Com apenas quatro ‘veteranos’, categoria visita circuito que possui, tecnicamente, caracterÁsticas de um oval. Por isso, seu traçado é muito veloz – e respeitado. Volante fica na posição neutra apenas uma vez por volta.
Com a maioria de seu grid composta por pilotos novatos, o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 disputa no próximo fim de semana a segunda rodada dupla da temporada no veloz circuito gaúcho de Tarumã. A pista, que possui 3.016 metros de extensão, é um desenho que reúne diversas caracterÁsticas técnicas presentes em uma pista oval.
â€œÉ um traçado muito rápido, no qual fazemos curvas a mais de 210 km/hâ€, detalha o goiano Rodolpho Santos (Neo QuÁmica/Palu Suisse/Wurth), de 18 anos, um dos pilotos que acelerará pela primeira vez o veloz Dallara F301/Ford-Berta em Tarumã. “Esta pista tem apenas uma curva para a direita. E, unindo grande velocidade e praticamente apenas curvas para um lado só, ela possui as caracterÁsticas que nos induzem a fazer o acerto com conceitos utilizados em circuitos ovais. Afinal, nesta pista o volante fica ‘neutro’ (‘reto’) apenas uma vez em toda a volta, na reta dos boxes. Nos demais trechos, estamos sempre fazendo algum tipo de contornoâ€, continua Rodolpho.
Pneus mais resistentes – Apenas uma informação basta para dar idéia do tipo de desafio apresentado por Tarumã: a Fórmula 3 é a categoria mais veloz da América do Sul. Por isso, no ano passado, as elevadas e constantes velocidades, o piso abrasivo de Tarumã e os grandes Ándices de força g (padrão que corresponde Á força exercida pela gravidade) levaram a fornecedora de pneus, Pirelli, a produzir um composto especial visando eliminar problemas de segurança em carros que transitam a 270 km/h.
“Uma caracterÁstica importante no traçado gaúcho não é apenas ter velocidades máximas muito altas, mas também – e talvez principalmente – manter o carro nessas velocidades por praticamente toda a voltaâ€, detalha o experiente chefe de equipe Amir Nasr, que dirige o time defendido por Rodolpho Santos e o brasiliense Felipe Guimarães. “Em uma situação dessas, a equipe e o piloto são exigimos no máximo de suas competências o tempo todo: concentração, velocidade, raciocÁnio e reações rápidas, entendimento técnico… Enfim, é todo o pacote de uma boa equipe elevado ao máximo. Então, Tarumã é sempre um desafio Á parte na temporadaâ€, continua o dirigente da Amir Nasr Racing. “Nesta pista está a famosa Curva 1 que é, na minha opinião, espetacularâ€, observa Rodolpho Santos. “Ultrapassar ali é para quem realmente sabe o que está fazendo. É por isso que em Tarumã se diz que essa curva separa os homens dos meninosâ€.
Classificação da F-3 Sul-Americana após duas etapas:
1) Clemente Junior, 20 pontos
2) Fernando Galera, 16
3) Denis Navarro e Rafael Suzuki, 10
4) LucÁlio Baumer, 6
5) Ernesto Otero, 5
6) Willian Starostik, 4
7) Douglas Soares e Douglas Hiar, 3
8) Geovane Cerutti, 1
Foto: Luca Bassani/RaceOne