Pilotos brasileiros enfrentam problemas na terceira edição da prova portuguesa de resistência. Chofard prepara-se para desafio em Jerez.
Foi um tanto conturbada a participação dos brasileiros Pierre Chofard e Gilson Scudeler na terceira edição dos 500 QuilÁ´metros de Estoril. Uma queda na fase inicial da corrida de domingo (2) no circuito português acarretou uma série de outros contratempos que culminaram com o abandono da dupla na fase final da disputa. A vitória foi conquistada pelos portugueses Luiz Carreira e Luiz Pimenta, na equipe que tinha Antonio Carreira como piloto reserva.
Os pilotos brasileiros, que disputaram a corrida numa parceria entre sua equipe, o Team Scud Petrobras, e a lusitana J. Saraiva Motorsport, conquistaram o terceiro lugar no grid. Chofard, encarregado do primeiro turno de pilotagem nas quase quatro horas de disputa, assumiu a vice-liderança e imprimiu um ritmo forte, até que, na 14ª volta, sofreu uma queda. O incidente provocou um problema com o acelerador da Honda CBR 1000RR da dupla.
O defeito forçou a intervenção, ainda na pista, de um dos mecânicos do Team Scud Petrobras. Chofard voltou Á pista e foi para os boxes, onde as equipes promoveram todo o reparo necessário. Algumas voltas depois, Scudeler assumiu a missão de empreender uma corrida de recuperação. Estava em 16º quando os comissários de prova determinaram uma punição pelo auxÁlio externo, irregular em provas de resistência. Voltou aos boxes e teve de lá ficar por cinco minutos.
Com o limite de minutos de pilotagem prestes a se esgotarem, Scudeler passou a Chofard o comando da moto número 112, decorada nas logomarcas de Petrobras, Podium, Honda e Calfin. Seu parceiro, contudo, sentia fortes dores, em decorrência da queda na fase inicial da disputa, e não suportou mais do que 20 minutos na pista. Scudeler, pelo regulamento da competição, não podia retomar o comando da motocicleta, o que determinou o abandono da dupla.
“Nas primeiras voltas, todos os pilotos da ponta andaram num ritmo muito forte, um ritmo de corrida curtaâ€, observou Scud. “O Pierre também estava muito rápido, ele deixou muito clara para nós a impressão de que vai brigar pela vitória no domingoâ€, acrescentou, numa alusão Á quinta etapa do Campeonato Português de Motovelocidade. Chofard disputar a prova, marcada para o circuito espanhol de Jerez de la Frontera, inscrito pela categoria Stocksport.
Foto: Divulgação