O inglês Oliver Turvey, da Carlin, assumiu a liderança do campeonato depois de dez etapas, e vinte provas disputadas. Com duas vitórias e dois segundos nas etapas de Silverstone e Bucareste, Turvey soma 222 pontos, doze a mais do que o espanhol Jaime Alguersuari, seu parceiro de equipe.
A primeira prova da 9º etapa, em Silverstone, na Inglaterra, aconteceu no dia 16 de agosto, com vitória de Turvey, seguido pelo australiano Brendon Hartley, também da Carlin. O sueco Marcus Ericsson, da Fortec, completou o pódio.
Pela primeira vez na temporada um brasileiro disputou uma prova. Clemente Faria, pela RÁ¤ikkÁ¶nen Robertson Racing, terminou na 20º posição.
O mexicano Sergio Pérez, da T Sport, com o quarto lugar, voltou Á liderança do campeonato, com um ponto a mais do que Alguersuari, 5º na prova, 173-172. Turvey somava 171.
Turvey venceu novamente no dia seguinte, com Ericsson em 2º. O inglês Nick Tandy, da JTR, ficou em 3º. Pérez foi novamente 4º e Alguersuari, 6º. Faria foi o 18º colocado.
Com 192 pontos Turvey assumiu pela primeira vez a liderança na tabela, com Pérez somando 183 e Alguersuari, 178.
Hartley venceu a primeira prova da 10º etapa, disputada nas ruas de Bucareste, na Romênia, no dia 23 de agosto. Turvey e Alguersuari completaram o pódio. Pérez abandonou na 12º volta.
Turvey foi a 207 pontos na tabela, seguido por Alguersuari, com 190 e Pérez, somando 183.
No dia 24 de agosto aconteceu a 20º prova do ano, e segunda da 10º etapa. A Carlin dominou o pódio, com vitória de Alguersuari, seguido por Turvey e Hartley. Perez abandonou novamente, na 7º volta, saindo sem pontos da etapa e se complicando na luta pela taça.
Turvey soma 222 pontos, contra 210 de Alguersuari. Hartley é 3º, com 192, com Pérez caindo para a 4º posição, com 183.
Quarenta e dois pontos estão em disputa, vinte de cada vitória e mais dois das melhores voltas.
A 11º e última etapa acontece em Donington, na Inglaterra, no dia 12 de outubro.
Grid, prova 1, Silverstone:
1 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’15″000
2 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’15″131
3 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 1’15″302
4 – John Martin (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’15″365
5 – Jaime Alguersuari (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’15″376
6 – Sergio Perez (Dallara 308-Mugen) – T Sport – 1’15″549
18 – Clemente Faria (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’16″659
Final, prova 1, Silverstone:
1 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 24 voltas em 30’46″015
2 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1″482
3 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 4″228
4 – Sergio Perez (Dallara 308-Mugen) – T Sport – 6″299
5 – Jaime Alguersuari (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 7″700
6 – John Martin (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 9″180
20 – Clemente Faria (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 53″850
Grid, prova 2, Silverstone:
1 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’14″906
2 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’15″016
3 – Nick Tandy (Mygale M08-Mercedes) – JTR – 1’15″136
4 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 1’15″186
5 – Sergio Perez (Dallara 308-Mugen) – T Sport – 1’15″198
6 – Sam Abay (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’15″234
19 – Clemente Faria (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’16″344
Final, prova 2, Silverstone:
1 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 24 voltas em 30’45″552
2 – Marcus Ericsson (Dallara 308-Mercedes) – Fortec – 1″009
3 – Nick Tandy (Mygale M08-Mercedes) – JTR – 12″697
4 – Sergio Perez (Dallara 308-Mugen) – T Sport – 14″937
5 – Atte Mustonen (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 18″703
6 – Jaime Alguersuari (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 19″291
18 – Clemente Faria (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 53″119
Grid, prova 1, Bucareste:
1 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’11″960
2 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’12″819
3 – Jaime Alguersuari (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’12″913
4 – Esteban Guerrieri (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 1’13″230
5 – Sam Abay (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’13″542
6 – Max Chilton (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1’13″561
Final, prova 1, Bucareste:
1 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 15 voltas em 23’50″696
2 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 5″831
3 – Jaime Alguersuari (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 6″701
4 – Esteban Guerrieri (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 8″203
5 – Sam Abay (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 8″822
6 – Max Chilton (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 9″715
Grid, prova 2, Bucareste:
1 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’12″036
2 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’12″039
3 – Jaime (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1’12″535
4 – John Martin (Dallara 308-Mercedes) – Raikkonen – 1’12″959
5 – Max Chilton (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1’12″995
6 – Walter Grubmuller (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 1’13″016
Final, prova 2, Bucareste:
1 – Jaime Alguersuari (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 20 laps 30’43″123
2 – Oliver Turvey (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 0″642
3 – Brendon Hartley (Dallara 308-Mercedes) – Carlin – 1″121
4 – Esteban Guerrieri (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 10″113
5 – Michael Devaney (Mygale M08-Mercedes) – Ultimate – 12″233
6 – Walter Grubmuller (Dallara 308-Mercedes) – Hitech – 12″891
Campeonato:
1.Turvey 222;
2.Alguersuari 210;
3.Hartley 192;
4.Perez 183;
5.Mustonen 134;
6.Ericsson 132;
7.Hohenthal 105;
8.Devaney 91;
9.Chilton 69;
10.Tandy 65.