Campeão nas sete últimas temporadas, piloto do Team Scud Racing consegue reação eficiente depois de perder posições na largada.
Foi de Gilson Scudeler a vitória na primeira etapa da categoria Superbike do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O paulista do Team Scud Racing dominou a corrida, disputada em bateria única neste domingo (31) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, levando a Honda número 1 Á vitória sob um calor de 32 graus, que desafiou os pilotos com Ándices acentuados de desgaste de pneus.
“Mais uma vez, consegui começar uma temporada da mesma forma como terminei o campeonato anterior, ou seja, com vitória. É muito gratificanteâ€, festejou o piloto, que conquistou o tÁtulo da categoria Superbike em 2006, 2007 e 2008 – antes, entre 2002 e 2005, obteve quatro tÁtulos consecutivos na Supersport, então a principal categoria da competição nacional. “Essa foi uma vitória que premiou os vários obstáculos que superamosâ€, disse.
Scudeler chegou ao primeiro lugar mesmo tendo sua moto, decorada nas BR Petrobras, Honda, GP Lubrax, Arlen Ness, Akrapovic, Shark, Afam, Ferodo, Puig, Rizoma, BMC, Hotbodies, Samacar, Luna e Calfin, ainda configurada pelo regulamento técnico praticado no ano passado. “O regulamento deste ano liberou a preparação das motos, mas isso só foi anunciado a poucos dias da corrida, nós não tivemos tempo para fazer as adaptaçõesâ€, explicou.
Os testes de dinamÁ´metro feitos logo após o encerramento da corrida no Rio acusou a menor potência do motor da moto de Scudeler, não submetido Á s liberações recentes. “O teste no dinamÁ´metro mostrou que eu tinha até 15 cavalos de potência a menos que alguns outros pilotos. Isso valoriza bastante o resultado que nossa equipe conquistou no Rio. Foi uma vitória de superaçãoâ€, acrescentou o heptacampeão brasileiro de motovelocidade.
Largando da pole, Scudeler adotou uma estratégia conservadora. “Eu não quis forçar o ritmo na primeira curva, que é muito fechada, acho que foi cauteloso até demais. CaÁ para quinto. Completei a primeira volta já em segundoâ€, resumiu, acerca de sua atuação na primeira volta. A essa altura, o também paulista José LuÁs Teixeira, que largou em segundo, liderava a disputa com aproximadamente quatro segundos de vantagem.
“Comecei a descontar meio segundo por volta, em média. Na 12ª volta, fiz a ultrapassagem sobre o Teixeira e comecei a abrir um pouquinho de vantagem. O problema é que o calor estava bem mais forte que nos treinos, isso comprometeu a durabilidade dos pneusâ€, relatou o vencedor, reforçando a dificuldade que teve nas voltas finais. “Os pneus estavam bastante deteriorados nas quatro ou cinco últimas voltas, a moto ficou instávelâ€.
Depois de 22 voltas, os 10 primeiros colocados na corrida deste domingo em Jacarepaguá foram os seguintes:
1º) Gilson Scudeler (SP/Honda)
2º) José Luiz Teixeira (SP/Yamaha)
3º) Murilo Colatrelli (SP/Suzuki)
4º) Bruno Corano (SP/Suzuki)
5º) Rodrigo de Benedictis (SP/Suzuki)
6º) Ricardo Simohara (SP/Suzuki)
7º) Alecsandre Brieda (MG/Honda)
8º) Sarin Carlesso (RS/Suzuki)
9º) Daniel Mendonça (BA/Honda)
10º) Paulo Amaral (SP/Suzuki)