F3 Brasil: FamÁ­lia Coletta domina segunda prova do dia e fecha etapa de abertura com vitória

Uma festa em famÁ­lia marcou a segunda prova que fechou a programação da etapa de abertura da F-3 Brasil 2017, em Curitiba. Quem puxou a comemoração foi Murilo Coletta, ganhador da corrida, disputada sob chuva na tarde deste sábado (18). Marcel, seu irmão mais novo, conseguiu uma ultrapassagem na última volta para terminar em terceiro lugar no geral e triunfar na F-3 Academy, a nova divisão de acesso da categoria.

Na primeira corrida do dia, Murilo havia ficado na terceira colocação. Com os 24 pontos somados, ele assume a liderança do campeonato, empatado com Pedro Caland, mas em vantagem no critério de desempate.
 
Leia também: Guilherme Samaia aproveita incidente na largada e vence a primeira prova em Curitiba
 
Com o tempo instável em Curitiba, os Coletta foram conservadores e largaram com pneus de chuva. Outros, no entanto, optaram por usar slick, apostando em pista mais seca no decorrer da prova. Foi o caso de Vitor Baptista, que estava na posição 11 do grid e antes da primeira curva já era o quarto colocado.
 
Enzo Elias, pole por conta do grid invertido em relação Á  primeira corrida, não conseguiu sustentar a posição e viu Pedro Caland assumir a liderança, seguido por Murilo Coletta.
 
A tática ousada de Baptista parecia que daria certo. Mais rápido do que os pilotos com pneus de chuva, ele ultrapassou Caland e Coletta ao mesmo tempo antes do fim da reta dos boxes, na abertura da sexta volta, e pulou para a ponta. Mas logo a meteorologia frustrou os planos do campeão da Euroformula Open em 2015. Com chuva mais constante, ele perdeu desempenho e passou a ter dificuldades para manter o carro reto na pista.
 
Com pneus mais adequados para o momento, Coletta foi tirando a diferença e virou lÁ­der com facilidade, na volta 13, e assim seguiu até a bandeirada, com Caland no segundo posto. Mesmo sofrendo para seguir na corrida, Baptista manteve-se em terceiro até a volta final, quando Marcel Coletta o ultrapassou.
 
A dobradinha em famÁ­lia teve comemoração e emoção, especialmente com Murilo, que saiu do carro com lágrimas nos olhos. “Acho que eu não chorava desde 2015, quando fui campeão brasileiro de kart”, disse o jovem piloto da Cesário F3.
 
A segunda etapa da F3 Brasil será nos dias 5 e 6 de maio, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, também como evento suporte da Porsche Império GT3 Cup.
 
 
Depoimentos
 
Marcel Coletta – vencedor da F-3 Academy nas duas corridas

O sábado foi muito bom. Nos treinos, a gente teve um pouco de dificuldade com o câmbio, mas graças a Deus no fim deu tudo certo. Na primeira corrida, tive uma quebra, mas consegui me manter na pista e ganhar. Na segunda, foi um pouco mais difÁ­cil, ganhei posições depois que o piloto na minha frente tomou uma penalização. Estou feliz porque deu tudo certo.
 
Murilo Coletta – lÁ­der do campeonato
 
Sair com uma vitória em minha estreia na F-3 é algo que eu não esperava. Estou muito feliz. É uma emoção inexplicável, nunca vou esquecer essa corrida.
 
Pedro Caland – segundo colocado nas duas corridas do dia

Foi uma surpresa essa corrida por causa do clima. Teve gente andando de slick, mas eu optei pelos pneus de chuva. No inÁ­cio, larguei bem e consegui abrir um pouco, mas depois conseguiram me passar. Quando a chuva aumentou, fui tirando a diferença, mas no fim tive um problema com a bateria. Agora é tentar ficar na liderança do campeonato na próxima etapa.
 
Vitor Baptista – quarto colocado na segunda prova

Foi um desafio andar de slick, mas era uma tentativa nossa para o começo da corrida. A gente sabia que a chuva viria, só não sabia em qual horário. Assim como deu certo até o meio da corrida, logo a chuva voltou forte e não deu mais para manter o ritmo. Se eu fosse para o box, perderia muito tempo. Como não é todo dia que a gente consegue pilotar um Fórmula com pneu slick na chuva, deu para curtir e se divertir.
 
 
Resultado da segunda corrida:

1° Mu. Coletta – 32:29:055
2° P. Caland -  a 2s015
3° Ma. Coletta* – a 1 volta
4° V. Batista – a 1 volta
5° L. Souza – a 1 volta
6° G. Samaia – a 1 volta
7° I. Fraga* – a 1 volta
8° R. Barranco* – a 2 voltas
9° S. Henrique* – a 2 voltas
10° P. Goulart* – a 2 voltas
11° L. Barbosa* – a 5 voltas
12° E. Elias* – a 7 voltas
13° G. Raucci – a 9 voltas
 
* F-3 Academy.
 
Classificação geral após uma etapa:
 
F-3 Brasil
 
Piloto                  Pontos
1° Mu. Coletta – 24
2° P. Caland – 24
3° G. Samaia – 20
4° L. Souza – 14
5° V. Baptista – 9
 
F-3 Academy
 
Piloto                  Pontos
1° Ma. Coletta – 30
2° P. Goulart – 14
3° E. Elias – 12
4° I. Fraga – 12
5° L. Barbosa – 12
6° R. Barranco – 9
7° S. Henrique – 7