F3 Inglesa: Maro Engel e Marko Asmer vencem em Monza

O alemão Maro Engel e o estoniano Marko Asmer foram os vencedores da 5º rodada dupla do campeonato, disputada no domingo (24/06), em Monza, na Itália.

 


Na 9º etapa, Engel venceu pela segunda vez na temporada. O inglês Sam Bird e o brasileiro Alberto Valério completaram o pódio, totalmente dominado pela Carlin Motorsport. Marko Asmer, da Hitech, foi o 4º colocado.


Nas primeiras voltas da corrida aconteceram diversos acidentes, envolvendo entre outros: Stephen Jelley, Sebastian Hohenthal e Greg Mansell. Isto beneficiou Valério, que havia largado em 10º lugar, e ganhou diversas posições, além de fazer algumas ultrapassagens, a conquistar mais um pódio no ano. Ele chegou a se envolver em um toque com Asmer.


O brasileiro Mario Moraes, da Carlin, fez um boa prova, terminando na 9º posição.


A 10º etapa foi vencida por Asmer, que manteve a sua vantagem na liderança do campeonato, com o seu sexto triunfo no ano. Engel foi o 2º, com Bird na 3º posição.


A prova teve um fantástico duelo entre Asmer e Engel pela vitória. O alemão, que saiu na pole-position nas duas provas, manteve a ponta até a 11º volta, quando foi superado por Asmer na primeira curva. O duelo se manteve e Engel retomou a ponta na 14º volta, mas na curva seguinte Asmer foi novamente para a liderança.


Engel não desistiu da luta, com Asmer vencendo com apenas 0s680 de vantagem.


Moraes terminou em 14º e Valério na 27º posição, depois de ter que reparar o bico do carro, devido a um toque do finlandês Atte Mustonen, que havia rodado a sua frente. O brasileiro era um dos lÁ­deres da prova.


O uruguaio Rodolfo Gonzalez, da T Sport , sofreu um incrÁ­vel acidente na 5º volta, capotando, e saindo ileso do caro.


Asmer lidera o campeonato com 150 pontos, 45 a mais do que Bird, o vice-lÁ­der.


A próxima rodada dupla acontece no dia 15 de julho, em Brands Hatch, na Inglaterra.


Final, 9º etapa:


1 – Maro Engel (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 16 voltas em 28’43″419
2 – Sam Bird (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 2″926
3 – Alberto Valerio (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 4″807
4 – Marko Asmer (Dallara 307-Mercedes) – Hitech – 5″925
5 – Jonathan Kennard (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – 7″600
6 – Esteban Guerrieri (Mygale-Mercedes) – Ultimate – 21″394
7 – Niall Breen (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 21″529
8 – Michael Devaney (Mygale-Mercedes) – Ultimate – 21″967
9 – Mario Moraes (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 22″875
10 – Sergio Perez (Dallara 304-Mugen) – T Sport – 23″367
11 – Stephen Jelley (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – 27″045
12 – Matteo Chinosi (Dallara 306-Mugen) – Ombra – 27″321
13 – Max Chilton (Dallara 307-Mercedes) – Arena – 27″362
14 – Cheng Cong Fu (Dallara 304-Mugen) – Performance – 29″093
15 – Walter Grubmuller (Dallara 307-Mercedes) – Hitech – 31″269
16 – John Martin (Dallara 307-Mugen) – Docking – 35″354
17 – Federico Glorioso (Dallara 306-Opel) – Ombra – 46″523
18 – Rodolfo Gonzalez (Dallara 307-Mugen) – T Sport – 48″294
19 – Leo Mansell (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – 48″784
20 – Michael Meadows (Dallara 304-Mugen) – Raikkonen – 50″736
21 – Alex Waters (Dallara 304-Mugen) – Promatecme – 51″484
22 – Francesco Castellacci (Dallara 307-Mugen) – Docking – 1’00″300
23 – Viktor Jensen (Dallara 304-Mugen) – Docking – 1’04″300
24 – Albert Costa (Dallara 304-Mugen) – Raikkonen – 1’15″500
25 – Alistair Jackson (Dallara 304-Mugen) – Raikkonen – 1’18″300
26 – Juan Pablo Garcia (Lola Dome 106-Mugen) – Fluid – 1’41″500


Volta mais rápida: Stephen Jelley 1’46″546


Abandonos:
Sean Petterson – 15 voltas
Ricardo Teixeira – 5
Sebastian Hohenthal – 3
Greg Mansell – 2
Hamad Al Fardan – 1
Dominick Muermans – 1
Atte Mustonen – 0



Final, 10º etapa:


1 – Marko Asmer (Dallara 307-Mercedes) – Hitech – 16 voltas em 28’43″534
2 – Maro Engel (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 0″680
3 – Sam Bird (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 8″921
4 – Niall Breen (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 16″599
5 – Jonathan Kennard (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – 18″073
6 – Sebastian Hohenthal (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – 20″496
7 – Sergio Perez (Dallara 304-Mugen) – T Sport – 21″424
8 – Michael Devaney (Mygale-Mercedes) – Ultimate – 21″731
9 – Greg Mansell (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – 22″672
10 – Cheng Cong Fu (Dallara 304-Mugen) – Performance – 23″450
11 – Esteban Guerrieri (Mygale-Mercedes) – Ultimate – 24″357
12 – Matteo Chinosi (Dallara 306-Mugen) – Ombra – 24″523
13 – John Martin (Dallara 307-Mugen) – Docking – 26″709
14 – Mario Moraes (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 28″961
15 – Hamad Al Fardan (Dallara 304-Mugen) – Performance – 34″919
16 – Max Chilton (Dallara 307-Mercedes) – Arena – 36″629
17 – Michael Meadows (Dallara 304-Mugen) – Raikkonen – 39″883
18 – Stephen Jelley (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – 41″927
19 – Juan Pablo Garcia (Lola Dome 106-Mugen) – Fluid – 45″832
20 – Sean Petterson (Lola B06/30-Mugen) – Fluid – 48″335
21 – Federico Glorioso (Dallara 306-Mugen) – Ombra – 49″490
22 – Alex Waters (Dallara 304-Mugen) – Promatecme – 49″978
23 – Atte Mustonen (Dallara 307-Mercedes) – Raikkonen – 50″274
24 – Leo Mansell (Dallara 307-Mercedes) – Fortec – 56″290
25 – Alistair Jackson (Dallara 304-Mugen) – Raikkonen – 1’03″797
26 – Albert Costa (Dallara 304-Mugen) – Raikkonen – 1’07″903
27 – Alberto Valerio (Dallara 307-Mercedes) – Carlin – 1 volta
28 – Viktor Jensen (Dallara 304-Mugen) – Docking – 1 volta
Volta mais rápida: Alberto Valerio 1’46″073


Abandonos:


Francesco Castellacci – 6 voltas
Ricardo Teixeira – 5
Rodolfo Gonzalez – 5
Walter Grubmuller – 2
Dominick Muermans – 1


 


Campeonato:
1.Asmer 150;
2.Bird 105;
3.Engel 99;
4.Breen 81;
5.Jelley 79;
6.Kennard 64;
7.Valerio 63;
8.Hohenthal 51;
9.G.Mansell 25;
10.Gonzalez 22;
11.Devaney 19;
12.Mustonen, Guerrero 17;
14.Martin 10;
15.Moraes 8.