Comunidade do automobilismo brasileiro se prepara para a grande festa do esporte a motor, que acontecerá no Velo CittÁ , em Mogi Guaçu
Criada em 1957, uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro, os 500Km de Interlagos aparece esse ano com novo nome: 500Km de São Paulo, que neste ano será realizado no dia 7 de setembro. Ao contrário de uma simples mudança, existem duas importantes razões por essa alteração. A primeira se dá pela impossibilidade da prova ser realizada no autódromo de Interlagos, que acaba de entrar em reforma para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A segunda, e muito mais significativa, é que a 30ª edição da grande festa do automobilismo brasileiro receberá a parceria do Autódromo Velo CittÁ – local capitaneado pelo piloto e empresário Eduardo Souza Ramos e considerado como “casa” da Mitsubishi, localizado na cidade de Mogi Guaçu (SP).
SÁlvio Zambello, atual presidente do Automóvel Clube Paulista e promotor do evento, garante que o evento terá um grid recheado com os mais variados tipos de carros para corridas de longa duração. “Já temos muitos inscritos e o regulamento será semelhante ao da Copa Brasil de Endurance realizada no Rio Grande do Sul”, conta Zambello. A edição deste ano dos 500Km de São Paulo, terá ainda uma série de atrações além da disputa pelo Primeiro Troféu Brasil de Endurance, instituÁdo pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Aquela que mais entusiasma os amantes do esporte a motor será o Segundo Encontro de Campeões, que levará ao autódromo do interior paulista alguns dos principais pilotos e carros da história do automobilismo brasileiro, em uma verdadeira volta ao passado, com a apresentação de aproximadamente 100 carros clássicos de corrida.
A programação dos 500Km de São Paulo possui ainda competições envolvendo Clássicos de Competição e Flying Lap. Os “Vintage Cars” também estarão presentes no Velo CittÁ , que receberá uma exposição com diversos carros de corrida e modelos esportivos com mais de 30 anos. Em especial o piloto e atual Diretor de Planejamento e Marketing da CBA, Paulo Gomes, que fará a apresentação da Old Stock Car, com a parceria do também piloto George Lamonias e do artista plástico e promotor da Semana Cultural de Velocidade Paulo Solaris.
Dois personagens importante do automobilismo no Brasil serão homenageados nos 500 Km de São Paulo: Emilio Zambello, piloto renomado no cenário do automobilismo brasileiro falecido a pouco tempo, dará o nome ao Troféu dos 500 Km de São Paulo, enquanto Gil de Souza Ramos, também com a vida dedicada ao automobilismo, pai de Eduardo, e também falecido recentemente, nomeará o Troféu dos Clássicos de Competição.