Não é só no futebol que o Brasil se destaca no cenário esportivo. Na última etapa da Le Mans Series, o PaÁs será representado por 11 pilotos consagrados no automobilismo mundial. Raul Boesel, Mario Haberfeld, Chico Serra, Daniel Serra, Xandy Negrão, Xandinho Negrão, NonÁ´ Figueiredo, Andreas Mattheis, Fernando Rees, Francisco Longo, e Marcel Visconde já estão confirmados na Mil Milhas Brasil, que pela primeira vez encerrará a temporada da Le Mans Series.
Com 51 anos de história, a corrida mais tradicional do PaÁs será neste sábado, a partir das 12 horas, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
“Participei das Mil Milhas Brasil em 1981. Estou satisfeito em voltar a correr nesta prova, que é a mais tradicional do automobilismo brasileiro. Para mim será uma experiência gratificante. Além de correr com esta supermáquina, a Ferrari F430 GT, será a primeira vez que vou dividir o cockpit com o meu filho. Estou confiante que vamos realizar uma boa prova e terminar entre os primeiros”, disse Chico Serra.
Daniel está também está confiante. O jovem piloto que se destacou neste ano como uma das revelações da Stock Car, acredita em um bom resultado na Mil Milhas Brasil.
â€No ano passado, participei das Mil Milhas Brasil com a equipe da Maserati Competições. Foi uma experiência inigualável. Foi minha primeira prova de longa duração e aprendi muito. Neste ano, acho que vai ser melhor ainda porque vou correr junto com o meu pai e em um superesportivo da Scuderia Ferrari que tive a oportunidade de pilotar nos circuitos internacionais de Valencia e Monza”, falou Daniel.
Mas não será apenas Daniel Serra que terá a oportunidade de correr ao lado do pai na Mil Milhas Brasil. Xandinho Negrão dividirá o volante de uma Ferrari Ferrari F430 GT da JMB com Xandy Negrão e o amigo Andreas Mattheis.
â€œÉ sempre um prazer correr com meu pai. Ele é meu Ádolo no automobilismo e sabe muito sobre corridas de carro. Faz algum tempo que não ando num carro de turismo, mas acho que a readaptação não será problemaâ€, disse Xandinho (Medley Genéricos).
Experiente, Haberfeld foi chamado pela equipe Embassy Racing, para competir ao lado de Warren Hughes e Darren Manning com potente protótipo Radical SR9-Judd, da categoria LMP2.
“Minha ultima corrida em Interlagos foi em 2002 e foi muito emocionante. Larguei na terceira colocação e terminei a corrida em segundo. Foi meu primeiro pódio na F-3000 e muito bacana por ter sido no Brasilâ€, disse Mario, na época piloto da Astromega.
Em uma das principais equipes da LMGT1, Fernando Rees fará a sua primeira prova com carros de Turismo. O brasileiro vai competir com um Aston Martin DBR-9 da Larbre, ao lado dos pilotos Gregor Finsken, Steve Zacchia e Roland Berville.
“Será a minha primeira corrida depois de grave acidente em um teste de Fórmula-3000, em 2006, em Monza, na Itália. Precisamos ter uma estratégia elaborada, pois no Endurance isso é importanteâ€, disse Rees.
A outra equipe que contará com pilotos brasileiros será a Stuttgart Motorsport, que terá um Porsche 997 GT3 RSR, da LMGT2, conduzido pelo trio Raul Boesel, NonÁ´ Figueiredo e Marcel Visconde.
â€É sempre uma alegria competir na Mil Milhas Brasil. Confio no trabalho do time e espero terminar entre os primeirosâ€, falou Boesel.
Mil Milhas de Autorama
Não são apenas as máquinas da Le Mans Series que irão fazer a festa nesta semana. Os fãs de automobilismo poderão se divertir com réplicas de autorama que disputarão uma prova de resistência nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Paddock Premium do Autódromo de Interlagos. A corrida de longa duração terá encerramento será Á s 6h30 do sábado – dia da Mil Milhas Brasil.
“Iremos reproduzir a Mil Milhas Brasil, com réplicas autênticas dos carros da Le Mans Series, como Aston Martin, Ferrari 360 e 550, Corvette entre outros. Até mesmo a pista de autorama, com 45 metros, será uma réplica do circuito de Interlagosâ€, disse Del Grande, da DG Autorama.
No total serão seis equipes com seis pilotos cada. Com o revezamento, os competidores correrão cerca de 1 hora e 20 minutos, sendo que todas os times terão de fazer quatro paradas de boxes para troca de motores.
â€Acho que o favoritismo é da equipe formada por crianças e adolescentes – com idades entre 11 e 16 anos. Eles têm pouca experiência, mais muita força de vontadeâ€, explicou Del Grande.
Após o encerramento da prova de autorama, a pista estará liberada para o publico da Mil Milhas Brasil se divertir com as réplicas da Le Mans Series.