Por serem os melhores da última etapa e do campeonato, Zonta/Kechele e Bertolini/Bartels carregam lastro de 40 kg em seus carros
As duplas formadas por Ricardo Zonta/Frank Kechele (Lamborghini) e Andrea Bertolini/Michael Bartels, principais estrelas do Mundial de FIA GT, carregarão um peso extra neste fim de semana em Interlagos, palco da penúltima etapa da temporada 2010.
Ambos carregam o chamado “lastro de sucesso”, um “presente de grego” dado aos melhores representantes da etapa e do campeonato durante cada um dos dez encontros do calendário: Zonta e Kechele levam 40 kg de chumbo por terem vencido a última corrida, realizada em Navarra, na Espanha, a mesma coisa com Bertolini e Bartels, que lideram o campeonato até o momento.
“Este peso extra é uma forma de equalizar mais os carros e tornar a corrida mais democrática, com os melhores tendo de fazer um esforço maior para alcançar os rivais, caso obtenham êxito na prova anterior. Isso influencia bastante, como no caso do Bertolini e do Bartels, que ficaram em 19° na tomada de tempos”, conta Zonta, que inicia a corrida classificatória deste sábado, a partir das 14h33 (de BrasÁlia), em sétimo lugar.
“O meu resultado foi bom, levando em conta que não usei pneus novos, ao contrário da maioria dos outros pilotos, e fiquei a menos de meio segundo da pole position. Agora vamos atacar a prova de hoje com cuidado, já que são 60 minutos de disputa, de olho em uma boa posição para a corrida válida por pontos, que acontece amanhã”, completou o ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1.
A pole position foi obtida pela dupla brasileira Enrique Bernoldi e Xandinho Negrão, com um Maserati dotado de pneus novos e sem lastro.Â