Atual campeão, o suÁço Sébastien Buemi (Renault e.dams) venceu neste domingo (09/10), o e-Prix de Hong Kong, etapa de abertura da temporada 2016/2017 da Fórmula-E. Foi a sétima vitória de Buemi na categoria. O brasileiro Lucas di Grassi (Abt Audi) e o alemão Niki Heidfeld (Mahindra) completaram o pódio.
Pole-position o brasileiro Nelsinho Piquet (NextEV) manteve a ponta na largada, seguido pelo parceiro de equipe, o britânico Oliver Turvey. No fundo do grid vários carros se tocaram, provocando o abandono do chinês Ma Qing Hua (Techeetah). Di Grassi e o parceiro de equipe, o alemão Daniel Abt sofreram danos em seus carros, sendo obrigados a entrar nos boxes, para reparos.
Piquet abriu uma confortável vantagem, até que na 16ª volta o estreante argentino José MariÁ López (DS Virgin), que vinha com problemas no carro desde a largada, após um toque com o parceiro de equipe o britânico Sam Bird, perdeu o controle do carro e bateu na barreira de proteção. Piquet vinha logo atrás, que freou para evitar o que com o carro do argentino ou com o muro. Bird assumiu a ponta, seguido por Buemi e Piquet.Â
Com o Safety-Car acionado, Buemi entrou nos boxes, para a troca de carro. Bird permaneceu na pista e Piquet fez parada no exato momento que a bandeira verde foi agitada. Bird acabou perdendo muito tempo nos boxes, devido a um problema técnico em seu carro.
Buemi manteve a ponta até o final, seguido por Di Grassi, em uma incrÁvel prova de recuperação depois de alinhar em 19º e ser obrigado a trocar o bico do carro no inÁcio, e Heidfeld.
O francês Nicolas Prost (e.dams) terminou em quarto, seguido pelo português Antonio Felix da Costa e o holandês Robin Frijns, parceiros na Andretti.
O belga Jerome D’Ambrosio (Dragon), Turvey, o estreante alemão Maro Engel e o francês Stephane Sarrazin, parceiros na Venturi, fecharam a zona de pontos. Piquet terminou em 22º lugar.
O estreante sueco Felix Rosenqvist (Mahindra) marcou a melhor volta da prova. Conquistando o ponto extra.
A próxima etapa acontece no dia 12 de novembro, em Marrakesh, no Marrocos.Â
Final:
1 – Sebastien Buemi (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 45 voltas
2 – Lucas Di Grassi (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 2″477
3 – Nick Heidfeld (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 5″522
4 – Nicolas Prost (Renault Z.E. 16) – Renault e.dams – 7″360
5 – Antonio Felix da Costa (Andretti ATEC-02) – Andretti – 17″987
6 – Robin Frijns (Andretti ATEC-02) – Andretti – 21″161
7 – Jerome D’Ambrosio (Penske 701-EV) – Dragon – 28″443
8 – Oliver Turvey (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 30″355
9 – Maro Engel (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 30″898
10 – Stephane Sarrazin (Venturi VM200-FE-02) – Venturi – 31″734
11 – Nelson Piquet Jr (NextEV TCR Formula 002) – NextEV – 35″256
12 – Adam Carroll (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 43″839
13 – Sam Bird (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 48″058
14 – Loic Duval (Penske 701-EV) – Dragon – 2 voltas
15 – Felix Rosenqvist (Mahindra M3Electro) – Mahindra – 2 voltas
Volta mais rápida: Felix Rosenqvist 1’02″947
Abandonos:
Daniel Abt (ABT Schaeffler FE02) – Abt Audi – 35 voltas
Jean-Eric Vergne (Renault Z.E. 16) – Techeetah -Â 32
Mitch Evans (Jaguar I-Type 1) – Jaguar – 25
Jose Maria Lopez (DS Virgin DSV-02) – DS Virgin – 16
Ma Qing Hua (Renault Z.E. 16) – Techeetah – 2