O Protótipo ZF mostrou sua força e, pelo terceiro ano consecutivo, conquistou a pole position da Mil Milhas Brasil 50 Anos. Nesta quinta-feira, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o carro de fabricação nacional deixou mais uma vez os favoritos Mercedes, Ferrari, Porsche e Aston Martin para trás e completou a volta em 1m30s247, com média de 171,888 km/h.
A marca foi alcançada no terceiro treino classificatório, mas com a forte chuva do final da tarde na Zona Sul da cidade, ninguém teve a possibilidade de superar o carro de Paulo Roberto Bonifácio/ Felipe Giaffone/Vitor Meira. A segunda colocação ficou com a Corvette de Paulo Gomes/Mike Hezemans/Alencar Jr./Clemente Lunardi, enquanto a Mercedes DTM, de Tony Kanaan, Pedro Lamy, Raul Boesel e Giuliano Losacco terminou em terceiro. A sexta-feira não terá atividades de pista, apenas ações promocionais com os patrocinadores. A largada será neste sábado Á s 12h com transmissão ao vivo da Rede Globo.
“O carro é tão rápido que eu fiz a pole Á noite com um tempo muito bom. Além de ser bom também temos uma boa equipe de pilotos, mas largar na pole numa prova longa como a Mil Milhas não quer dizer nada além de a gente colocar o nome na história da corrida â€, disse Boni, que participa da Stock Car V8 Light.
A prova mais tradicional do automobilismo nacional passará a integrar o calendário da FIA GT, principal campeonato de carros de Turismo do mundo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, no Autódromo de Interlagos. A entrevista coletiva teve a presença do chairman da FIA GT, Stephane Ratel, do delegado técnico da FIA, Jean Vinatier, do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Paulo Scaglione, e do diretor da Rede Globo, Ciro José.
Felipe Giaffone esteve em todas as três pole positions. A primeira, em 2004, foi conquistada ao lado de Flávio Andrade e Ruyter Pacheco. No ano passado ele formou com Tony Kanaan, Boni e Luiz Paternostro.
“Esta é a terceira vez que o ZF participa da Mil Milhas e é sua terceira pole. O carro é bom, tem um motor de 650 cavalos, mesma potência da Corvette, mas o ZF foi feito para corrida enquanto que a Corvette foi adaptada para correrâ€, disse Felipe, que neste temporada deve voltar Á Indy Racing League (IRL).
Será a primeira vez que a FIA GT terá uma corrida na América Latina. A etapa de abertura da categoria será em Interlagos em fevereiro ou março. As demais provas acontecerão na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.
O campeonato, que reúne carros com mais de 600 cavalos de potência, tem a participação de máquinas como Ferrari, Corvette, Saleen, Maserati, Porsche entre outros.
Grid de largada da Mil Milhas 50 Anos:
1) Paulo Roberto Bonifácio, Vitor Meira, Felipe Giaffone (ZF 01/Scuderia 111/GT1), 1m30s247, com média de 171,888 km/h
2) Paulo Gomes/Mike Hezemans/Alencar Jr./Clemente Lunardi (Corvette/GLPK Carsport/GT1), 1m32s586
3) Tony Kanaan, Pedro Lamy, Giuliano Losacco, Raul Boesel (Mercedes CLK DTM/Capuava/GT1), 1m32s994
4) Philipp Peter, Thiago Marques, Tarso Marques, Paulo de Tarso (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GT1), 1m33s210
5) Nelson Piquet, Nelsinho Piquet, Christophe Bouchut, Hélio Castro Neves (Aston Martin DB9R/Cirtek Motorsport/GT1), 1m33s230
6) Antonio Hermann, Didier Theys, Jean-Marc Gounon (Saleen SR-7/Konrad/GT1), 1m33s950
7) Philipp Peter, Luca Drudi, Marco Cioci (Ferrari 575/Giesse Squadra Corse/GT1), 1m33s956
8) Robert Lechner, Tom Weickardt, Franz Konrad (Saleen S7R-R/Konrad Motorsport / GT1), 1m34s617
9) Pedro Lamy (Lister/Capuava Racing/GT1), 1m36s437
10) Lucas Molo, MaurÁcio Neves e Nelson Siva Jr. (Ferrari 550/Tekprom/GT1), 1m36s691
11) Giambasttista Giannoccaro, Alessandro Pierguidi, Toni Vilander (Scuderia Playteam/Ferrari 360 Modena/GT2), 1m37s528
12) Max Wilson/ NonÁ´ Figueiredo/Marcel Visconde (Porsche 911 GT2/Stugart Sportcar/GT2), 1m37s927
13) Hoover Orsi, Felipe Maluhy, Ricardo MaurÁcio (Porsche 911 GT3/Baluarte Racing/GT2), 1m39s627
14) Aloysio Andrade, Ciro Aliparte (MCR GT1/Nascar-Rebial/ GT1), 1m40s171
15) Francisco Longo, Daniel Serra, João Adibe (Maserati Light/Masetari Competições/GT2), 1m41s762
16) Otávio Mesquita, Marcel Visconde, Omilton Visconde, Beto Posses (Porsche 911 GT3/Stugart Sportcar/GT2), 1m42s842
17) Rafael Derani, Walter Derani, Cesar Urnhani, Renato Cattalini (Porsche 911 GT3/CRT/GT2), 1m44s022
18) Uberto Molo, Claudio Capparelli, Istvan Minash (Alfa Romeo 156/Tekprom/STC), 1m46s209
19) Paulo Salustiano, José Borges, Marcos Medeiros (Spyder/Top Speed/P2), 1m46s317
20) Fernanda Parra, Fernando Parra (Omega/Katalogo/STC), 1m46s719
21) Thiago Belstrein, Roberto Martinez, Almir Donato (Spyder/HT Guerra/P2), 1m46s935
22) Fábio Souto Mayor, Henry Visconde, Luiz Coutinho, Ronaldo Sampaio (BMW M3/Cobra Motorsport/STC), 1m47s040
23) Edson Machado, Paulo Machado (MV/Horus/GT1), 1m47s245
24) Rogério Castro, Luiz Freitas (Spyder/HT Guerra/P2), 1m49s311
25) Carlos Tigueis, Ana Melo, Bel Melo, Leandro Mussio (Omega/Tigueis/STC), 1m49s439
26) Ricardo Dilser, Fernando Rebelato (Sypder/ Spyder Racing/P2), 1m49s483
27) Silvio Coelho, Cesar Visconti, Matheus Maccari (Spyder/HT Guerra/P2), 1m49s531
28) Sérgio Ribas, Peter Wiliam (Spyder/Spyder Racing/P2), 1m49s716
29) Cassio Paoletti, Carlos Carvalho, Rodrigo Garcia, Roberto Amaral (Omega/Coruja Competições/STC), 1m52s301
30) Daywis Teixeira/Luiz Galafassi (Spyder/Serata Motorsport/P2), a 1m54s533