A dupla Dana Cameron/Eric Curran (Cadillac DPi/AXRacing) venceu no domingo (09/07) no Canadian Tire Motorsport Park, em Mosport, no Canadá, a sétima etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship. A dupla Misha Goikhberg/Stephen Simpson (ORECA LMP2/JDC-Miller) terminou em segundo, seguida pela dupla Scott Sharp/Ryan Dalziel (Nissan DPi/ESM).
Faltando 48 minutos para o final (de um total de 2h40 de prova) um temporal atingiu o circuito canadense. Os sete carros na volta do lÁder foram para os pits trocar os pneus. Com apenas Jordan Taylor (Cadillac DPi/ Wayne Taylor Racing) optando por continuar com pneus slicks, e caindo da segunda para a quarta posição na relargada (bandeira amarela devido Á condição de pista escorregadia).
Com a pista secando, e as equipes retornando aos boxes, para recolocar os pneus slicks, Taylor assumiu a liderança, com 2h10m de prova. Jordan, que divide a condução do Cadillac DPi-V.R #10 com o irmão Ricky Taylor, caminhava para levar o carro a sexta vitória em sete provas, quando se envolveu em um forte acidente faltando 21 minutos para o final.
O Cadillac DPi-V.RÂ e o Chevrolet Corvette C7.R guiado por Tommy Milner se tocaram, com o Corvette acertando com força a barreira de pneus. A bandeira amarela foi acionada. Jordan continuou na pista, com o carro muito avariado.
Na relargada, restando dez minutos de prova, Taylor foi rapidamente superado, com Cameron assumindo a liderança, seguido de perto por Simpson.
Nos minutos finais David Ostella (Ligier LMP2/PR1/Mathiasen) perdeu o controle do protótipo e capotou. Assim como Milner, Ostella saiu ileso.
Com a bandeira amarela acionada, Cameron cruzou a linha de chegada, seguido por Simpson. Sharp/Dalziel completaram o pódio no geral e na classe Prototype.
O brasileiro Christian Fittipaldi (Cadillac DPi/AXRacing), em dupla com o português João Barbosa, terminou na sexta posição. Depois de terem problemas com um pneu furado, a dupla recolocou o carro da classe Prototype de volta a disputa pelas primeiras posições. Porém nos minutos finais da prova Barbosa se envolveu em um toque com Simpson, na disputa pela segunda posição. Caindo para a sexta posição.
“Estou muito chateado, porque perdemos uma oportunidade muito grande de poder encostar no Cadillac #10 no campeonato, principalmente depois de um final de semana difÁcil. Em grande parte da corrida, nosso carro era o mais lento da pista. Sofremos com o balanço do carro a etapa inteira e continuamos tocando na corrida. Nos beneficiamos de várias situações diferentes e, no final, estávamos andando lá na frente. Mas infelizmente não deuâ€, lamentou Fittipaldi.
“Só fico contente pela vitória do outro carro da equipe Action Express. PoderÁamos ter feito a dobradinha, na pior das hipóteses terminar em primeiro e terceiro. Agora é virar a página e partir pra próximaâ€, completou o brasileiro.
O brasileiro Luis Felipe “Pipo†Derani (Nissan DPi/ESM), em dupla com Johannes van Overbeek, abandonou a prova.
Os irmãos Taylor lideram o campeonato na Prototype com 226 pontos, 19 a mais do que Fittipaldi/Barbosa.
Pela classe PC vitória da dupla James French/Pato O’Ward (ORECA FLM09/ Performance Tech Motorsports). A dupla lidera o campeonato com 216 pontos.
Pela classe GT Le Mans (GTLM) vitória da dupla Bill Auberlen/Alexander Sim (BMW M6 GTLM/ BMW Team RLL).
A dupla Jan Magnussen/Antonio Garcia lidera o campeonato com 182 pontos.
Pela classe GTD vitória da dupla Andrew Davis/ Lawson Aschenbach ((Audi R8 LMS GT3/Stevenson)
O brasileiro Oswaldo Negri Jr. (Acura NSX GT3/Michael Shank Racing), em dupla com Jeff Segal, terminou na 26ª posição geral, e décima no geral.
A dupla Christina Nielsen/Alessandro Balzan lidera o campeonato com 203 pontos.
A próxima etapa, apenas com as classes GTLM e GTD, acontece no dia 22 de julho, no Lime Rock Park.
As quatro classes voltam a competir juntas no dia 6 de agosto em Road America, Elkhart Lake (EUA).
Final:
1 – Cameron-Curran (Cadillac DPi) – AXRacing – 122 voltas
2 – Goikhberg-Simpson (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 8″295
3 – Sharp-Dalziel (Nissan DPi) – ESM – 12″420
4 – Nunez-Bomarito (Mazda DPi) – Mazda – 13″234
5 – Long-Miller (Mazda DPi) – Mazda – 14″716
6 – Barbosa-Fittipaldi (Cadillac DPi) – AXRacing – 21″083
7 – Taylor-Taylor (Cadillac DPi) – Taylor – 2
8 – French-O’Ward (ORECA FLM09) – Perf.Tech – 5
9 – Auberlen-Sims (BMW M6 GTLM) – RLL – 5
10 – Edwards-Tomczyk (BMW M6 GTLM) – RLL – 5
11 – Briscoe-Westbrook (Ford GT) – Ganassi – 5
12 – Magnussen-Garcia (Chevrolet Corvette C7R) – Corvette – 5
13 – Mueller-Hand (Ford GT) – Ganassi – 5
14 – Vanthoor-Bruni (Porsche 911 RSR) – Porsche – 5
15 – Boulle-Ostella (Ligier LMP2) – PR1/Mathiasen – 6
16 – Yount-Lewis (ORECA FLM09) – BAR1 – 6
17 – Aschenbach-Davis (Audi R8 LMS GT3) – Stevenson – 8
18 – Lally-Legge (Acura NSX GT3) – Shank – 8
19 – Nielsen-Balzan (Ferrari 488 GT3) – Scuderia Corsa – 8
20 – Curtis-Klingmann (BMW M6 GT3) – Turner – 8
21 – Pruett-Karam (Lexus RCF GT3) – 3GT – 8
22 – Mul-Lewis (Lamborghini Huracan GT3) – Change – 8
23 – Keating-Bleekemolen (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 8
24 – Sellers-Snow (Lamborghini Huracan GT3) – Miller – 8
25 – Lindsey-Bergmeister (Porsche 911 GT3 R) – Park Place – 9
26 – Segal-Negri Jr (Acura NSX GT3) – Shank – 9
27 – MacNeil-Jeannette (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 9
28 – Vance-Grist (ORECA FLM09) – BAR1 – 9
29 – Alon-Hawksworth (Lexus RCF GT3) – 3GT – 9
30 – Vautier-Habul (Mercedes-AMG GT3) – SunEnergy1 – 10
31 – Bennett-Braun (Porsche 911 GT3 R) – CORE – 10
32 – Morad-de Quesada (Porsche 911 GT3 R) – Alegra – 10
33 – Pilet-Werner (Porsche 911 RSR) – Porsche – 13
34 – Gavin-Milner (Chevrolet Corvette C7R) – Corvette – 20
35 – Derani-van Overbeek (Nissan DPi) – ESM – 33
36 – Goossens-Van Der Zande (Multimatic/Riley LMP2) – SDR – 87