FIA GT: Tomas Enge/ Darren Turner vencem prova classificatória em Interlagos

A dupla Tomas Enge/ Darren Turner venceu neste sábado (27/11), a prova classificatória da 9ª etapa da temporada, disputada em Interlagos, São Paulo. A dupla Michael Krumm/Peter Dumbreck (Nissan GT-R) terminou em 2º, seguida pela dupla Clivio Piccione/Jonathan Hirschi (Aston Martin DB9).

Na largada o pole-position, o brasileiro Xandinho Negrão (Maserati MC12), manteve a ponta, com Turner ganhando uma posição, indo para 2º. Nas primeiras voltas o piloto da Stock Car abriu 1s2 de vantagem sobre o britânico.

Na 16ª volta os dois entraram juntos nos boxes para a troca de pneus e pilotos, com o tcheco Enge saindo Á  frente do brasileiro Enrique Bernoldi. O piloto da Young Driver AMR manteve a vantagem nas voltas seguintes, quando, na 30ª volta, o carro da Vitaphone Racing levou um drive-through, devido a um dos mecânicos ter jogado os pneus substituÁ­dos para dentro dos boxes durante o pit stop. De acordo com o regulamento os pneus devem ser colocados no chão. Depois da punição Bernoldi voltou na 5ª posição.

Ao final de uma hora de prova, e 38 voltas, Enge/ Turner venceram com 9s de vantagem sobre Krumm/ Dumbreck.

“Tivemos sorte, eu fiquei surpreso que havia espaço [na primeira curva], porque pensei que não haveria e que ele se fecharia, mas ainda bem que os carros deram espaço”, disse Darren Turner, feliz por ter conseguido fazer ultrapassagem logo no inÁ­cio. “O primeiro fator chave para essa vitória foi a classificação para começarmos na segunda fila. O segundo foi o momento em que Darren conseguiu o segundo lugar, e o terceiro foi o nosso pit-stop”, afirmou Tomas Enge.

Piccione/ Hirschi fecharam o pódio. Bernoldi ainda recuperou uma posição, a duas voltas do fim, ao ultrapassar o Lamborghini Murcielago 670 R-S da dupla Dominik Schwager/ Nicky Pastorelli, terminando em 4º.

“Nós temos pneus novos, fizemos a pole, e vamos largar confiantes de que dá para lutar pela vitória”, acrescentou o paranaense. “A corrida foi boa, mas poderia ter sido melhor sem essa penalização. O carro não estava com um acerto ideal para a corrida, mas conseguimos abrir boa vantagem para o terceiro colocado quando estávamos em segundo. O mais importante é que fizemos o melhor possÁ­vel”, disse Xandinho Negrão.

Schwager/ Schwager chegaram em 5º, com a dupla Marc Hennerici/Alexander Margaritis (Corvette Z06) fechando os seis primeiros.

A dupla lÁ­der do campeonato, Andrea Bertolini/Michael Bartels (Maserati MC12), após largarem apenas da 19ª posição, terminou em 8º.

Vice-lÁ­der, o austrÁ­aco Thomas Mutsch (Ford GT) abandonou logo na segunda volta, depois de um acidente com o alemão Frank Kechele (Lamborghini Murciélago R-SV), parceiro do brasileiro Ricardo Zonta, no “S” do Senna.

As outras duas duplas brasileiras na prova, Daniel Serra/Chico Longo (Maserati MC12) e Cláudio Dahruj/Sérgio Jimenez (Corvette Z06), terminaram, respectivamente, na16ª e 19ª posição.

Grid, prova classificatória:


1. Bernoldi, Negrão Maserati MC12 1:32.060

2. Schwager, Pastorelli Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:32.087
3. Enge, Turner Aston Martin DB9 1:32.169
4. Hennerici, Margaritis Corvette Z06 1:32.410
5. Westbrook, Mutsch Ford GT Matech 1:32.468
6. Dumbreck, Krumm Nissan GT-R 1:32.500
7. Zonta, Kechele Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:32.516
8. Jani, Armindo Ford GT Matech 1:32.773
9. Bobbi, Palttala Ford GT 1:33.200
10. Piccione, Hirschi Aston Martin DB9 1:33.200
11. Martin, Leinders Ford GT 1:33.500
12. Campbell-Walter, Hughes Nissan GT-R 1:33.600
13. Wendlinger, Moser Nissan GT-R 1:33.800
14. Makowiecki, Clairay Aston Martin DB9 1:34.100
15. Jimenez, Dahruj Corvette Z06 1:35.100
16. Serra, Longo Maserati MC12 1:35.900

17. Huisman, Kuismanen Corvette Z06 1:33.100
18. Kox, Haase Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:33.300
19. Bertolini, Bartels Maserati MC12 1:33.300
20. Nygaard, Mucke Aston Martin DB9 1:33.400
21. Ara, Nilsson Nissan GT-R 1:33.500
22. Bouchut, Basseng Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:33.600
23. Heger, Muller Maserati MC12 1:33.900                   Â

Final, prova classificatória:

1. Enge, Turner Aston Martin DB9 38 voltas em 1h01min33s
2. Dumbreck, Krumm Nissan GT-R a 9.032
3. Piccione, Hirschi Aston Martin DB9 a 9.736
4. Bernoldi, Negrão Maserati MC12 a 22.763
5. Schwager, Pastorelli Lamborghini Murcielago 670 R-S a 24.814
6. Hennerici, Margaritis Corvette Z06 a 27.297
7. Jani, Armindo Ford GT Matech a 27.390
8. Bertolini, Bartels Maserati MC12 a 38.750
9. Kox, Haase Lamborghini Murcielago 670 R-S     a 39.093
10. Heger, Muller Maserati MC12 a 42.679
11. Martin, Leinders Ford GT a 44.169
12. Nygaard, Mucke Aston Martin DB9 a 45.213
13. Ara, Nilsson Nissan GT-R a 56.430
14. Campbell-Walter, Hughes Nissan GT-R a 58.497
15. Makowiecki, Clairay Aston Martin DB9 a 1:01.422
16. Serra, Longo Maserati MC12 a 1:04.615
17. Wendlinger, Moser Nissan GT-R a 1:13.685
18. Huisman, Kuismanen Corvette Z06 37 voltas
19. Jimenez, Dahruj Corvette Z06 37 voltas
20. Bobbi, Palttala Ford GT 36 voltas    
21. Zonta, Kechele Lamborghini Murcielago 670 R-S 2 voltas
22. Westbrook, Mutsch Ford GT Matech 2 voltas