O venezuelano Pastor Maldonado da Trident venceu com facilidade a prova no Principado de Monte Carlo.
Maldonado com um carro muito superior aos seus rivais chegou 8s439 a frente do segundo colocado, o italino Giorgio Pantano (Campos).
Mesmo com duas intervenções do Safety Car, Maldonado conquistou sua primeira vitória na temporada. Completou o pódio o atual lÁder da temporada, o alemão Timo Glock (iSport), que sofreu pressão muita pressão do italiano Luca Filipi (Super Nova), mas não conseguiu superar o alemão.
Lucas Di Grassi (ART) terminou a prova na 5ª colocação, a frente do russo da Campos, Vitaly Petrov que pressionou muito o brasileiro na busca de uma ultrapassagem.
O suÁco Sebastian Buemi que fez sua estréia pela equipe ART substituindo o alemão Michael Ammermüller conquistou 2 pontos ao terminar na 7ª colocação, a frente do brasileiro Antonio Pizzonia que conquistou seu primeiro ponto na temporada, correndo pela FMS.
Bruno Senna chegou a liderar a prova, porém após a parada obrigatória nos boxes terminou apenas na 11ª colocação. Xandinho Negrão, saindo da última posição no grid não teve muito o que fazer nas ruas travadas de MÁ´naco e conseguiu apenas somar seu primeiro ponto, devido a volta mais rápida; o brasileiro da Minardi/Piquet finalizou a prova em 15º.
Sérgio Jimenez se enroscou com o espanho Borja Garcia e não completou a prova.
Após a prova de MÁ´naco, Glock continua lÁder com 37 pontos, seguido por Filipe com 21 e Bruno Senna, que perdeu a vice liderança e está empatado com Lucas Di Grassi, com 18 pontos. Maldonado vem logo em seguida, que agora após a vitória, soma 12 pontos.
Confira o resultado final da prova:
1 – Pastor Maldonado (VEN) – Trident – 1h06min49s495 (45 voltas)
2 – Giorgio Pantano (ITA) – Campos – +8s439
3 – Timo Glock (ALE) – iSport – + 10s936
4 – Luca Filipe (ITA) – SuperNova – + 11s302
5 – Lucas Di Grassi (BRA) – ART – + 14s286
6 – Vitaly Petrov (RUS) – Campos – + 15s059
7 – Sebastien Buemi (SUI) – ART – + 16s622
8 – Antonio Pizzonia (BRA) – FMS – + 18s104
9 – Adrian Zaugg (AFS) – Arden
10 – Kazuki Nakajima (JPN) – DAMS
11 – Bruno Senna (BRA) – Arden
12 – Kohei Hirate (JPN) – Trident
13 – Ho-Pin Tung (CHI) – BCN
14 – Andy Soucek (ESP) – DPR
15 – Xandinho Negrão (BRA) – Minardi Piquet