Motovelocidade: LÁ­der do Brasileiro, Scudeler vai a Jerez para correr no PortuguÁªs de Superbikes

Piloto do Team Scud Petrobras disputa penúltima etapa da série
lusitana visando tirar pontos dos adversários do piloto da Honda.


LÁ­der absoluto do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, com três vitórias e dois segundos lugares nas cinco etapas já disputadas da categoria Superbikes, Gilson Scudeler terá um desafio atÁ­pico neste domingo (10). O piloto do Team Scud Petrobras participará no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, da sexta e penúltima etapa do Campeonato Português. Ele vai embarcar para a Espanha na tarde desta quarta-feira (6).

Em Jerez, Gilson pilotará uma Honda CBR 1000RR, similar Á  que utiliza no Brasileiro. Sua participação na penúltima prova da temporada lusitana cerca-se de dois objetivos. O primeiro deles é auxiliar Luis Carreira, da Honda, na disputa matemática pelo tÁ­tulo da categoria Stocksport 1000, equivalente Á  Superbikes do Brasil. O outro, colher subsÁ­dios para o desenvolvimento das motos de sua equipe no restante da temporada do Brasileiro.

No ano passado, Scudeler atuou numa etapa do Campeonato Português em Jerez. Foi quarto colocado, desempenho que contribuiu para Carreira chegar ao tÁ­tulo. Na classificação atual, a liderança é de José Leite, piloto da Suzuki, que soma 111 pontos. Rui Reigoto, da Yamaha, tem 92. Carreira, da Honda, é terceiro, com 83. Só os três mantêm chances de conquistar o tÁ­tulo. A sétima e última etapa, em Braga, está marcada para 1º de outubro.

“A corrida de 2005 foi bem atÁ­pica, porque eu corria no Brasil com motos de 600 cilindradas e tive que me adaptar Á  pilotagem de uma moto de 1.000 cc”, lembra o piloto paulista. “Agora, a situação é bem diferente. Com a implantação da categoria Superbikes no Brasileiro, já estou acostumado com a moto de 1.000 cc, além de tentar ajudar o Luis na briga pelo tÁ­tulo, também vou buscar informações técnicas, principalmente sobre os pneus”, comenta.