Serão dois dias de avaliação em Monza sob a batuta dos engenheiros da entidade máxima do automobilismo mundial.
Nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/3) uma equipe coordenada pela FIA estará em Monza, na Itália, com o objetivo de avaliar o desempenho dos supercarros que disputam os campeonatos de GT3 em todo o mundo – o que inclui o Brasil, que teve seu primeiro torneio em 2007. Embora seja uma avaliação técnica, o encontro também marca o primeiro confronto para a nova temporada entre as várias marcas participantes, que poderão medir na prática o efeito das evoluções e novidades que foram idealizadas para 2008. A tarefa dos engenheiros da FIA será solicitar modificações que promovam a igualdade entre os supercarros, determinando desde o um simples aumento de lastro até alterações mais sofisticadas, como modificações aerodinâmicas e mecânicas.
“A FIA promoverá ainda mais uma sessão de testes – em Nogaro, França, dia 31 de março -, com o objetivo de avaliar o efeito das modificações solicitadas em Monzaâ€, lembra Ivo Sznelwar, diretor técnico da GT3 no Brasil. Naquele traçado francês o piloto local Christophe Bouchut, contratado pela FIA, fará as avaliações finais de desempenho entre os supercarros. As alterações determinadas em Monza e Nogaro afetarão diretamente o Brasil GT3 Championship, já que o regulamento nacional é idêntico ao que rege as demais competições GT3 em vários paÁses.
“Em Monza a documentação contendo os projetos feitos pelas fábricas para seus modelos, visando a temporada 2008, será apresentada oficialmente pela primeira vez Á FIAâ€, diz o diretor-técnico da GT3 no Brasil. “Todos os detalhes construtivos dessas evoluções passarão por uma análise técnica por parte dos engenheiros da entidadeâ€.
Em Nogaro, as fábricas deverão reapresentar seus projetos para referendo da FIA, desta vez já com as modificações solicitadas em Monza. Na ocasião, Bouchut dará seu aval final sobre o perfeito equilÁbrio de desempenho entre os vários modelos que disputarão a nova temporada, impondo ou não novas alterações a determinadas marcas e modelos.
Para Luis Roberto Souza, CEO da SRO Latin America, empresa que organiza a GT3 no Brasil, esses testes são indispensáveis para garantir o sucesso da categoria. “Eles fazem parte de uma filosofia que tem como meta garantir um grande espetáculo na pista. O equilÁbrio entre marcas e modelos mantém em ascensão o interesse do GT3 em todo o mundo, inclusive no Brasilâ€, diz ele, lembrando que o grid da temporada 2008 estará repleto de supercarros, como os Ferrari F430, Porsche 997, Lamborghini Gallardo, Dodge Viper Competition e os estreantes Aston Martin DBRS9 e Ford GT. A prova de abertura da temporada acontecerá no próximo dia 20 de abril, em Curitiba.