F3 Inglesa: Bruno Senna volta ao pódio em Spa e recupera vice-liderança

Um novo terceiro lugar, no fechamento da rodada dupla deste sábado em Spa-Francorchamps (Bélgica), devolveu a Bruno Senna a vice-liderança do Campeonato Inglês de Fórmula 3.


A vitória foi do alemão Maro Engel, seguido pelo inglês Mike Conway. Engel, que conquistou a pole das duas provas, se tornou o quinto ganhador em 12 etapas.

Bruno cumpriu parcialmente a previsão da véspera, quando avisou que tentaria largar bem, ultrapassar Engel e partir para a quinta vitória da temporada. De fato, ele assumiu a ponta quando as luzes se apagaram e liderou as voltas iniciais. Mas na sexta recebeu um toque por trás do dinamarquês Christian Bakkerud e caiu para oitavo. Novamente obrigado a uma corrida de recuperação, ao contrário da véspera com pista seca, Bruno foi retomando as posições até garantir a última vaga no pódio.

“Fiz uma ótima largada e consegui abrir quase dois segundos sobre o Engel. Mas talvez tenha forçado demais o ritmo e os meus pneus não gostaram. Depois do toque com o Bakkerud, fiquei um pouco para trás. Minha sorte é que Spa é daqueles circuitos onde ainda existem vários pontos de ultrapassagem, o que me permitiu subir na corrida”, comentou Bruno, que classificou de “satisfatório” o fim de semana na Bélgica. “Poderia ter sido melhor, principalmente na prova da sexta-feira. Com uma volta a mais talvez desse até para brigar pela vitória. Hoje, o carro do Engel estava muito rápido”, reconheceu.

Na luta pelo tÁ­tulo, Bruno deixou Oliver Jarvis para trás, mas saiu da Bélgica com mais um ponto de desvantagem em relação ao lÁ­der Mike Conway. “Um pontinho a mais ou a menos não muda muita coisa. A diferença favorável ao Conway é grande, mas ainda tem muito campeonato pela frente. Estamos apenas entrando na segunda metade do calendário”, afirmou Bruno, que no próximo fim de semana correrá o Masters de Fórmula 3 em Zandvoort, na Holanda. Nesta terça-feira, o brasileiro fará um teste com os pneus Kumo – marca que equipará os carros naquela prova – no circuito francês de Lurcy-Lévis, próximo a Magny-Cours.

O resultado da 12ª etapa foi este:

1 – Maro Engel (Carlin Motorsport), Dallara F306-Mugen, 12 voltas em 30min51s865
2 – Mike Conway (Inglaterra), RÁ¤ikkÁ¶nen Robertson Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 6s005
3 – Bruno Senna (Brasil), RÁ¤ikkÁ¶nen Robertson Racig, Dallara F305-Mercedes HWA, a 7s464
4 – Jonathan Kennard (Inglaterra), Alan Docking Racing, Dallara F306-Mugen, a 11s050
5 – Salvador Durán (México), Hitech Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 12s139
6 – Yelmer Buurman (Holanda), Fortec Motorsport, Dallara F306-Mercedes HWA, a 13s288
7 – Karl Reindler (Alemanha), Alan Docking Racing, Dallara F306-Mugen, a 16s019
8 – Stephen Jelley (Inglaterra), RÁ¤ikkÁ¶nen Robertson Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 17s126
9 – James Walker (Inglaterra), Hitech Racing, Dallara F306-Mercedes HWA, a 19s878
10 – Oliver Jarvis (Inglaterra), Carlin Motorsport, Dallara F306-Mugen, a 24s950

A nova classificação: 1, Mike Conway, 179 pontos; 2, Bruno Senna, 132; 3, Oliver Jarvis, 123; 4, Maro Engel, 105; 5, Yelmer Buurman, 104; 6, Stephen Jelley, 65.