Próxima rodada será no final de semana, em Taupo
Filho do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, Pedro venceu neste domingo (31/1) o GP da Nova Zelândia, disputado desde 1921 e que já teve cinco campeões mundiais de F1 com nome inscrito no troféu de prata maciço. O único brasileiro que tinha vencido antes prova de Fórmula Toyota anteriormente foi Roberto Piupo Moreno, em 1980. Com a vitória na terceira prova no Hampton Downs Motorsports Park, em North Waikato, o mais novo do clã Piquet assumiu a vice-liderança do Toyota Racing Series, com 466 pontos e se aproximou muito do inglês Lando Norris, que soma 518 pontos. Entre os outros brasileiros, Rodrigo Baptista (HTPro Nutrition) terminou em 14º, uma posição Á frente de Bruno Baptista.
“Nesta corrida até que o carro estava bom e eu tive um ritmo bom até ter interrupção com bandeira vermelha por causa de acidentes, quando faltavam apenas duas voltas”, contou Rodrigo Baptista, que chegou a ocupar a nona posição. “Só que na relargada bateram logo na minha frente, não consegui desviar e quebrou o bico de meu carro. Com isto fui para a grama, mas consegui levar o carro até a bandeirada em 14º”, explicou o piloto da HTPro Nutrition.Â
Na prova anterior, vencida pelo chinês Guanyu Zhou, Pedro Piquet terminou em terceiro, Bruno Baptista em oitavo e Rodrigo Baptista em 13º. “A segunda corrida do final de semana foi muito tumultuada, com duas bandeiras vermelhas por causa de batidas. Eu estava muito bem, relarguei bem nas duas vezes e andei em oitavo. Mas ai um cara bateu na minha traseira e rodei”, comentou Rodrigo.
Na sétima etapa, que abriu a programação da rodada tripla em Hampton, Lando Norris venceu pela terceira vez, com Piquet em terceiro, Bruno Baptista em nono e Rodrigo Baptista em 15º. “A categoria está extremamente e a diferença do mais rápido para o mais lento a cada treino e corrida é de menos de um segundo. Mantive um bom ritmo, e com o carro saindo de traseira errei umas duas vezes e acabei ficando afastado do pelotão dianteiro”, comentou Rodrigo Baptista, depois de ter brigado para andar no pelotão dos dez primeiros.
O Toyota Racing Series é disputado por pilotos de 13 paÁses. Utiliza monopostos com chassi do Fórmula 3 italiano Tatuus, com motor Toyota de 1.800 cc, produzindo 215 hp de potência, câmbio sequencial de seis marchas e pneus Michelin. Os motores e sistemas de gerenciamento de computador são selados, e os 19 pilotos estão divididos em apenas quatro equipes, o que provoca um equilÁbrio e competitividade muito grandes.
A quarta rodada tripla da Toyota Racing Series acontece em 6 e 7 de fevereiro, no Taupo Motorsport Park, em Taupo, na Nova Zelândia.
Confira o resultado da nona etapa:
1) Pedro Piquet (Brasil), 19 voltas em 21min18s077;Â
2) James Munro (Nova Zelândia), a 1s711;
3) Jehan Daruvala (Ándia), a 2s353;
4) Guanyu Zhou (China), a 3s113;
5) Artem Markelov (Rússia), a 3s922;
6) Lando Norris (Inglaterra), a 5s105;Â
7) Kami Laliberté (Canadá), a 6s4278;
8) Ferdinand Habsburg (Áustria), a 7s354;
9) Brendon Leitch (Nova Zelândia), a 8s651;
10) Taylor Cockerton (Nova Zelândia), a 10s354;
11) Antoni Ptak (PolÁ´nia), a 10s913;
12) Devlin DeFrancesco (Canadá), a 11s640;
13) Timothe Buret (França), a 13s071;
14) Rodrigo Baptista (Brasil), a 14s661;Â
15) Bruno Baptista (Brasil), a 2 voltas;
16) Theo Bean (EUA), a 2 voltas;Â
17) William Owen (EUA), a 2 voltas;
18) Nicolas Dapero (Argentina), a 2 voltas;Â
19) Julian Hanses (Alemanha), a 7 voltas.
Confira o resultado da oitava etapa:
1)Guanyu Zhou (China), 15 voltas em 17min26s210;Â
2) Brendon Leitch (Nova Zelândia), a 0s797;
3) Pedro Piquet (Brasil), a 3s720;Â
4) Jehan Daruvala (Ándia), a 5s260;
5) Ferdinand Habsburg (Áustria), a 5s712;
6) Antoni Ptak (PolÁ´nia), a 6s565;
7) Kami Laliberté (Canadá), a 7s649;
8) Bruno Baptista (Brasil), a 8s851;
9) Taylor Cockerton (Nova Zelândia), a 10s206;
10) William Owen (EUA), a 12s091;
11) Theo Bean (EUA), a 14s776;Â
12) Devlin DeFrancesco (Canadá), a 15s603;
13) Rodrigo Baptista (Brasil), a 17s548;Â
14) Timothe Buret (França), a 18s802;
15) James Munro (Nova Zelândia), a 1 volta;
16)Lando Norris (Inglaterra), a 2 voltas;Â
17) Julian Hanses (Alemanha), a 2 voltas;
18) Artem Markelov (Rússia), a 13 voltas;
19) Nicolas Dapero (Argentina), a 14 voltas.Â
Confira o resultado da sétima etapa:
1)Lando Norris (Inglaterra), 15 voltas em 15min22s954;Â
2) Jehan Daruvala (Ándia), a 1s533;
3) Pedro Piquet (Brasil), a 4s964;Â
4) James Munro (Nova Zelândia), a 8s350;
5) Brendon Leitch (Nova Zelândia), a 8s691;
6) Ferdinand Habsburg (Áustria), a 12s750;
7) Guanyu Zhou (China), a 13s876;
8) Antoni Ptak (PolÁ´nia), a 16s288;
9) Bruno Baptista (Brasil), a 20s878;
10) Taylor Cockerton (Nova Zelândia), a 20s912;
11) Devlin DeFrancesco (Canadá), a 21s215;
12) Artem Markelov (Rússia), a 21s802;
13) Timothe Buret (França), a 22s544;
14) Julian Hanses (Alemanha), a 23s448;
15) Rodrigo Baptista (Brasil), a 24s632;Â
16) William Owen (EUA), a 25s875;
17) Kami Laliberté (Canadá), a 27s430;
18) Theo Bean (EUA), a 47s551;Â
19) Nicolas Dapero (Argentina), a 3 voltas.Â
Pontuação do Toyota Racing Series após as nove primeiras etapas: 1) Lando Norris (Inglaterra), 518; 2) Pedro Piquet (Brasil), 466; 3) Jehan Daruvala (Ándia), 463; 4) Guanyu Zhou (China), 460; 5) Brendon Leitch (Nova Zelândia), 449; 6) Ferdinand Habsburg (Áustria) e Artem Markelov (Rússia), 439; 8) James Munro (Nova Zelândia), 320; 9) Antoni Ptak (PolÁ´nia), 303; 10) Taylor Cockerton (Nova Zelândia), 289; 11) Devlin DeFrancesco (Canadá), 259; 12) Kami Laliberte (Canadá), 233; 13) Timothe Buret (França), 228; 14) Bruno Baptista (Brasil), 227; 15) William Owen (EUA), 206; 16) Rodrigo Baptista (Brasil), 188; 17) Nicolas Dapero (Argentina), 172; 18) Theo Bean (EUA), 152; 19) Julian Hanses (Alemanha), 138.
Veja o calendário da Toyota Racing Series 2016:
16 e 17/1 – Ruapuna Park (Christchurch)
23 e 24/1 – Teretonga Park Raceway (Invercargill)
29 a 31/1 – Hampton Downs (North Waikato)
06 e 07/2 – Taupo Motorsport Park (Taupo)
12 a 14/2 – Manfeild Autocourse (Feilding)