O britânico Oliver Rowland (Fortec) e o cipriota Tio Ellinas (Strakka) foram os vencedores da sétima etapa da Fórmula Renault 3.5, principal divisão da World Series by Renault, disputada em Nürburgring, na Alemanha.
Prova 1:
No sábado (12/09), Rowland alinhou na pole e venceu de ponta a ponta. Foi a sua sexta vitória na temporada. O holandês Nyck De Vries (Dams) e o malaio Jazeman Jaafar (Fortec) completaram o pódio.Â
O francês Matthieu Vaxiviere (Lotus Charouz) terminou em quarto, seguido pelo compatriota Tom Dillmann (Carlin) e Elinas.Â
O brasileiro Pietro Fantin (Draco), o sueco Gustav Malja (Strakka), o russo Egor Orudzhev (Arden) e o mexicano Alfonso Celis (AVF) completaram os dez primeiros.
O brasileiro Bruno Bonifacio (Draco) se envolveu em um acidente com o canadense Nicholas Latifi (Arden) na oitava volta. Ambos abandonaram, com o Safety-Car sendo acionado.
1 – Oliver Rowland – Fortec – 23 voltas em 42’39″609
2 – Nyck De Vries – Dams – 1″239
3 – Jazeman Jaafar – Fortec – 10″690
4 – Matthieu Vaxiviere – Lotus Charouz – 11″264
5 – Tom Dillmann – Carlin – 12″635
6 – Tio Ellinas – Strakka – 13″540
7 – Pietro Fantin – Draco – 14″986
8 – Gustav Malja – Strakka – 16″188
9 – Egor Orudzhev – Arden – 20″440
10 – Alfonso Celis – AVF – 26″499
11 – Marlon Stockinger – Lotus Charouz – 28″188
12 – Yu Kanamaru – Pons – 30″844
13 – Rene Binder – Pons – 31″401
14 – Aurelien Panis – Tech 1 – 37″860
15 – Sean Gelael – Carlin – 38″581
16 – Beitske Visser – AVF – 44″832
Volta mais rápida: Oliver Rowland 1’43″611
Abandonos:
Nicholas Latifi – Arden – 8 voltas
Bruno Bonifacio – Draco – 8 voltas
Roy Nissany – Tech 1 – 6 voltas
Dean Stoneman – Dams – 4 voltas
Prova 2:
Neste domingo (13/09), Elinas venceu a segunda prova da etapa. Malja completou a dobradinha da Strakka Racing. De Vries foi o terceiro.
Com a pista molhada, o pole Rowland rodou logo primeira curva, com Fantin assumindo a liderança. Nas primeiras voltas, Fantin abriu uma confortável vantagem de doze segundos.Â
Na quinta volta, o francês Aurelien Panis (Tech 1) ficou parado na curva um. Provocando o Safety-car. Com os pits abertos, para a troca obrigatória de pneus, Fantin, Vaxiviere, Rowland e o britânico Dean Stoneman (Dams) permaneceram na pista. Elinas e Melja entraram nos boxes.
Com a prova reiniciada, os lideres, sem conseguir abrir vantagem suficiente, foram para os boxes. Perdendo muitas posições.
Elinas superou Malja depois da relargada, e assumiu a liderança. Nas voltas finais, uma forte chuva atingiu a pista. Na volta final, o cipriota cometeu um erro, e Malja tentou superar o parceiro de equipe. Mas também errou. Â Elinas venceu, seguido por Malja e de Vries. Â
Celis foi o quarto, seguido por Orudzhev e o israelense Roy Nissany (Tech 1). O filipino Marlon Stockinger (Lotus Charouz), o austrÁaco Rene Binder (Pons), Fantin e Rowland fecharam a zona de pontos. Bonifácio terminou na 12ª posição.Â
Rowland lidera o campeonato com 235 pontos, seguido por Vaxiviere com 185. De vries é o terceiro com 116.
A próxima etapa, no Le Mans Bugatti, na França, acontece nos dias 26 e 27 e setembro.Â
1 – Tio Ellinas – Strakka – 22 voltas em 42’32″506
2 – Gustav Malja – Strakka – 2″240
3 – Nyck De Vries – Dams – 4″430
4 – Alfonso Celis – AVF – 11″016
5 – Egor Orudzhev – Arden – 14″109
6 – Roy Nissany – Tech 1 – 17″793
7 – Marlon Stockinger – Lotus Charouz – 21″187
8 – Rene Binder – Pons – 23″461
9 – Pietro Fantin – Draco – 29″803 *
10 – Oliver Rowland – Fortec – 30″240
11 – Matthieu Vaxiviere – Lotus Charouz – 34″088
12 – Bruno Bonifacio – Draco – 35″926
13 – Yu Kanamaru – Pons – 37″609
14 – Tom Dillmann – Carlin – 40″166
15 – Beitske Visser – AVF – 51″188
16 – Sean Gelael – Carlin – 1’24″729
17 – Roy Nissany – Tech 1 – 1 volta
18 – Jazeman Jaafar – Fortec – 1 volta
* Punido em 20 segundos
Volta mais rápida: Tom Dillmann 1’43″300
Abandonos
Aurelien Panis – Tech 1 – 5 voltas
Nicholas Latifi – Arden – 1 volta
Campeonato:
1.Rowland 235; 2.Vaxiviere 185; 3.De Vries 116; 4.Jaafar, Stoneman 106; 6.Ellinas 96; 7.Dillmann 89; 8.Malja 67; 9.Orudzhev 66; 10.Fantin 61.