O suÁço Sébastien Buemi (Renault e.Dams ) venceu neste sábado (24/10), o e-Prix de Beijing, na China, etapa de abertura da temporada 2015/2016 da Fórmula-E. O brasileiro Lucas di Grassi (ABT Schaeffler Audi Sport) e o alemão (Mahindra Racing Formula E Team) completaram o pódio.
Pole-position, Buemi dominou a prova. O vice-campeão da temporada 2014/2015 perdeu a liderança somente na janela de parada nos boxes, para a troca de carro.
Novamente na ponta, levou o carro com tranquilidade até o final. Recebendo a bandeirada com 11 segundos de vantagem sobre Di Grassi. O brasileiro ganhou a segunda posição depois de um pit stop lento de Heidfeld.
A disputa pelo terceiro lugar movimentou os momentos finais da prova. Heidfeld e a dupla da Dragon Racing, o francês Loic Duval e o belga Jerome D’Ambrosio, vieram colados na bandeirada, com o ex-piloto da Williams na F-1 garantindo a vaga no pódio por apenas 0s3 de vantagem sobre Duval.
D’Ambrosio foi o quinto, seguido pelos britânicos Oliver Turvey (NEXTEV TCR Formula E Team) e Sam Bird (DS Virgin Racing Formula E Team).
O francês Nathanel Berthon (Team Aguri) foi o melhor estreante, em oitavo. O alemão Daniel Abt (ABT Schaeffler Audi Sport) e o francês Stéphane Sarrazin (Venturi Formula E Team) completaram os dez primeiros.
Após a prova, Abt foi punido com o acréscimo de dez segundos no tempo (por saÁda perigosa dos boxes, durante a troca de carros). Com isso, Abt caiu para 11º.
Sarrazin passou para a nona posição, com o holandês Robin Frijns (Andretti Formula E Race Team) ficando com o ponto final.
O brasileiro Bruno Senna (Mahindra Racing Formula E Team) fez um bom começo de prova, entre os primeiros colocados. Mas após a troca de carro, perdeu rendimento, terminando na 13ª posição.
Campeão Mundial de F-1 em 1997, o canadense Jacques Villeneuve (Venturi Formula E Team) levou um toque do português AntÁ´nio Felix da Costa (Team Aguri) na metade da prova. Ele continuou na prova, sendo o 14º colocado.
Atual campeão, o brasileiro Nelsinho Piquet (NEXTEV TCR Formula E Team), com muitos problemas em seu carro, foi apenas o 15º.
O francês Nicolas Prost (Renault e.Dams) ocupava a terceira posição. Quando teve que recolher o carro para os boxes, faltando quatro voltas para o final, devido a asa traseira quebrada
A da suÁça Simona de Silvestro (Andretti Formula E Race Team) que bateu no muro logo na segunda volta, foi a primeira a abandonar a prova.
Buemi conquistou os 30 pontos máximos disponÁveis (25 da vitória, três da pole e dois da melhor volta). Di Grassi, em segundo, soma 18 pontos.Â
A próxima etapa acontece na Malásia, no dia 07 de novembro.
Final:
1 BUEMI Sébastien Renault e.Dams 26 voltas Â
2 DI GRASSI Lucas ABT Schaeffler Audi Sport a  11.0Â
3 HEIDFELD Nick Mahindra Racing Formula E Team  a 15.7Â
4 DUVAL LoÁ¯c Dragon Racing a  16.0Â
5 D’AMBROSIO JérÁ´me Dragon Racing  a 16.5Â
6 TURVEY Oliver NEXTEV TCR Formula E Team  a 39.5Â
7 BIRD Sam DS Virgin Racing Formula E Team  a 47.5Â
8 BERTHON NathanaÁ«l Team Aguri  a 58.6Â
9 SARRAZIN Stéphane Venturi Formula E Team  a 67.8Â
10 FRIJNS Robin Andretti Formula E Race Team a  69.3
11 ABT Daniel ABT Schaeffler Audi Sport a  73.4*
12 VERGNE Jean-Eric DS Virgin Racing Formula E Team a  91.0Â
13 SENNA Bruno Mahindra Racing Formula E Team a  110.8Â
14 VILLENEUVE Jacques Venturi Formula E Team a 1 volta
15 PIQUET JR Nelson NEXTEV TCR Formula E Team a 2 voltas
16 PROST Nicolas Renault e.Dams a 4 voltas
17 DA COSTA Antonio Felix Team Aguri a 13 voltas
18 DE SILVESTRO Simona Andretti Formula E Race Team  a 24 voltas
• Dez segundos de acréscimo
Não participaram:
Trulli Jarno Trulli Â
Liuzzi Vitantonio Trulli