No ano passado foram cinco etapas “exploratóriasâ€, atendendo ao convite da equipe HP Tech, com direito a um segundo lugar (Detroit) e uma pole (Road America). Agora, o calendário do mineiro Rafa Matos prevê a disputa de todo o campeonato da Trans-Am Series, uma das mais tradicionais categorias de turismo do automobilismo norte-americano. E em busca do tÁtulo, apesar de estar na categoria mais equilibrada. Em Sebring, que abre a temporada neste fim de semana, serão 32 carros no grid da classe TA. Rafa comandará o #88.
Com a experiência de 16 anos nos EUA, e tÁtulos na F-Barber, F-Dodge, Pro Mazda, F-Atlantic e Indy Lights, além de uma elogiada trajetória na Indy e resultados de destaque em provas de endurance (venceu a categoria GT nas 24h de Daytona de 2008, com um Mazda RX-8), Rafa está mais do que nunca Á vontade para o desafio no comando de uma máquina com chassi tubular e motorização V8. As provas disputadas ano passado proporcionaram a adaptação ao time e ao equipamento e, das 12 pistas da temporada (o misto de Indianápolis será uma delas, assim como Daytona), apenas Pittsburgh será uma novidade.
“Temos tudo para um ano muito interessante, de bons resultados. Agora compreendo perfeitamente o comportamento do carro e posso trabalhar no acerto fino, nos detalhes. Lógico que o objetivo é a conquista de mais um tÁtulo, mas o nÁvel técnico do campeonato é cada vez mais forte, com vários pilotos que passaram pela Nascar ou disputam provas de sportscars e o equilÁbrio promete ser grande. Começar por Sebring, uma pista em que treinei e competi várias vezes e que é bastante caracterÁstica por conta do piso de concreto e das ondulações só aumenta minha ansiedadeâ€, diz o piloto de Belo Horizonte.
A programação da primeira etapa da Trans-Am Series tem inÁcio com as sessões de treinos livres, na sexta-feira. No sábado, será a vez da qualificação, com a largada para a corrida da TA2 prevista para as 17h05 (de BrasÁlia).