Brasileiro precisa do 15º lugar na corrida de sábado em Monterey para ser campeão e terá o tÁtulo confirmado de vice-lÁderes não vencerem.
A temporada da American Le Mans Series chega ao fim nesta semana. A 12ª e última etapa será disputada no sábado (20), no circuito misto californiano de Monterey, definindo os últimos campeões da temporada. Na GT2, a prova deverá confirmar Jaime Melo Júnior, brasileiro que forma dupla com o finlandês Mika Salo, como campeão. A dupla lidera a classificação com oito vitórias e vai Á pista já nesta quinta-feira (18) para os primeiros treinos livres.
A GT2 é a única categoria que, matematicamente, ainda não tem o tÁtulo definido. Melo e Salo, que revezam a pilotagem da Ferrari F430 número 62 da Risi Competizione, dependem de um 15º lugar na corrida em Monterey para festejar a conquista do campeonato. Eles têm 22 pontos de vantagem para o alemão JÁ¶rg Bergmeister e o norte-americano Johannes van Overbeek, que formam a dupla da Flying Lizard e são vice-lÁderes com um Porsche.
Melo Júnior e Salo somam 179 pontos, 22 a mais que Bergmeister e van Overbeek. A dupla lÁder tem a seu favor a maioria das combinações possÁveis de resultados e será campeã se a vitória na etapa californiana, que vale 23 pontos, não for dos vice-lÁderes. “Pelo trabalho feito durante o ano, temos esta vantagem, mas é bom não dar chance para o azarâ€, pondera Melo. “Desde o primeiro treino, o nosso trabalho estará direcionado Á vitóriaâ€.
A dupla tinha a possibilidade de comemorar o tÁtulo na corrida do último dia 6 na pista de Road Atlanta, em Braselton. Para tanto, dependia de um quinto lugar, mesmo que a vitória fosse dos pilotos da Porsche. Com uma pane elétrica, Melo, Salo e o inglês Johnny Mowlen, terceiro piloto da Risi, terminaram em sexto, viram Bergmeister e van Overbeek vencerem pela terceira vez na temporada e a decisão do tÁtulo ser adiada para Monterey.
Na classe P1, os campeões por antecipação são o italiano Dindo Capello e o escocês Allan McNish, com o Audi R10 a diesel da Audi Sport North America. A classe P2 definiu o tÁtulo na prova do mês passado, em Road Atlanta, em favor do francês Romain Dumas e do alemão Timo Bernhard, parceiros com o Porsche RS Spyder da Penske Racing. Pela GT1, o monegasco Olivier Beretta e o inglês Oliver Gavin, com o C-6R da Corvette Racing, são campeões.