Ao final de uma verdadeira prova de fogo, marcada pelo calor intenso provocado pelas temperaturas acima de 35 graus no Autódromo de Jacarepaguá, o paulista Antonio Jorge Neto (RC Competições) dominou os treinos livres da terceira e penúltima etapa dos playoffs decisivos da Stock Car. Nono colocado na classificação, Neto roubou a volta mais rápida de Ricardo MaurÁcio (Katalogo Racing) nos instantes finais da segunda sessão do dia.
A surpresa foi o desapontador 19º lugar de Giuliano Losacco (Medley). O bicampeão, que ocupa a terceira posição a 10 pontos do lÁder Cacá Bueno (RC), passou o dia inteiro sofrendo para encontrar as melhores regulagens para o novo traçado carioca e vai precisar melhorar bastante nas tomadas classificatórias de amanhã se ainda quiser continuar brigando pelo terceiro tÁtulo. Cacá fechou em 4º.
O ar quente e úmido transformou a sexta-feira num exercÁcio de resignação para os pilotos, obrigados a enfrentar temperaturas por volta dos 70 graus no interior dos carros. Losacco deixou o carro reclamando de dores de cabeça, mas clima tÁpico de verão não foi a única causa de seus males. “Pela manhã, os freios estavam desequilibrados. Nas curvas para a direita, sobrecarregava os dianteiros; nas para a esquerda, era o contrário. À tarde, mexemos no acerto, mas não conseguimos encontrar a receita na maioria das curvasâ€, explicou.
O companheiro de equipe Guto Negrão também ficou bem para atrás e terminou apenas em 32º entre os 42 pilotos que treinaram. Guto disse que as engasgadas do motor foram a causa principal do mau rendimento. “Estava uma falhação só. Vamos checar bem os periféricos e ver se tem alguma coisa errada antes de pensar numa trocaâ€, afirmou o 7º colocado no campeonato.