A dupla formada pelos irmãos norte-americanos Ricky Taylor/Jordan Taylor (Cadillac DPi Wayne Taylor Racing) venceu no sábado (06/05) no Circuito das Américas, em Austin, no Texas (EUA), a quarta etapa da IMSA WeatherTech Sportscar Championship. Foi a quarta vitória consecutiva da dupla. As duplas Eric Curran/Dane Cameron e Christian Fittipaldi/João Barbosa, parceiros na Action Express Racing completaram o pódio no geral e na classe Prototype.
Dominantes durante os treinos livres e classificação, a dupla
do Cadillac DPi-V.R Â#10 manteve o
desempenho durante toda a prova, de 2h40m de duração. Recebendo a bandeirada
final com 18s855 de vantagem sobre Curran/Cameron.
Depois de um erro de estratégia da Action Express Racing, antes
do segundo pit stop, que fez dupla cair da segunda para a sexta posição, Fittipaldi/Barbosa
se recuperaram, contando também com problemas de rivais na parte final, e fecharam
o pódio.
Barbosa ocupava segunda posição, quando na entrada dos boxes
o Cadillac DPi-V.R Â#5 ficou sem combustÁvel.
O carro teve de ser empurrado no pit e o português perdeu tempo, caindo para
sexto.
“Diante de tudo o que aconteceu, foi um bom resultado.
SabÁamos que estávamos ‘justos’ de
combustÁvel antes da parada do João, mas se a estratégia de completar uma volta a mais antes da
parada funcionasse, terÁamos a chance de fazer a última parte da corrida sem a
terceira parada. Era o único jeito que tÁnhamos para tentar ganhar a corrida,
então arriscamos. Infelizmente, erramos o cálculo por duas curvas. Começou a
falhar na pista e não conseguimos chegar nos boxes”, contou o brasileiro.
“Então, com tudo isso, ter caÁdo lá pra trás e terminar no pódio não foi
tão ruim. Agora, é esquecer este final de semana difÁcil que tivemos, virar a
página e ir para Detroit, onde historicamente sempre andamos bem”,
finalizou Fittipaldi.
Faltando dez minutos para o final, o Nissan DPi #2 pilotado por Ryan Dalziel pegou fogo. O piloto saiu ileso do carro. Barbosa assumiu terceira colocação com o abandono do carro da ESM.
Pela classe PC vitória da dupla James French/Pato O’Ward (ORECA FLM09 Performance Tech). A terceira consecutiva da dupla na classe.
Pela classe GTLM vitória da dupla Jan Magnussen/AntÁ´nio Garcia (Corvette C7.R Corvette).
Pela classe GTD, vitória da dupla Ben Keating/Jeroen Bleekemolen (Mercedes-AMG GT3 Riley).
O brasileiro Oswaldo Negri Jr. (Acura NSX GT3 Shank) em dupla com Jeff Segal, terminou na 23ª posição geral e 11ª na GTD.
A próxima etapa acontece em Detroit, no dia 03 de junho.
Final:
1 – Taylor-Taylor (Cadillac DPi) – Taylor – 73 voltas
2 – Cameron-Curran (Cadillac DPi) – AXR – 18â€855
3 – Barbosa-Fittipaldi (Cadillac DPi) – AXR – 19â€818
4 – Goikhberg-Simpson (ORECA LMP2) – JDC-Miller – 27â€393
5 – Brown-van Overbeek (Nissan DPi) – ESM – 1 volta
6 – French-O’Ward (ORECA FLM09) – Performance Tech – 1
7 – Magnussen-Garcia (Corvette C7.R) – Corvette – 2
8 – Auberlen-Sims (BMW M6 GTLM) – RLL – 2
9 – Wilson-Boulle (ORECA FLM09) – BAR1 – 2
10 – Edwards-Tomczyk (BMW M6 GTLM) – RLL – 2
11 – Pilet-Werner (Porsche 911 RSR) – Porsche – 2
12 – Mueller-Hand (Ford GT) – Ganassi – 3
13 – Keating-Bleekemolen (Mercedes-AMG GT3) – 4
14 – Nielsen-Balzan (Ferrari 488 GT3) – Scuderia Corsa – 4
15 – Vautier-Habul (Mercedes-AMG GT3) – SunEnergy1 – 4
16 – Sellers-Snow (Lamborghini Huracan GT3) – Miller – 4
17 – Curtis-Klingmann (BMW M6 GT3) – Turner Motorsport – 4
18 – MacNeil-Jeannette (Mercedes-AMG GT3) – Riley – 4
19 – Morad-Jaminet (Porsche 911) – Alegra – 4
20 – Lindsey-Bergmeister (Porsche 911) – Park Place – 4
21 – Pruett-Karam (Lexus RCF GT3) – 3GT Racing – 4
22 – Aschenbach-Davis (Audi R8 LMS GT3) – Stevenson – 4
23 – Segal-Negri Jr. (Acura NSX GT3) – Shank – 4
24 – Knox-Skeen (Mercedes-AMG GT3) – Lone Star – 4
25 – Alon-Hawksworth (Lexus RCF GT3) – 3GT – 4
26 – Bennett-Braun (Porsche 911 GT3 R) – CORE – 4
27 – Lally-Legge (Acura NSX GT3) – Shank – 4
28 – Sharp-Dalziel (Nissan DPi) – ESM – 5
29 – Chase-Gottsacker (Porsche 911) – TRG – 5
30 – Goossens-Van Der Zande (Multimatic/Riley LMP2) – SDR – 10
31 – Briscoe-Westbrook (Ford GT) – Ganassi – 10
32 – Yount-Rice (ORECA FLM09) – BAR1 – 21
33 – Long-Miller (Mazda DPi) – Mazda – 21
34 – Gutierrez-Bonanomi (Ligier LMP2) – PR1/Mathiasen – 30
35 – Gavin-Milner (Corvette C7.R) – Corvette – 32
36 – Nunez-Bomarito (Mazda DPi) – Mazda – 46
37 – Mul-Lewis (Lamborghini Huracan GT3) – Change – 51
38 – Vanthoor-Henzler (Porsche 911 RSR) – Porsche – 63
39 – Fisichella-Vilander (Ferrari 488 GTE) – Risi – 72