Um sonho: construir um carro de fibra de carbono. Para muitos, algo impossÁvel. Mas foi o entusiasmo e a paixão que levaram o empresário brasileiro Patrick Choate, de 33 anos, a buscar tornar esse sonho realidade. Em parceria com o engenheiro francês Nicolas Perrin – que já trabalhou em uma das equipes das 24 Horas de Le Mans e na escuderia Williams de F-1 – e com o publicitário João Paulo Testa, Choate lançou recentemente o projeto Brazil Le Mans Team, o primeiro crowdfunding (financiamento coletivo) em prol de um projeto automobilÁstico brasileiro.
O objetivo é montar a primeira equipe 100% brasileira para disputar a lendária 24 Horas de Le Mans em 2016, quando a prova completa sua edição de número 84. Pilotos, chefe de equipe, mecânicos, engenheiros, todos brasileiros trabalhando com um protótipo hibrido na categoria LMP1.
A primeira parte do projeto para 2015 prevê a construção, homologação e testes com o carro. No ano seguinte, terá inÁcio os testes e preparativos para a corrida, que será disputada em junho. O link para doações já está no ar (https://www.indiegogo.com/projects/brazil-le-mans-team), com a possibilidade de doar de 1 dólar até 2 milhões de dólares. Cada quantia dá direito a uma experiência envolvendo a equipe, como ter o seu nome na carenagem do carro (5 dólares).
O sonho de construir um carro de fibra de carbono sempre acompanhou Choate, que em 2005 montou uma empresa de compósitos, fornecendo estes componentes para os aviões da Embraer e helicópteros da Helibras. O sonho começou a se tornar realidade quando o empresário conheceu Perrin. O engenheiro é fundador da Perrinn.com, uma plataforma online, onde ele disponibiliza o projeto de seus carros para download para qualquer pessoa, de forma gratuita.
“Na primeira vez que li sobre o projeto do Perrin, senti que estava ali a realização do meu sonho”, conta Choate. “Mas, como não tÁnhamos a verba para viabilizar o projeto, surgiu a ideia do crowdfunding e a Indiegogo nos ajudou a colocar este sonho em uma nova perspectiva e tudo começou a fazer sentido, quando entendemos que preço e valor são duas coisas diferentes”, explica o empresário.
“Para manter nosso sonho vivo, dividimos o projeto em dois estágios. O primeiro deles, em 2015, prevê a construção, homologação e teste do carro. E, para isso, precisamos de US$ 2.230.000,00. Em 2016, o carro segue a preparação e testes e, em junho, disputamos as 24 Horas de Le Mans, onde precisaremos de mais US$ 3.560.000,00. Sabemos das dificuldades que teremos pela frente, mas somos movidos a paixão, entusiasmo, energia e experiência. E não vamos desistir facilmente”, completa Choate.