A Peugeot, com o modelo 908 HDI FAP, dominou Á s 12 Horas de Sebring, no Sebring International Raceway, etapa de abertura da American Le Mans Series.
Após saÁrem na pole-position com carro francês turbo-diesel , o trio Marc Gené/ Alexander Wurz/ Anthony Davidson venceu a prova, após 367 voltas, com 13s817 de vantagem sobre os parceiros Nicolas Minassian/ Pedro Lamy/ Sébastien Bourdais. Quem recebeu a bandeirada de vitória, da 58ª edição da tradicional prova foi o austrÁaco Wurz.
A Peugeot usou a prova como preparação para as 24 Horas de Le Mans, mais importante prova de longa distância do planeta.
O trio Stefan Mucke/ Harald Primat/ Adrian Fernandez (Aston Martin Racing/ Lola B09/60 Aston Martin) terminou em 3º, com tres voltas de atraso para os vencedores. Os três primeiros carros pertencem a Classe LMP1.
Pela Classe LMP2 vitória do trio Greg Pickett/Klaus Graf/ Sascha Maassen (Team Cytosport /Porsche RS Spyder). No geral foram 4º. O trio David Brabham/Simon Pagenaud/Marino Franchitti (Patron Highcroft Racing HPD ARX-01c Honda) liderava a prova na classe, com cinco voltas de vantagem, quando teve problemas elétricos, perdendo várias voltas, terminando em 2º na classe e 5º no geral.Â
Ášnico brasileiro na prova Jaime Melo (Risi Competizione/ Ferrari 430 GT), em trio com Pierre Kaffer e Gianmaria Bruni, venceu na Classe GT2. No geral o trio, que liderou por aproximadamente dez horas, chegou na 6ª posição.
“A semana não começou tão boa para nós, a equipe soube lidar bem com todas as situações que apareceram, fez um carro de um modo que nos permitiu uma prova tranquila. Esse carro esteve ótimo do começo ao fimâ€, disse o brasileiro, que venceu pela terceira vez, nos últimos quatro anos.
“Esses caras aqui foram fantásticosâ€, exclamou abraçado a Bruni e a Kaffer logo depois de receber a bandeirada da vitória. “Tudo foi perfeito para nós, hoje é festa, mas a partir de amanhã começamos a pensar no campeonatoâ€, encerrou Melo.
Pela Classe LMPC, vitória do trio Scott Tucker/Christophe Bouchut/Mark Wilkins (Level 5 Motorsports/ Oreca FLM09). No geral o trio chegou na 10ª posição.
O trio Leh Keen/Butch Leitzinger/Juan Gonzalez (Alex Job Racing/ Porsche 911 GT3 Cup) venceu na Classe GTC, sendo 17º no geral.
Final:
1. 07 P1Â 1 M.Gene, A.Wurz, A.Davidson Team Peugeot Total Peugeot 908 HDI FAP 367 voltas em 12h00m54s362
2. 08 P1 2 N.Minassian, P.Lamy, S.Bourdais Team Peugeot Total Peugeot 908 HDI FAP a 13.817
3. 007 P1 3 S.Mucke, H.Primat, A.Fernandez Aston Martin Racing Lola B09/60 Aston Mart a 3 voltas
4. 6 P2 1 G.Pickett, K.Graf, S.Maassen Team Cytosport Porsche RS Spyder a 14 voltas
5. 1 P2 2 D.Brabham, S.Pagenaud, M.Franchitti Patron Highcroft Racing HPD ARX-01c Honda a 18 voltasÂ
6. 62 GT2 1 J.Melo, P.Kaffer, G.Bruni Risi Competizione Ferrari 430 GT a 36 voltasÂ
7. 92 GT2 2 B.Auberlen, T.Milner, D.Werner BMW Rahal Letterman Racing BMW E92 M3 a 37 voltas
8. 90 GT2 3 J.Hand, D.Mueller, A.Priaulx BMW Rahal Letterman Racing BMW E92 M3 a 37 voltasÂ
9. 45 GT2 4 J.Bergmeister, P.Long, M.Lieb Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 38 voltas
10. 55 PC 1 S.Tucker, C.Bouchut, M.Wilkins Level 5 Motorsports Oreca FLM09 a 40 voltas
11. 44 GT2 5 D.Law, S.Neiman, J.Lietz Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 42 voltasÂ
12. 8 P1 4 P.Drayson, J.Cocker, E.Pirro Drayson Racing Lola B09/60 Judd a 43 voltasÂ
13. 02 GT2 6 E.Brown, G.Cosmo, J.Barbosa Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 44 voltas
14. 61 GT2 7 T.Krohn, N.Jonsson, E.van de Poele Risi Competizione Ferrari 430 GT a 46 voltasÂ
15. 3 GT2 8 J.Magnussen, J.O’Connell, A.Garcia Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 47 voltasÂ
16. 4 GT2 9 O.Beretta, O.Gavin, E.Collard Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 47 voltasÂ
17. 81 GTC 1 J.Gonzalez, B.Leitzinger, L.Keen Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 59 voltas
18. 23 GTC 2 B.Sweedler, R.Kapudija, J-D.Lueders Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 62 voltas
19. 80 GTC 3 R.Gonzalez, L.Diaz, P.Kelly Car Amigo – AJR Porsche 911 GT3 Cup a 63 voltasÂ
20. 16 P2 3 C.Dyson, G.Smith, A.Meyrick Dyson Racing Team Lola B09/86 Mazda a 64 voltasÂ
21. 69 GTC 4 R.Rodriguez, G.Bieker, C.Friedman WERKS II Racing Porsche 911 GT3 Cup a 65 voltas
22. 40 GT2 10 D.Robertson, A.Robertson, D.Murry Robertson Racing Doran Design Ford GT a 67 voltas
23. 88 GTC 5 S.Lewis, J.Vento, L.Aschenbach Velox Motorsports Porsche 911 GT3 Cup a 68 voltasÂ
24. 63 GTC 6 H.Richard, D.Ende, A.Lally TRG Porsche 911 GT3 Cup a 85 voltasÂ
25. 36 PC 3 A.Wallace, JR.Hildebrand, T.Sutherland Genoa Racing Oreca FLM09 a 86 voltas
26. 32 GTC 7 B.Curtis, J.Sofronas, A.Pilgrim GMG Racing Porsche 911 GT3 Cup a 87 voltasÂ
27. 01 GT2 11 S.Sharp, J.van Overbeek, D.Farnbacher Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 96 voltas
28. 17 GT2 12 B.Sellers, W.Henzler, P.Pilet Team Falken Tire Porsche 911 GT3 RSR a 112 voltas
29. 11 PC 4 J.Feinberg, K.Marcelli Primetime Race Group Oreca FLM09 a 133 voltas
30. 89 PC 5 M.Pagerey, B.Wong, D.Ducote Intersport Racing Oreca FLM09 Â a 135 voltas
NL 12 P1 5 B.Willman, T.Burgess, P.Ehret Autocon Motorsports Lola B06/10-AER 0 volta
EXC 99 PC 2 C.Zugel, G.Jeannette, E.Julian Green Earth Team Gunner Oreca FLM09            Â
EXC 95 PC 6 S.Tucker, R.Hunter-Reay, J.Gue Level 5 Motorsports Oreca FLM09           Â