Guilherme Spinelli e Youssef Haddad terminaram o dia em 18o, ganhando nove posições na etapa entre Villa Carlos Paz e Termas de RÁo Hondo, na Argentina
Depois do primeiro dia cancelado devido Á s chuvas, foi a hora de, finalmente, a Equipe Mitsubishi Petrobras acelerar no Rally Dakar 2016. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com o ASX Racing #318, terminaram o dia na 18a posição, com 3h59min34, ganhando nove posições e melhorando a colocação de largada para amanhã.
“Foi uma especial longa, cansativa, bem sinuosa, mas prazerosa. Do meio pro fim, muita dificuldade. Perdemos tempo atrás de outro piloto que não conseguimos ultrapassar devido Á poeira. Diferentemente de ontem, hoje não choveu e tinha muito pó”, disse Spinelli, que está em seu oitavo Rally Dakar. “Correu tudo bem, conseguimos terminar em uma boa colocação e com o carro em ordem. Agora iremos nos preparar para amanhã, além largarmos em uma posição melhor”, afirma o piloto.
O trecho entre Villa Carlos Paz e Termas de RÁo Hondo, na Argentina, teve que ser modificado antes da largada e foi reduzido para 387 km, passando por terrenos com grandes dificuldades, ladeiras, travessias de rios e trechos de alta velocidade.
“Foi uma especial muito técnica, com dezenas de radares e mudanças de ritmo o tempo todo. O carro se comportou muito bem e imprimimos um bom ritmo até ficarmos limitados na velocidade do carro da frente”, comentou Youssef. “Largar em uma posição melhor facilita, já que podemos impor nosso ritmo desde o inÁcio”, garante o navegador.
A dupla Carlos Sousa e Paulo Fiuza teve problemas logo no inÁcio do trecho. “Como vÁnhamos logo atrás deles, paramos para ajudar, mas não tÁnhamos o que fazer naquele momento”, explica Guiga. Eles conseguiram fazer um reparo e seguiram pela especial quase até o fim, quando foram obrigados a parar novamente para não comprometer o veÁculo.
Com isso, o carro de João Franciosi e Gustavo Gugelmin, da Ralliart Brasil, que vinha logo atrás, rebocou a dupla até a chegada. O regulamento da prova permite que outro competidor dê assistência, garantindo que a dupla permaneça na competição após o reparo da equipe técnica.
João Franciosi, que faz sua estreia na competição, optou por ajudar a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras e terminou na 66a posição, com 4h59min20. Carlos Sousa / Paulo Fiuza ficaram em 84a, com 5h49min36.
“No deslocamento inicial tinha muito trânsito, o que virou uma loucura, pois várias duplas não chegaram no tempo pra controlar, inclusive nós. Mas, por um lado, foi bom. Cada um que estivesse pronto largavam sem a ordem inicial e sem o intervalo de 30 segundo”, explicou o navegador Gustavo Gugelmin. “Mas já com 5 km pegamos o primeiro carro e fomos na poeira a prova inteira. Conseguimos fazer três ultrapassagens. Mas foi a prova inteira apertando botão do sentinela. “Resolvemos rebocar o Carlos e o Paulo até o final, para que não abandonassem o Dakar! Mas, tirando isso, foi uma especial tranquila, prazerosa e com muitos radares de vilarejos. Vamos em frente, foi só um dia ainda!”, completa.
Etapa 3 – 05 de janeiro
Termas de RÁo Hondo – San Salvador de Jujuy (ARG)
Deslocamento: 349 km
Especial: 314 km
Total: 663 km
O trecho especial de 314 quilÁ´metros desta terça-feira terá muitos pontos molhados, graças Á s chuvas fortes na região. O percurso terá curvas de alta velocidade que irão exigir atenção máxima das duplas.
A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocÁnio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.
Acompanhe a Equipe Mitsubishi Petrobras:
Site: www.mitsubishipetrobras.com.br
Facebook: www.facebook.com/EquipeMitsubishiBrasil
Twitter: www.twitter.com/eqpmitsubishibr
YouTube: www.youtube.com/eqpmitsubishibr
Instagram: @equipemitsubishipetrobras
Dakar dia a dia
05/01: Termas de RÁo Hondo – Jujuy
06/01: Jujuy – Jujuy
07/01: Jujuy – Uyuni
08/01: Uyuni – Uyuni
09/01: Uyuni – Salta
10/01: Dia de descanso em Salta
11/01: Salta – Belén
12/01: Belén – Belén
13/01: Belén – La Rioja
14/01: La Rioja – San Juan
15/01: San Juan – Villa Carlos Paz
16/01: Villa Carlos Paz – Rosario