Truck: Testes em BrasÁ­lia aumentam motivação de Ramires para reta decisiva

Piloto paulista da Mercedes-Benz trabalha acerto de freios visando as
etapas de maiores médias de velocidade do calendário da categoria.


A conquista das primeiras vitórias, em Campo Grande e Curitiba, e a vice-liderança do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck aumentaram a motivação de Vinicius Ramires para a fase final da temporada 2006. Reconhecendo que o momento exige dedicação máxima na preparação para as duas últimas provas do ano, o piloto paulista da Ramires Rodobens Truck Team aumenta sua aposta nos treinos para acerto e desenvolvimento do caminhão Mercedes-Benz.

Ramires testou durante dois dias, na semana passada, no autódromo de BrasÁ­lia. O trabalho foi direcionado Á  busca por uma configuração dos freios para as duas últimas corridas, que serão disputadas nas pistas de maiores médias de velocidade do calendário da Fórmula Truck. A oitava etapa, dia 12 de novembro, será disputada em Tarumã, na Grande Porto Alegre. A nona e última, no dia 10 de dezembro, vai acontecer no anel externo do autódromo de BrasÁ­lia.

“A eficiência dos freios vai ser ainda mais fundamental nas duas últimas etapas, por se tratar de pistas de alta velocidade”, considera Vinicius, que tem o caminhão número 80 decorado nas cores e logomarcas de Rodobens Consorcio, Renov/Remanufatura Mercedes-Benz e ZF do Brasil. O primeiro dia de treinos foi marcado pela chuva fina. “Mesmo assim, conseguimos treinar com pista seca em alguns momentos”, conta. No segundo dia, a chuva ganhou força.

Para Ramires, a chuva não foi tão prejudicial Á  programação de treinos quanto poderia. “Conseguimos um bom proveito do trabalho, porque testamos os freios no seco e no molhado. Além disso, ainda não tÁ­nhamos feito nenhum treino na chuva com este caminhão”, lembra. “O caminhão está ainda mais competitivo e nós estaremos na luta direta pela vitória nas duas últimas provas. Com cautela, como sempre estivemos, mas com muita disposição para vencer”, finaliza.

A campanha de Vinicius Ramires na temporada de 2006 foi aberta com o quarto lugar na etapa de Caruaru. Depois disso, o paulista foi sexto em Fortaleza, sétimo em São Paulo e oitavo em Guaporé. Venceu pela primeira vez em Campo Grande, ficou em quinto em Cascavel e obteve mais uma vitória em Curitiba. Tem 88 pontos, contra 111 do lÁ­der paulista Renato Martins, da Volkswagen. O terceiro é o paranaense Pedro Muffato, da Scania, também com 88 pontos.