Equipe CRT Brasil comandou a prova do sábado em Interlagos com a Ferrari F430.
O autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebeu na tarde deste sábado (22) a 9ª etapa do Itaipava GT3 Brasil 2009, que foi vencida pela dupla lÁder do campeonato: Cláudio Ricci e Rafael Derani. Com o resultado, os pilotos chegaram Á sua quarta vitória na temporada em um dia perfeito para a equipe CRT Brasil – que já havia conquistado a pole-position para as duas corridas do final de semana.
Rafael Derani foi quem iniciou a corrida com a Ferrari F430 e suportou a enorme pressão de Thiago Camilo – com uma Porsche 911 GT3 – na primeira volta. Passado o momento de maior tensão, Derani conseguiu abrir uma boa vantagem para o restante do grupo até entregar o carro para Cláudio Ricci. A troca de pilotos, aliás, foi o único momento em que a equipe CRT Brasil deixou a liderança da prova. Mas logo o carro de número 03 voltou para a primeira colocação, Á medida que seus adversários faziam suas paradas obrigatórias no box.
“Eu sabia que a largada seria fundamental, porque os Porsche arrancam um pouco melhor que o nosso carro e conseguem atingir uma boa temperatura dos pneus mais rápidoâ€, contou Rafael Derani. “Mas passada a primeira volta, consegui impor um ritmo forte e abrir vantagem para entregar o carro em uma boa situaçãoâ€, completou.
Mas Cláudio Ricci não teve vida fácil no seu turno de pilotagem. A cinco voltas do fim, um problema na F430 impediu que o piloto gaúcho mantivesse o ritmo forte de corrida. “Quebrou alguma coisa, imagino que tenha sido o rolamento de alguma roda. O carro vibrava demais nas retas e o freio ficou muito baixoâ€, lembrou o piloto. “Não fosse a vantagem que o Rafael conseguiu abrir no começo da prova, talvez a vitória tivesse escapadoâ€, avaliou Ricci, que segue lÁder do campeonato – ao lado de Rafael – agora com 127 pontos.
Outro destaque da prova deste sábado foi a dupla Rodolpho Santos e Walter Derani, com a Ferrari numeral 70 da equipe CRT Brasil. Depois de largar na oitava colocação, os dois terminaram a prova com um pódio no quinto lugar geral – e o terceiro posto na divisão Masters. “Nosso objetivo sempre é brigar pelo pódio e, pela primeira vez em uma prova de sábado, conseguimos chegar lá. Sem dúvida esse resultado é fruto de uma evolução da dupla ao longo da temporadaâ€, avalia o goiano Rodolpho Santos.
O pódio deixa a dupla confiante para outro bom resultado no domingo, quando largam na quarta colocação do grid. “Foi uma prova muito legal. Minha melhor corrida de sábado este ano, sem dúvidaâ€, concluiu Walter Derani, responsável pelo primeiro turno de pilotagem do carro. “Consegui entregar o carro para o Rodolpho em sexto e depois ele fez um ótimo trabalho para ganharmos mais uma posiçãoâ€, comentou.
A terceira Ferrari da CRT Brasil, pilotada por Nelson Merlo e Fábio Ebrahim, sofreu com problemas desde a tomada de tempos, quando teve uma quebra na caixa de câmbio. Eles terminaram a corrida na oitava colocação. A prova que encerra a rodada de Interlagos do Itaipava GT3 Brasil será realizada neste domingo a partir do meio-dia.
Confira como terminou a 9ª etapa do Itaipava GT3 Brasil e como fica a situação do campeonato:
1) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 36 voltas em 1:01:03.126 (média de 152,45 km/h)
2) 5 – R.Mauricio/M.Paludo (PO , SP/RS), a 1.525
3) 16 – M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP), a 14.932
4) 6 – N.Gresse/T.Camilo (PO , SP/SP), a 34.315
5) 70 – W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP), a 56.914
6) 7 – A.Hermann/R.Freitas (PO , SP/SP), a 1 volta
7) 18 – F.Poeta/D.Rosa (FE , SP/RS), a 1 volta
8) 77 – F.Ebrahim/N.Merlo (FE , PR/SP), a 7 voltas
9) 33 – B.Garfinkel/C.Dahruj (LA , SP/SP), a 24 voltas
10) 87 – V.Faria/L.Vital (FE , SP/SP), a 28 voltas
11) 15 – R.Catalini/V.Rossete (FE , SP/SP), a 30 voltas
12) 71 – M.Santanna/A.Griecco (FE , SP/SP), a 30 voltas
13) 30 – C.Faria/F.Greco (FE , SP/SP), a 31 voltas
Os seis primeiros na classificação do campeonato são:
1)Rafael Derani/Cláudio Ricci, 127 pontos
3) Thiago Camilo, 106
4) Ricardo MaurÁcio, 100
5)Marcelo Hahn, 98
6)Allam Kohdair, 98