GT3 Brasil: Engenheiro brasileiro antecipa novo projeto da preparadora da Ferrari

Gregório Pesinato, da CRT Brasil, esteve em visita de intercâmbio na suÁ­ça Kessel Racing para antecipar a implantação das novidades técnicas do F430 em 2008.

Na entressafra das temporadas de 2007 e 2008 a equipe CRT Brasil enviou um de seus engenheiros, Gregório Pesinato, para um estágio na Kessel Racing. A equipe suÁ­ça é a responsável pelo desenvolvimento dos Ferrari F430 que participam dos diversos campeonatos da categoria GT3 ao redor do mundo. A missão de Pesinato era clara: trazer para o Brasil os dados mais recentes e atualizados coletados nos testes realizados pela Kessel, a fim de cruzar as informações com as colhidas no Brasil e aplicar os novos desenvolvimentos aos supercarros italianos que atuam no PaÁ­s.

Segundo o planejamento estabelecido pelo chefe de equipe Edgard Mello Filho, os dois F430 da CRT já estarão atualizados para a prova de abertura da temporada, dia 20 de abril, em Curitiba (PR). “Precisamos dar o melhor equipamento possÁ­vel para as nossas duplas de pilotos – Walter Derani/Giuliano Losacco e Rafael Derani/Cláudio Ricci -, já que este ano teremos um campeonato superdisputado, com novas marcas e pilotos de nÁ­vel internacional participando”, comenta Edgard, que levou o time Á  conquista do tÁ­tulo de melhor equipe da temporada 2007 no ano de estréia da GT3 no Brasil.

Transformação – Pesinato esteve na Kessel durante o mês de janeiro e encontrou uma estrutura incrivelmente completa. “Fiquei impressionado com a organização, a logÁ­stica e a divisão de tarefas”, diz o engenheiro da CRT. “Cada um dos técnicos tem missões especÁ­ficas e bem estabelecidas, a estrutura funciona como um relógio. Outra experiência importante foi acompanhar a transformação de dois Ferrari F430 Challenge em modelos aptos para disputar a GT3. Ambos estavam em estágios diferentes de preparação, portanto foi possÁ­vel ver quase todo o processo de conversão dos carros. Acompanhei as modificações de câmbio, carroceria e também uma parte do desenvolvimento do kit que foi apresentado nos testes que aconteceram em Monza, duas semanas atrás, e dos que estão marcados para Nogaro, no final do mês”, observa Gregório Pesinato.

O engenheiro da CRT viu em primeira mão algumas das novidades que devem ser incorporadas nos Ferrari F430 de GT3 em todo o mundo. “Em princÁ­pio, o carro deverá ter pára-choques com entradas de ar maiores para melhorar a refrigeração de motor e dos freios dianteiros”, revela. “O F430 deve usar saias laterais com desenho que privilegia o envio de ar para os freios traseiros e contará com radiador de maiores dimensões para o caso de corridas em localidades muito quentes – se tivéssemos isso em Goiânia, no ano passado, serÁ­amos ainda mais rápidos”, observa Pesinado.

Suspensão – Segundo o técnico, a suspensão também será alterada. “O projeto prevê mudanças nas molas e outros detalhes das suspensões. Ao contrário do ano passado, quando o F430 usava uma combinação de pneus com composto de borracha mais macio, esta temporada passará a usar pneus de composto mais duro ― como todas as demais marcas. Isso, com certeza, mudará o comportamento do carro, o que exigirá alterações que compensem uma eventual perda de aderência ou de desempenho”, explica o engenheiro da CRT Brasil.

Gregório Pesinato também teve a oportunidade de acompanhar um teste particular da Kessel Racing em Nogaro, na França – mesmo local onde serão feitas as avaliações finais da FIA para a homologação dos kits que serão adotados nesta temporada. “Foi importante ter assistido esses ensaios. Percebi que os engenheiros europeus nem sempre têm respostas para tudo. Assim como nós, Á s vezes eles também demoram para achar soluções para eventuais problemas. Apesar de, no Brasil, estarmos somente no inicio da segunda temporada, estamos muito próximos de todo o trabalho feito na Europa. Esta é a receita para fazermos os Ferrari conquistar seu primeiro tÁ­tulo de pilotos por aqui”, complementa Pesinato.