Dupla da equipe Acelera Siriema não se intimida e pisa forte no primeiro dia do Velopiocerá e garante o segundo melhor tempo na categoria Super Production e o terceiro lugar na geral. Nesta quinta-feira, largaram rumo ao segundo dia de prova, ainda no PiauÁ.
Mantendo um ritmo forte e com o conjunto em perfeita sintonia, a dupla Luiz Facco e Silvio Deusdará finalizou o primeiro dia (28) do Velopiocerá com o segundo lugar na categoria Super Production e o terceiro lugar na geral em meio a 26 veÁculos. A Equipe Acelera Siriema completou a especial de 100 quilÁ´metros entre Teresina e Altos, no PiauÁ, com o tempo de 1h41m58s, sendo o percurso total de 263 quilÁ´metros. Este foi o resultado oficial divulgado após Á s 10 horas da manhã desta quinta-feira pela organização.
Sob forte calor piauiense e enfrentando uma diversidade de terreno, a equipe não se intimidou ontem (quarta-feira) diante da importante especial que deu inÁcio ao Velopiocerá, prova de Cross Country de Velocidade que acontece dentro do Piocerá. Competição esta, considerada a maior do segmento off-road do Nordeste que completa 22 anos de história, onde se predomina a modalidade de Rally de Regularidade, pois o Rally Cross Country foi introduzido há apenas dois anos.
Facco e o navegador Deusdará, que excepcionalmente substitui Walace Von Schmidt nesta competição, largaram na 15ª posição em Teresina e conseguiram se sintonizar logo nos primeiros quilÁ´metros obtendo este resultado satisfatório, até chegar ao destino final em Piripiri.
“A prova foi maravilhosa muito gostosa de pilotar e gostei muito do estilo que me lembrou o Rally dos Sertões. Tinha de tudo, trechos travados, de alta, subidas, decidas, curvas, piçarras e pouca lama. O nosso carro esteve perfeito e meu entrosamento com o Silvio foi essencial para o resultado final”, detalha o paulista Facco que estreou na competição neste ano.
Já o cearense Deusdará, que chegou na madrugada da largada em Teresina, praticamente teve tempo apenas de vestir o macacão e entrar no carro, a satisfação foi total, pois é a primeira vez que navega para o piloto: “Além do resultado, a coisa mais bacana que aconteceu foi a sintonia que tivemos logo de inÁcio e o perÁodo de adaptação que era minha preocupação, foi menor que espera. A pilotagem do Facco me surpreendeu é um piloto rápido e seguro e isto, facilitou demais meu trabalho pois me passou confiança, mas no geral a navegação foi tranquila”, elogia.
O conjunto piloto, navegador e equipamento foi perfeito no primeiro dia e a equipe espera obter esta mesma sintonia e manter um ritmo igual de prova nesta quinta-feira, quando os competidores largaram por volta das 13horas, para enfrentar uma especial maior do que no dia anterior, de 179 quilÁ´metros, com destino ao municÁpio de ParnaÁba, ainda no estado do PiauÁ.
“Especial maior então teremos mais trabalho também, mas nossa expectativa é continuar neste ritmo forte sem correr riscos e completar a prova”, finaliza Facco antes de cumprir mais uma etapa.
A equipe Acelera Siriema tem patrocÁnio da Gonçalves S/A Ind. Gráfica, SI Indústria e Fontoura Dias Stands com apoio da 4×4 Experts.
Segunda etapa do Velopiocerá – Velocidade não vai faltar também neste segundo dia de prova. No inÁcio, estradões largos e depois a pista vai se estreitando, tudo basicamente em terreno arenoso. O calor também é outro item a ter cautela, a organização pede cuidados redobrados com hidratação aos competidores. Haverá trechos de subidas e descidas em meio a abismo na Serra de Viçosa do Ceará e mais no final do trecho uma outra Serra no caminho, a de Ubatuba. Como a especial será mais longa haverá abastecimento durante a especial. A prova começa com deslocamento inicial de 38 quilÁ´metros, depois um trecho cronometrado de 179 e mais 60 quilÁ´metros até ParnaÁba. O briefing está marcado para Á s 20h30. O rali termina no sábado, 31, em Cumbuco no Ceará, após quatro etapas e cerca de 1.200 quilÁ´metros percorridos de pura adrenalina pelo nordeste do paÁs.
Resultado Etapa 1 (28/1) – Velopiocerá (cinco primeiros colocados):
1) Gustavo Xavier/José Luis Freitas – (SProduction) – 1h37m31s
2) Riamburgo Ximenes/Stanger Eler – (Protótipo) – 1h41m32s
3) Luiz Facco/Silvio Deusdará – (Super Production) – 1h41m58s
4) Alberto Castro/Vinicius Castro – (SProduction)
5) Luis Nacif/Humberto Ribeiro – (Protótipo)