Foram apenas três anos de carreira no automobilismo até a conquista do tÁtulo da Fórmula 3 Sul-Americana, o principal campeonato do continente, no ano passado. Os resultados deixavam claro que o mineiro Alberto Valério, aos 20 de idade, estava pronto para o passo seguinte. O próximo desafio será a Fórmula 3 Inglesa, uma das categorias de base mais tradicionais do mundo, que lançou para a Fórmula 1 os três brasileiros que se tornaram campeões mundiais: Emerson Fittipaldi (em 1969), Nelson Piquet (em 1978) e Ayrton Senna (em 1983). O objetivo de Alberto Valério é chegar tão longe quanto eles. E para tanto, vai contar com a ajuda de um dos chefes de equipe mais experientes do automobilismo brasileiro. Augusto Cesário, que coordenou seu trabalho na conquista da Fórmula 3 Sul-Americana, embarca com ele para a Inglaterra.
Ter a companhia de um chefe de equipe brasileiro ajuda Alberto Valério a partir confiante rumo ao desconhecido. Ele nunca andou nas pistas da Inglaterra, terá sua primeira experiência com a versão 2006 do carro de Fórmula 3 (duas vezes mais evoluÁdo que o utilizado por aqui) e vai enfrentar adversários que jamais viu na vida. “Será tudo muito nova para nós e por este motivo acho importante ter um ambiente brasileiro dentro da equipe. Nosso objetivo é mesclar mecânicos brasileiros e ingleses, sob a orientação do Augusto Cesárioâ€, comenta Alberto Valério. Para o engenheiro brasileiro, também será a primeira experiência com sua equipe no exterior. â€œÉ uma experiência nova e muito produtiva para a Cesário Fórmula. Vamos poder mostrar fora da América do Sul o bom trabalho que desenvolvemos aquiâ€, analisa Augusto Cesário.
A parceria entre Alberto Valerio e a Cesário Fórmula rendeu ao time, no ano passado, o sexto tÁtulo da história na Fórmula 3 Sul-Americana. Logo após a conquista, o piloto se reuniu com o pai, o empresário e Augusto Cesário para definir por qual categoria competir em 2006. A opção pela Fórmula 3 Inglesa foi a mais natural. A categoria é uma vitrine para a Fórmula 1 e aparenta ser a mais apropriada para um estreante. Oferece 35 dias de treinos particulares, enquanto na Fórmula 3 Européia, por exemplo, os participantes têm apenas dez dias de testes ao longo da temporada. “A possibilidade de desenvolvimento na Fórmula 3 Inglesa é muito maior em razão do tempo que você passa treinando. Com certeza, foi um fator que pesou muito na decisãoâ€, afirma Alberto Valério.
A maior dificuldade de Alberto Valério no inÁcio de sua caminhada no exterior devem ser os circuitos, totalmente desconhecidos para ele. Porque o equipamento, apesar de um pouco diferente do utilizado na América do Sul, não reserva grandes segredos. “O carro deles está duas gerações mais evoluÁdo que o nosso. Por outro lado, o motor tem vinte cavalos a menos de potência que o utilizado aqui (são 260 cv contra 240 cv). Uma diferença que na pista não fica muito aparente. A maior velocidade atingida por eles foi de 273 km/h, exatamente a marca que atingimos na corrida de Rafaela, na Argentina, em 2005. A eletrÁ´nica aplicada no motor da Fórmula 3 Inglesa é que acaba nivelando as coisasâ€, explica o atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana.
Para o ano de estréia, o primeiro objetivo de Alberto Valério é o aprendizado. “Eu sempre entro pensando em vencer corridas e chegar ao tÁtulo, se for possÁvel. Vou para a Europa com a mesma meta, mas sei que no inÁcio é tudo mais difÁcil. Vou fazer o máximo para andar cada vez mais na frente e chegar rapidamente no nÁvel dos pilotos que já estão por lá há mais tempoâ€, revela. “Tenho conversado bastante com o Danilo Dirani (que fez dois anos na Fórmula 3 Inglesa) e com o Lucas di Grassi. Eles conhecem bem a categoria e me deram alguns conselhos importantes para a minha trajetóriaâ€, conclui. Chegando Á Fórmula 3 Inglesa, o mineiro que nasceu na cidade de Ipatinga terá a companhia de outro brasileiro: Bruno Senna, sobrinho de Ayrton Senna, que fará sua terceira temporada na categoria.
O tÁtulo na Fórmula 3 Inglesa pode colocar o nome de Alberto Valério na galeria dos dez brasileiros que venceram por lá. A lista conta com as presenças de Nelsinho Piquet (2004), AntÁ´nio Pizzonia (2000), Mario Haberfeld (1998), Gil de Ferran (1992), Rubens Barrichello (1991), MaurÁcio Gugelmin (1985), Ayrton Senna (1983), Chico Serra (1979), Nelson Piquet (1978) e Emerson Fittipaldi (1969). A atenção das equipes sobre a categoria é tanta que absolutamente todos os pilotos relacionados acima chegaram a pilotar mais de uma vez um carro de Fórmula 1 e oito deles chegaram Á categoria máxima do automobilismo mundial como pilotos titulares. Três, foram campeões mundiais. As estatÁsticas só aumentam a responsabilidade de Alberto Valerio. Quando calçar as luvas para a primeira corrida, ele terá nas mãos a responsabilidade de manter a tradição de um PaÁs que há mais de trinta anos revela campeões em série nas pistas da Inglaterra.
CurrÁculo de Alberto Valério, campeão da F-3 Sul-Americana:
Data de nascimento:6 de setembro de 1985
Local de nascimento:Ipatinga, Minas Gerais
Altura:1,85
Peso:74 kg
1995 InÁcio no Kart
1996 Campeão Regional de Kart, em Ipatinga
1997 Bicampeão Regional de Kart, em Ipatinga
1998 Disputa o Campeonato Paulista de Kart
1999 Disputa o Campeonato Mineiro de Kart
2001 Disputa o Campeonato Paulista e o Brasileiro de Kart
2002 Disputa o Campeonato Paulista e o Brasileiro de Kart
2003 Estréia na Fórmula 3 Sul-Americana
2004 6º colocado na Fórmula 3 Sul-Americana
2005 Campeão da Fórmula 3 Sul-Americana