Fórmula-E: Sébastien Buemi vence em MÁ´naco

O suÁ­ço Sébastien Buemi (Renault e.dams) venceu neste sábado (3/05) o MÁ´naco ePrix, em Monte Carlo, quinta etapa da temporada 2016/2017. Foi a quarta vitória do atual campeão no ano. O brasileiro Lucas di Grassi (Abt Audi) e o alemão Nick Heidfeld (Mahindra) completaram o pódio.

Pole-position Buemi manteve a ponta na largada, seguido por di Grassi e o brasileiro Nelsinho Piquet (NextEV). Logo os dois ponteiros abriram vantagem sobre Piquet, que começou a sofrer pressão do francês Jean-Eric Vergne (Techeetah)

Na volta 21, depois de tentar passar Piquet duas vezes por fora, Vergne repetiu a manobra no hairpin da curva três. Com os dois lado a lado, os carros tocaram rodas, com o ex-piloto da equipe Toro Rosso na F-1 acertando a barreira de proteção. Piquet continuou, mas perdendo o terceiro lugar para Heidfeld.

O Safety-Car foi acionado, todos os carros foram para os pits, para a troca de carros obrigatória.

Após a parada nos boxes, Buemi usou o Fanboost pra abrir uma pequena vantagem de 1s6 sobre di Grassi. O brasileiro, porém em uma sequencia de voltas rápidas, tirou a diferença e colou na traseira do carro do suÁ­ço nas voltas finais.

O suÁ­ço resistiu a forte pressão de di Grassi, que não conseguiu se aproximar o suficiente para tentar a ultrapassagem. No final Buemi recebeu a bandeirada com 0s4 de vantagem sobre di Grassi. Heidfeld, 13 segundos atrás, fechou o pódio.

Piquet foi o quarto, seguido pelo alemão Maro Engel (Venturi) o sueco Felix Rosenqvist (Mahindra) e o alemão Daniel Abt (Abt Audi).

O mexicano Esteban Gutierrez (Techeetah), o francês Nicolas Prost (Renault e.dams) e o neozelandês Mitch Evans (Jaguar) fecharam a zona de pontos.

Buemi lidera o campeonato com 104 pontos, seguido por di Grassi com 89 pontos.

A próxima etapa acontece no dia 20 de maio, em Paris, na França.

Final:

1 – Sebastien Buemi (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams 51 voltas
2 – Lucas Di Grassi (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 0″320
3 – Nick Heidfeld (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 13″678
4 – Nelson Piquet (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 19″074
5 – Maro Engel (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 19″518
6 – Felix Rosenqvist (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 19″599
7 – Daniel Abt (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 20″430
8 – Esteban Gutierrez (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 32″295
9 – Nicolas Prost (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 35″667
10 – Mitch Evans (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 38″410
11 – Antonio Felix da Costa (Andretti ATEC-02) – Andretti – 1’08″330
12 – Robin Frijns (Andretti ATEC-02) – Andretti – 1’14’’053
13 – Oliver Turvey (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 1’34″058
14 – Adam Carroll (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 1 volta
15 – Stephane Sarrazin (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 1 volta

Abandonos:

Jose Maria Lopez (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 43 voltas
Jerome D’Ambrosio (Penske 701-EV) – Dragon – 43
Loic Duval (Penske 701-EV) – Dragon – 40
Sam Bird (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 36
Jean-Eric Vergne (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 20

Volta mais rápida: Sam Bird 53’’822