O desempenho não muito convincente da temporada passada levou a Porsche a repensar vários itens do modelo 997 GT3 Cup para este ano, tanto que anunciou um carro remodelado e com alterações mecânicas para 2008. Visualmente, o que mais chama a atenção são as rodas e pneus bem mais largos. Espera-se que os pára-lamas sejam redesenhados para comportar melhor este novo conjunto.
Os tempos obtidos pelo carro mostraram que ele melhorou, e muito. Durante os dois dias de testes para a equalização dos modelos visando a temporada de 2008, o 997 GT3 Cup S manteve-se entre os primeiros continuamente. Essa consistência foi coroada com o melhor tempo dessa primeira série de avaliações dos carros – haverá uma sessão final, dia 31 de março, em Nogaro (França).
Segredos sob o capÁ´ – Segundo Ivo Sznelwar, diretor-técnico do Brasil GT3 Championship, “exteriormente pouca coisa indica grandes modificações do carro, mas os resultados mostram muitos segredos escondidos sob a carroceriaâ€. Para o engenheiro, que se especializou em carros do tipo Turismo há vários anos, os detalhes ainda não revelados pela Porsche só serão conhecidos em Nogaro. â€œÉ quando os carros passarão pela homologação definitiva e a FIA publicará o regulamento técnico. Pelo menos no que foi mostrado em Monza, a Porsche fez um excelente trabalhoâ€, explica Sznelwar.
O bom desempenho do Porsche não significa que o supercarro alemão não terá concorrentes. Durante todo o perÁodo de duração dos primeiros treinos de equalização, a maioria das marcas teve performance bem parecida, o que indica que a filosofia do GT3 está se mantendo. “Carros de marcas, tamanho, potência e construção totalmente diferentes tiveram o mesmo desempenho. É um atestado do sucesso do regulamento técnicoâ€, elogia Sznelwar.
Onze modelos, dez marcas – Em Monza o Porsche 997 GT3 Cup S virou seu melhor tempo em 1min53s006, mas os dez melhores colocados também andaram na casa de 1min53s. O último carro a andar nesse segundo foi um Ferrari F430 GT3, que fez o tempo de 1min53s972. Entre os dez melhores tempos, oito modelos dos onze que estavam representados na pista conseguiram andar no mesmo segundo – no total há dez marcas, pois a Ford conta com dois carros, o GT e o Mustang.
“Também é preciso levar em consideração o nÁvel de habilidade dos pilotosâ€, continua Sznelwar. “Teve Aston Martin DBRS9 que fez o quarto tempo e outro, idêntico, que fez o vigésimo terceiro. Quem está atrás do volante também é fator preponderante do desempenho do carro. Mas vamos esperar por Nogaro, no final do mês, lá o Christophe Bouchut é que vai pilotar todos os modelos e determinar a sua homologaçãoâ€, completa o diretor-técnico da GT3 brasileira.