A Action Express Racing conquistou a dobradinha na 56ª edição das 24 Horas de Daytona, disputada no Daytona International Speedway, etapa de abertura do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
O trio formado pelo brasileiro Christian Fittipaldi e os portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque, no Cadillac DPi V.R #5, completou 808 voltas (recorde de voltas na história da categoria). O quarteto formado pelo brasileiro Felipe Nasr, os britânico Mike Conway e Stuart Middleton e o norte-americano Eric Curran, no Cadillac DPi V.R #31, terminou em segundo, 1m10s544 atrás dos parceiros de equipe.
Foi a terceira vitória de Fittipaldi e Barbosa na prova, e primeira de Albuquerque.
O quarteto formado pelos norte-americanos Colin Braun e Jon Bennett e os franceses Romain Dumas e Loic Duval, no Oreca 07 LMP2 #54 da Core Autosport, completou o pódio no geral, e na classe Prototype.
O quarteto Bruno Senna/Paul di Resta/Will Owen/Hugo de Sadeleer (Ligier LMP2/United Autosports) terminou em quarto, seguido pelo quinteto Alex Brundle/Ho-Pin Tung/Ferdinad Habsburg-Lothringen/Antonio Felix da Costa (ORECA LMP2/ Jackie Chan DCR JOTA).
Além de Fittipaldi, Nasr e Senna, mais dois brasileiros disputaram a prova na classe Prototype. Hélio Castroneves (Acura DPi/Team Penske), em trio com Graham Rahal e Ricky Taylor, terminou em nono lugar. Luis Felipe “Pipo†Derani (Nissan DPi/ESM), em trio com Nicolas Lapierre e Johannes van Overbeek (Nissan DPi/ESM) abandonou.
Vários favoritos enfrentaram problemas durante a prova. Entre eles o do trio Renger Van der Zande/Jordan Taylor/Ryan Hunter-Reay (Cadillac DPi/ Wayne Taylor Racing), que alinhou na pole-position. E abandonou depois de 555 voltas.
O bicampeão mundial de F-1 Fernando Alonso (Ligier LMP2/United Autosports), em trio com Lando Norris e Phil Hanson, enfrentou problemas de freio e acelerador, com o carro passando várias horas nos boxes em reparos. Com o espanhol terminando apenas na 38ª posição geral, e 13 entre os Prototype.
Outro atual piloto da F-1, o canadense Lance Stroll (ORECA LMP2/ Jackie Chan DCR JOTA), em quarteto com Daniel Juncadella/Robin Frijns/Felix Rosenqvist, terminou na 15ª posição geral, e 11ª entre os Prototype.
Pela classe GT Le Mans vitória do trio Ryan Briscoe/Scott Dixon/ Richard Westbrook (Ford GT/Chip Ganassi Racing). O trio Joey Hand/Dirk Muller/Sebastien Bourdais completou a dobradinha da Ganassi. O trio Jan Magnussen/Antonio Garcia/Mike Rockenfeller (Chevrolet Corvette C7.R/ Corvette Racing) fechou o pódio na classe.
O brasileiro Augusto Farfus (BMW M8 GTLM/BMW Team RLL), em quarteto com John Edwards/Jesse Krohn/Nicky Catsburg, terminou na 18ª posição geral e sétima na classe GT Le Mans
Pela classe GTD vitória do quarteto Mirko Bortolotti/Franck Perera/Rolf Ineichen/Rik Breukers (Lamborghini Huracan/GRT Grasser Racing Team). Os quartetos Alvaro Parente/Katherine Legge/AJ Allmendinger/ Trent Hindman (Acura NSX/Michael Shank Racing) e Bryan Sellers/Madison Snow/Andrea Caldarelli/ Bryce Miller (Lamborghini Huracan/Paul Miller Racing) completaram o pódio da GTD.
O brasileiro Bruno Junqueira (Lexus RC F/3G), em quarteto com Kyle Marcelli/Dominik Baumann/Philipp Frommenwiler, terminou na 36ª posição geral, e 15ª na classe GTD.
O brasileiro Daniel Serra (Ferrari 488/Spirit of Race), que em trio com Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda, alinhou na pole, abandonou.
Final:
1 – Barbosa-Albuquerque-Fittipaldi (Cadillac DPi) – AXRacing – 808 voltas
2 – Curran-Nasr-Conway-Middleton (Cadillac DPi) – AXRacing – 1’10â€544
3 – Braun-Bennett-Dumas-Duval (ORECA LMP2) – CORE – 1’31â€982
4 – De Sadeleer-Owen-Di Resta-Senna Lalli (Ligier LMP2) – United Autosports – 4 voltas
5 – Brundle-Tung-Habsburg-Lothringen-Felix da Costa (ORECA LMP2) – Chan/Jota – 4
6 – Alon-Trummer-DeFrancesco-Cindric (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 10
7 – Simpson-Miller-Goikhberg-Menezes (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 10
8 – O’Ward-French-Masson-Miller (ORECA LMP2) – Perf.Tech – 12
9 – Taylor-Castroneves-Rahal (Acura DPi) – Penske – 15
10 – Montoya-Cameron-Pagenaud (Acura DPi) – Penske – 15
11 – Westbrook-Briscoe-Dixon (Ford GT) – Ganassi – 25
12 – Mueller-Hand-Bourdais (Ford GT) – Ganassi – 25
13 – Garcia-Magnussen-Rockenfeller (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 27
14 – Milner-Gavin-Fassler (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 28
15 – Rosenqvist-Stroll-Frijns-Juncadella (ORECA LMP2) – Chan/Jota – 31
16 – Pier Guidi-Vilander-Calado-Rigon (Ferrari 488 GTE) – Risi – 34
17 – Bamber-Vanthoor-Bruni (Porsche 911 RSR) – Porsche – 34
18 – Edwards-Krohn-Catsburg-Farfus (BMW M8 GTLM) – Rahal – 35
19 – Yacaman-Saavedra-Gonzalez-Boulle (Ligier LMP2) – Mathiasen – 37
20 – Tandy-Pilet-Makowiecki (Porsche 911 RSR) – Porsche – 55
21 – Bortolotti-Ineichen-Perera-Breukers (Lamborghini Huracan) – Grasser – 56
22 – Parente-Legge-Hindman-Allmendinger (Acura NSX) – Shank – 57
23 – Snow-Sellers-Caldarelli-Miller (Lamborghini Huracan) – Miller – 57
24 – Bleekemolen-Keating-Christodoulou-Stolz (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 57
25 – Bell-Sweedler-Montecalvo-Bird (Ferrari 488) – Scuderia Corsa – 57
26 – Lally-Potter-Davis-Winkelhock (Audi R8 LMS) – Magnus – 58
27 – Van der Linde-van der Linde-Schmidt-Mies (Audi R8 LMS) – Land – 59
28 – Jaeger-Habul-Engel-Grenier (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 63
29 – Heinemeier Hansson-Hawksworth-Pruett-Farnbacher (Lexus RC F) – 3GT – 64
30 – Balzan-MacNeil-Jeannette-Segal (Ferrari 488) – Scuderia Corsa – 64
31 – Aschenbach-Marks-Farnbacher-Ledogar (Acura NSX) – Shank – 67
32 – Foley-Koch-Spinelli Boggi-Perez (Mercedes-AMG GT3) – P1 – 67
33 – Perez Companc-van Splunteren-Engelhart-Lenz (Lamborghini Huracan) – Grasser – 69
34 – Tomczyk-Klingmann-Kvamme-Yount (BMW M6) – Turner – 75
35 – De Phillippi-Sims-Auberlen-Eng (BMW M8 GTLM) – Rahal – 77
36 – Marcelli-Baumann-Frommenwiler-Junqueira (Lexus RC F) – 3GT – 89
37 – Eversley-Gilsinger-Rayhall-Falb (Acura NSX) – HART – 89
38 – Norris-Hanson-Alonso (Ligier LMP2) – United Autosports – 90
39 – Perez de Lara-Molina-Fuentes-Creel (Ferrari 488) – Risi – 93
40 – Bergmeister-Lindsey-Siedler-Pappas (Porsche 911 R) – Park Place – 133
41 – Nielsen-Long-Renauer-Jaminet (Porsche 911 R) – Wright – 142
42 – Popow-Lux-Drumwright-Gaughan (Riley LMP2) – Bar1 – 166
43 – Smith-Walls-Proczyk-Cairoli-Mueller (Porsche 911) – Manthey – 171
44 – Lamy-Dalla Lana-Lauda-Serra (Ferrari 488) – Spirit of Race – 237
45 – Van der Zande-Taylor-Hunter-Reay (Cadillac DPi) – Taylor – 253
46 – Tincknell-Bomarito-Pigot (Mazda DPi) – Joest – 267
47 – Nunez-Jarvis-Rast (Mazda DPi) – Joest – 278
48 – Derani-van Overbeek-Lapierre (Nissan DPi) – ESM – 370
49 – Dalziel-Sharp-Pla (Nissan DPi) – ESM – 470
50 – Vautier-McMurry-Cheever (Cadillac DPi) – SDR – 517