O trio formado pelo brasileiro Christian Fittipaldi, o português João Barbosa e o francês Sébastien Bourdais (Action Express/Corvette DP) venceu neste domingo (26/01), a 52ª edição das 24 Horas de Daytona, etapa inaugural do TUDOR United SportsCar Championship.
Uma bandeira amarela no final da prova juntou os carros, com Barbosa recebendo a bandeirada, após 695 voltas, com apenas 1s461 de vantagem sobre Max Angelelli (Velocity Worldwide/Corvette DP). Angelelli teve como parceiros Jordan Taylor/Ricky Taylor/Wayne Taylor.
O segundo Corvette DP da Action Express, com o quarteto Brian Frisselle/Fabien Giroix/John Martin/Burt Frisselle, completou o pódio no geral.
Pela Classe GTLM vitória do trio Patrick Pilet/Richard Lietz/Nicky Tandy (Porsche North America/Porsche 911 RSR. No geral terminaram em sexto.
Pela Classe Prototype Challenge, vitória do quarteto Jon Bennett/James Gue/Colin Braun/Mark Wilkins (Core Autosport/Oreca FLM09). No geral foram 9º.
Os brasileiros Raphael Matos/Daniel Casagrande/Júlio Campos (Performance Tech Motorsports/Oreca FLM09), em quinteto com Ryan Booth /Tomi Drissi, terminou em terceiro na classe Prototype Challenge, e 13º no geral.
Pela Classe GTD, vitória do quarteto Markus Winkelhock/Spencer Pumpelly/Tim Pappas/Nelson Canache (Venezuela/eSilicon/Audi R8 LMS), 18º no geral.
Na volta final da prova, Alessandro Pier Guidi (Level 5 Motorsports/Ferrari 458 Italia) recebeu uma punição de 75 segundos por contato evitável com Winkelhock, que saiu da pista enquanto os dois disputavam lado a lado. Com a punição, o quarteto da Audi ficou com a vitória.Â
Cerca de três horas depois, a punição foi retirada, e Pier Guidi/Townsend Bell/Jeff Segal/Scott Tucker/Bill Sweedler foram declarados vencedores.
O brasileiro Tony Kanaan, em quarteto com Scott Dixon/Marino Franchitti/Kyle Larson (Chip Ganassi Racing/Ford Eco Boost/Riley) terminou em 15º no geral, e 8º na Classe Prototype.
Oswaldo Negri Jr. (Mike Shank Racing/Ford Eco Boost/Riley) terminou na 47ª colocação geral e 12ª na Prototype. O brasileiro dividiu a condução do carro com John Pew/A.J.Allmendinger/Justin Wilson.
O brasileiro Bruno Junqueira (RSR Racing/Oreca FLM09), em quarteto com Duncan Ende/David Heinemeier Hansson/Gustavo Menezes, abandonou logo na 177ª volta.
O brasileiro Augusto Farfus (Turner Motorsport/BMWZ4), em quarteto com Dane Cameron/Paul Dalla Lana/ Markus Palttala, terminou em 7º na Classe GTD, e 25º no geral.
O quarteto brasileiro Chico Longo/Daniel Serra/Xandinho Negrão/Marco Gomes (Scuderia Corsa/Ferrari 458 Italia), terminou em 10º na Classe GTD e 29º no geral.
A prova foi marcada pelo forte acidente entre Memo Gidley Gainsco/Bob Stallings Racing/Corvette DP) e Matteo Malucelli (Risi Competizione), pouco antes do começo da terceira hora de prova.
Malucelli ficou lento na pista, com o carro da Classe GTLM sendo acertado com força pelo da Classe Prototype, que alinhou na pole-position no geral.
A prova ficou paralisada em bandeira vermelha por aproximadamente uma hora, com os dois pilotos sendo levados para um hospital. Malucelli não teve ferimento graves, contudo Gidley teve que ser operado, devido as fraturas na perna esquerda e braço esquerdo.
A próxima etapa acontece, as 12 Horas de Sebring, no dia 15 de março.Â
Final:
1 – Barbosa/Fittipaldi/Bourdais (Coyote-Corvette) – ActionEx. – 695 voltas
2 – Taylor/Taylor/Taylor/Angelelli (Dallara-Corvette) – Taylor – 695
3 – Frisselle/Frisselle/Martin/Giroix (Coyote-Corvette) – Action Ex. – 695
4 – Westbrook/Valiante/Rockenfeller (Coyote-Corvette) – SoD – 693
5 – Graf/Luhr/Brundle (Oreca 03-Nissan) – Pickett – 692
6 – Tandy/Lietz/Pilet (Porsche 991 GT2) – Porsche-CORE – 679
7 – Auberlen/Priaulx/Hand/Martin (BMW Z4 GT2) – Rahal – 679
8 – Yacaman/Pla/Rusinov/Webb (Morgan-Nissan) – OAK – 678
9 – Bennett/Braun/Gue/Wilkins (Oreca FLM09) – CORE – 678
10 – Potolicchio/Marsal/Kimber-Smith (Oreca FLM09) – 8Star – 677
11 – Brown/Van Overbeek/Pagenaud/Lazzaro (HPD ARX-03b) – ESM – 676
12 – Farnbacher/Goossens/Hunter-Reay (SRT Viper GT2) – SRT-Riley – 675
13 – Ostella/Matos/Drissi/Casagrande/Campos (Oreca FLM09) – Perf.Tech – 669
14 – Muller/Edwards/Rahal/Werner (BMW Z4 GT2) – Rahal – 668
15 – Dixon/Kanaan/Franchitti/Larson (Riley-Ford) – Ganassi – 667
16 – Gavin/Milner/Liddell (Corvette C7.R) – Corvette – 666
17 – Guasch/Montecalvo/Jeannette/Cheng (Oreca FLM09) – PR1 – 662
18 – Canache/Pumpelly/Pappas/Winkelhock (Audi R8) – Flying Lizard – 662
19 – Snow/Heylen/Seefried (Porsche 991) – Snow – 662
20 – Rotenberg/Zlobin/Mediani/Salo (Ferrari 458) – SMP – 662
21 – Bell/Sweedler/Segal/Tucker/Pier Guidi (Ferrari 458) – Level5 – 662
22 – Neiman/Von Moltke/Latif/Albuquerque (Audi R8) – Flying Lizard – 661
23 – Borcheller/LaMarra/Cosmo/Valverde (Ferrari 458) – Level5 – 661*
24 – Schultis/Lux/Van der Zande/Bird (Oreca FLM09) – Starworks – 659
25 – Cameron/Dalla Lana/Farfus/Palttala (BMW Z4) – Turner – 659
26 – MacNeil/Keen/Van Gisbergen/Lewis/Dumoulin (Porsche 991) – Alex Job – 656
27 – Bomarito/Wittmer/Bell (SRT Viper GT2) – SRT-Riley – 653
28 – Cisneros/Giermaziak/Nielsen/Thiim (Audi R8) – NGT – 652
29 – Longo/Serra/Negrao/Gomes (Ferrari 458) – Scuderia Corsa – 649
30 – Balzan/Westphal/Vilander/CasÁ¨ (Ferrari 458) – Scuderia Corsa – 647
31 – Potter/Lally/Henzler/Dumoulin (Porsche 991) – Magnus – 645
32 – Lindsey/De Philippi/Hart/Vess/Estre (Porsche 991) – Park Place – 645
33 – Randall/Farano/Wilden/Empringham (Ferrari 458) – Scuderia Corsa – 645
34 – James/Farnbacher/Holzer/Riberas (Porsche 991) – Alex Job – 639
35 – DeFoor/Pace/Beck/Hinton (Riley-Ford) – HighwayToHelp – 631
36 – Miller/Rast/Haase/Bell (Audi R8) – Miller – 626
37 – Krohn/Jonsson/Bertolini/Dumbreck (Ferrari 458 GT2) – Krohn – 625
38 – Griffin/Cioci/Rugolo/Gerber (Ferrari 458) – Spirit of Race – 620
39 – Perazzini/Roda/Ruberti/Rigon (Ferrari 458) – Spirit of Race – 618
40 – Keating/Bleekemolen/Bleekemolen/Collard (Porsche 991) – Riley – 615
41 – Curran/Said/Papis/Smith (Coyote-Corvette) – Marsh – 613
42 – Tutumlu/Marcelli/Popow/Fuentes/Kaffer (Oreca FLM09) – Starworks – 612
43 – Pruett/Rojas/McMurray/Karam (Riley-Ford) – Ganassi – 610
44 – Mucke/Turner/Lamy/Stanaway/Dalla Lana (Aston Martin Vantage GT2) – AMR – 610
45 – Taggart/Gewirtz/Kvamme/Michaelian/Pobst (Porsche 991) – Muehlner – 603
46 – Engelhart/Ineichen/Bachler/Wilsey/Konrad (Porsche 991) – Dempsey – 601
47 – Pew/Negri/Allmendinger/Wilson (Riley-Ford) – Shank – 599
48 – Block/Carter/Davis/Davison (Aston Martin Vantage) – TRG – 580
49 – Norman/Stanton/Siedler/Bernhard (Ferrari 458) – Park Place – 566
50 – Foster/Dempsey/Davis/Lieb (Porsche 991) – Dempsey – 566
51 – Faieta/Faulkner/Huisman (Porsche 991) – GB Autosport – 560
52 – Lockie/McIntosh/Nimkroff/Riddle (Aston Martin Vantage) – TRG – 516
53 – Amos/Bamber/Blum/Imperatori/Zitza (Porsche 991) – Muehlner – 492
54 – Long/Bergmeister/Christensen (Porsche 991 GT2) – Porsche-CORE – 489
55 – Rayhall/Kovacic/Bielefeld/Kearby/Kasemets (Oreca FLM09) – BAR1 – 460
56 – Miller/Nunez/Vautier (Lola B12/80-MazdaD) – SpeedSource – 445
57 – Tremblay/Long/Hinchcliffe (Lola B12/80-MazdaD) – SpeedSource – 369
58 – Cumming/Tagliani/Mitchell/Daly (Oreca FLM09) – RSR – 361
59 – Sharp/Dalziel/Brabham (HPD ARX-03b) – ESM – 359
60 – Magnussen/Garcia/Briscoe (Corvette C7.R) – Corvette – 329
61 – Meyrick/Legge/Rossi/Chaves (DeltaWing-Mazda) – DeltaWing – 288
62 – Mayer/Hartley/Popow/Viso/Saavedra (Riley-BMW) – Starworks – 238
63 – Ende/Junqueira/Heinemeier-Hansson/Menzes (Oreca FLM09) – RSR – 177
64 – Welch/Sofronas/Stippler/Basseng (SRT Viper GT3) – GMG – 151
65 – Gurney/Fogarty/Gidley/Law (Riley-Corvette) – Stallings – 92
66 – Malucelli/Fisichella/Bruni/Beretta (Ferrari 458 GT2) – Risi – 88
67 – Putman/Espenlaub/Jarvis/Walker (Audi R8) – Fall-Line – 5
*Punido por contato evitável
Foto: Getty Images