Fiat, que lhe deram um tÁ­tulo de vice-campeão brasileiro, e Á  Stock Car.

Na Stock Car, Chico Serra tornou-se uma das principais atrações, com 32 vitórias, 23 pole positions e o tricampeonato, em 1999, 2000 e 2001, além de três vice-campeonatos. Sua vitória mais recente foi em BrasÁ­lia, no dia 24 de setembro, quando registrou, ao lado do filho Daniel, um fato inédito no automobilismo brasileiro. Vitórias de pai e filho, na mesma pista e no mesmo dia, nas corridas de Stock Car V8 e Stock Car V8 Light.