O trio formado pelo brasileiro Christian Fittipaldi e os português João Barbosa e Filipe Albuquerque, no Cadillac DPi-V.R # 5 da Action Express Racing, venceu no domingo (02/07) a Seis Horas de Watkins Glen, sexta etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship, e terceira do Campeonato Norte-americano de Endurance.
Barbosa liderava a prova, quando a última bandeira amarela foi agitada, faltando apenas 30 minutos para o final. Pouco depois do recomeço de prova o português foi superado pelo sul-africano Stephen Simpson (ORECA LMP2/JDC-Miller Motorsports).
Faltando quatro voltas para o final Barbosa reassumiu a ponta, cruzando a linha de chegada com 1s1 de vantagem sobre Simpson (que teve como parceiros Misha Goikhberg e Chris Miller).
“Estou muito feliz. Foi uma corrida foi bem parecida com a do ano passado. Estávamos longe de ser o carro mais rápido, mas a execução da prova foi perfeita. Paramos nas horas certas, não tivemos nenhum problema nos boxes, tomamos muito cuidado na pista, mas ao mesmo tempo não perdemos tempo atrás do tráfegoâ€, contou Fittipaldi, que venceu a prova pela terceira vez (2013/2016/2017).
O trio Tristan Nunez/Jonathan Bomarito/Spencer Pigot (Mazda DPi/SpeedSource) completou o pódio no geral e na classe Prototype.
A dupla Jose Gutierrez/Olivier Pla (Ligier LMP2/PR1) terminou em quarto, seguido pela dupla Marc Goossens/Renger van Der Zande (Multimatic/Riley LMP2/SDR).
Lideres do campeonato e vencedores das cinco primeiras provas da temporada, os irmãos norte-americanos Ricky Taylor/Jordan Taylor (Cadillac DPi/Wayne Taylor Racing) chegaram em sexto lugar.
Pela classe PC vitória do trio Patricio O’Ward/James French/Kyle Masson (ORECA FLM09/ Performance Tech Motorsports).
A dupla Alexander Sims/Bill Auberlen (BMW M6 GTLM/ BMW Team RLL) vence na classe GTLM.
Pela classe GTD vitória da dupla Andy Lally/Katherine Legge (Acura NSX GT3/Michael Shank Racing).
Mais três brasileiros disputaram a prova. Parceiros na Tequila Patron ESM, Bruno Senna e Luis Felipe Derani tiveram problemas com o Nissan DPi durante a prova. Com os dois carros abandonando na hora final.
Oswaldo Negri Jr. (Acura NSX GT3/Michael Shank Racing) terminou com 33 voltas de atraso.
A próxima etapa, no dia 09/07, acontece no circuito canadense Canadian Tire Motorsport Park.
Final:
1 – Barbosa-Fittipaldi-Albuquerque (Cadillac DPi) – AXRacing – 200 voltas
2 – Miller-Goikhberg-Simpson (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 1â€183
3 – Nunez-Bomarito-Pigot (Mazda DPi) – SpeedSource – 8â€546
4 – Gutierrez-Pla (Ligier LMP2) – PR1 – 17â€583
5 – Goossens-Van (Multimatic/Riley LMP2) – SDR – 2
6 – Taylor-Taylor (Cadillac DPi) – Taylor – 3
7 – French-O’Ward (ORECA FLM09) – Perf.Tech – 5
8 – Auberlen-Sims (BMW M6 GTLM) – RLL – 8
9 – Briscoe-Westbrook (Ford GT) – Ganassi – 8
10 – Magnussen-Garcia (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 8
11 – Yount-Rice-Burkett (ORECA FLM09) – BAR1 – 8
12 – Mueller-Hand (Ford GT) – Ganassi – 8
13 – Gavin-Milner (Chevrolet Corvette C7.R) – Corvette – 8
14 – Vanthoor-Bruni (Porsche 911 RSR) – Porsche – 8
15 – Pilet-Werner (Porsche 911 RSR) – Porsche – 9
16 – Lally-Legge (Acura NSX GT3) – Shank – 13
17 – Nielsen-Balzan-Cressoni (Ferrari 488 GT3) – Scuderia Corsa – 13
18 – Marks-Klingmann (BMW M6 GT3) – Turner – 13
19 – MacNeil-Jeannette-Gisbergen (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 13
20 – Alon-Hawksworth-Cindric (Lexus RCF GT3) – 3GT – 13
21 – Pruett-Karam (Lexus RCF GT3) – 3GT – 13
22 – Morad-Quesada-Christensen (Porsche 911 GT3 R) – Alegra – 13
23 – Lindsey-McMurry (Porsche 911 GT3 R) – Park Place – 13
24 – Aschenbach-Davis (Audi R8 LMS GT3) – Stevenson – 14
25 – Keating-Bleekemolen-Farnbacher (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 14
26 – Ruberti-Sbirrazzuoli (Lamborghini Huracan GT3) – Dream – 14
27 – Sellers-Snow (Lamborghini Huracan GT3) – Miller – 14
28 – Bennett-Braun-Jonsson (Porsche 911 GT3 R) – Core – 14
29 – Sweedler-Bell-Montecalvo (Audi R8 LMS GT3) – Alex Job – 16
30 – Vautier-Habul-Said (Mercedes-AMG GT3) – SunEnergy1 – 16
31 – Sharp-Dalziel-Derani (Nissan DPi) – ESM – 23
32 – Alder-Jones-Yacaman (ORECA FLM09) – BAR1 – 24
33 – Segal-Negri (Acura NSX GT3) – Shank – 33
34 – Edwards-Tomczyk (BMW M6 GTLM) – RLL – 39
35 – Overbeek-Senna (Nissan DPi) – ESM – 40
36 – Sandberg-Mul-Lewis (Lamborghini Huracan GT3) – Change – 111
37 – Long-Miller-Franchitti (Mazda DPi) – SpeedSource – 139
38 – Cameron-Curran-Albuquerque (Cadillac DPi) – AXRacing – 200